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Projeto: Cartografia em Ação: Nossa Cidade em Escala

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Cartografia: Escala, Projeção e Geotecnologia

Contextualização

Introdução

A Cartografia é a ciência que estuda a representação do espaço geográfico através de mapas. Uma das principais ferramentas do geógrafo, os mapas são essenciais para a representação e a análise de fenômenos que ocorrem no espaço. Para compreendermos com profundidade o papel e a importância dos mapas, precisamos entender conceitos específicos da Cartografia, como a escala, a projeção e a geotecnologia.

A Escala é um componente essencial de qualquer mapa, pois é ela que define a proporção entre o espaço retratado no mapa e a sua correspondência no mundo real. Por exemplo, em um mapa com escala de 1:100.000, cada centímetro no mapa corresponde a um quilômetro na realidade.

A Projeção Cartográfica é o método que permite representar a superfície esférica da Terra em uma superfície plana, que é o mapa. Existem várias técnicas de projeção, cada uma com suas particularidades e adequações para determinados tipos de análise.

A Geotecnologia se refere ao uso de tecnologias digitais para a análise e a representação do espaço geográfico. São exemplos de geotecnologia o GPS, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e os softwares de mapeamento digital.

Contextualização

A Cartografia é uma ferramenta essencial em diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. No urbanismo e no planejamento urbano, a Cartografia auxilia na elaboração de planos e projetos para as cidades. Na Geografia, ela é a base para a análise espacial, permitindo compreender fenômenos como a distribuição da população, o uso do solo, a dinâmica climática, entre outros.

Além disso, a Cartografia está presente no nosso cotidiano de diversas formas. Quando usamos um aplicativo de GPS para nos localizar ou traçar uma rota até um destino, estamos usando a Cartografia. Quando acompanhamos a previsão do tempo através de mapas de satélite, também estamos utilizando a Cartografia. Portanto, entender os conceitos básicos de Cartografia é essencial para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

Atividade Prática

Título da Atividade: Cartografia em Ação: Nossa Cidade em Escala

Objetivo do Projeto:

Os alunos deverão construir um mapa da escola e seus arredores em escala reduzida, compreender a importância da escala e da projeção cartográfica, e utilizar a geotecnologia para digitalizar e disponibilizar o mapa criado.

Descrição Detalhada do Projeto:

Este é um projeto prático de cartografia em que os estudantes trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas. O objetivo é desenvolver um melhor entendimento das técnicas cartográficas e aprimorar habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, pensamento crítico e resolução de problemas.

Materiais Necessários:

  • Régua
  • Compasso
  • Papel milimetrado
  • Canetas coloridas
  • Software de digitalização (como o CamScanner, disponível gratuitamente)
  • Software de Edição de Imagens básico (como o Paint, disponível em qualquer computador com Windows)

Passo a Passo Detalhado:

  1. Divida a classe em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo receberá a tarefa de criar um mapa em escala reduzida da escola e seus arredores.

  2. Os alunos deverão fazer uma pesquisa de campo, medindo as distâncias e proporções do local a ser mapeado. Cada centímetro do mapa deverá representar uma determinada quantidade de metros na realidade (por exemplo, 1cm = 10m).

  3. Após a coleta dos dados, os alunos começarão a desenhar o mapa em papel milimetrado, usando as medidas coletadas e a escala definida.

  4. Uma vez que o mapa esteja pronto, ele deverá ser digitalizado utilizando um software de digitalização (como o CamScanner) e posteriormente editado para maior clareza e estética através de um software de edição de imagem (como o Paint).

  5. Finalmente, cada grupo deverá preparar uma apresentação explicando o processo de criação do mapa, a escolha da escala, a projeção utilizada e como a geotecnologia auxiliou no projeto.

  6. Como parte da entrega, cada grupo deve redigir um documento escrito contendo os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, e Bibliografia utilizada.

  7. Na Introdução, os alunos devem contextualizar o tema do projeto, sua relevância e a aplicação no cotidiano, além do objetivo do projeto.

  8. No Desenvolvimento, os estudantes devem explicar a teoria da escala cartográfica, da projeção e da geotecnologia que aprenderam, detalhar o processo de elaboração do mapa, e apresentar o mapa finalizado.

  9. Na Conclusão, os estudantes devem retomar os pontos principais do projeto, refletindo sobre o que aprenderam com a experiência, as dificuldades encontradas e como foram superadas.

  10. Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes utilizadas para desenvolver o projeto, seja livros, sites da internet, vídeos, entre outros.

Conexão entre a Atividade Prática e as Entregas do Projeto:

A prática cartográfica proposta permitirá aos alunos um contato direto com os conceitos de escala e projeção, além da aplicação da geotecnologia, de maneira lúdica e significativa. O mapa produzido será o resultado tangível do trabalho em equipe, da análise espacial realizada e da aplicação dos conceitos aprendidos. O relatório escrito, por sua vez, servirá para evidenciar a compreensão teórica dos conceitos trabalhados, a reflexão sobre a atividade realizada e a capacidade de argumentação e escrita dos alunos.

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