Contextualização
A Arte das Américas, englobando a Arte Mesoamericana (América Central e México) e a Arte Sul-Americana, constitui uma área rica e diversificada de estudo da História da Arte. Traços de civilizações antigas como os Incas, Maias, Astecas e Olmecas, bem como diversas tribos indígenas, são preservados em suas influentes e simbólicas expressões artísticas impressionantes e intrigantes.
Essas civilizações criaram uma série de obras de arte notáveis, que vão de esculturas impressionantes e arquitetura monumental a cerâmicas intricadas e tecidos de padrões complexos. Essas peças não eram apenas esteticamente agradáveis, mas também funcionais e muitas vezes religiosamente ou politicamente significativas.
Introdução
Este projeto buscará transmitir aos alunos um profundo conhecimento sobre a Arte das Américas, centrando-se particularmente na arte Mesoamericana e Sul-Americana. Grupos de 3 a 5 alunos irão mergulhar na história desta fascinante arte, explorando seus princípios, técnicas, materiais, simbolismos e conexões culturais que desempenharam um papel crucial na vida dessas comunidades antigas.
Será proporcionada aos alunos uma compreensão aprofundada da função e importância da arte nessas culturas, como veículo de expressão cultural, religiosa, política e pessoal. Explorará também as semelhanças, diferenças e influências mútuas entre o fluxo artístico dessas diferentes civilizações.
Enfatizaremos a importância da análise crítica no estudo da arte, fornecendo aos estudantes ferramentas para analisar e interpretar eficazmente obras de arte diversas, com um foco particular na maneira como essas obras refletem os contextos históricos e culturais de suas civilizações originárias.
Materiais Complementares
Recomendamos os seguintes recursos para aprofundar o seu conhecimento sobre a Arte das Américas:
- Livros: "Arte Mesoamericana" de Mary Ellen Miller e "Arte da América do Sul Antiga" de Rebecca R. Stone, ambos proporcionam uma visão aprofundada e bem ilustrada desses estilos de arte.
- Documentários: "The Lost Civilizations of North America" e "The Ancient Americas" disponíveis na YouTube, esses documentários exploram a história dessas civilizações, incluindo suas obras de arte.
- Museus Virtuais: O Google Art Project possui uma coleção extensa de obras de arte Mesoamericana e Sul-Americana com a possibilidade de visualização em alta resolução.
- Vídeos Educativos: O canal Crash Course na YouTube tem uma série sobre arte pré-colombiana que é particurlamente didática e divertida.
- Sites de Arte e História: Recursos online como Artcyclopedia e Enciclopédia Britânica contêm muitas informações sobre arte Mesoamericana e Sul-Americana.
Vamos embarcar juntos nessa fascinante jornada através de tempo, materiais, técnicas e símbolos, para descobrir o universo de práticas e crenças que deram forma à Arte das Américas.
Atividade Prática
"Explorando a Arte das Américas: Uma Exposição Virtual"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade prática é fornecer aos alunos uma oportunidade para explorar, de forma colaborativa, várias formas de arte Mesoamericana e Sul-Americana, pesquisar sobre seu contexto histórico-culturais, analisar e interpretar simbolismo e técnicas usadas e organizar uma exposição virtual para a apresentação dessas obras de arte selecionadas.
Materiais Necessários
- Computadores com acesso a internet
- Software de apresentação como Google Slides ou PowerPoint
- Software de edição de texto para relatório
- Videoconferência para apresentação da exposição virtual
- Materiais para pesquisa (livros, documentários, sites da internet)
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos irá escolher uma civilização Mesoamericana e outra Sul-americana para serem o foco de seu estudo e exibição. Eles vão selecionar um conjunto de obras de arte que representem essas civilizações e irão pesquisar sobre o contexto histórico dessas obras, a técnica utilizada, materiais, simbologia e significado cultural. Cada grupo irá então organizar uma exposição online utilizando Google Slides ou PowerPoint, onde compartilharão suas descobertas e análises.
É importante que os grupos selecionem pelo menos duas disciplinas para aprofundar. Por exemplo, podem focar na História da Arte e na Arqueologia para entender mais a fundo o contexto histórico e o processo de descoberta das artes, ou envolver a Sociologia e a História para focar nas influências culturais e sociais que moldam as obras de arte.
O trabalho será concluído com todos os grupos apresentando suas respectivas exposições virtuais para a turma por videoconferência.
A duração do projeto será de aproximadamente 12 horas por aluno, distribuídas ao longo de duas semanas.
Passo a passo
- Formação de grupos e escolha da civilização a ser estudada.
- Escolha das obras de arte a serem estudadas das civilizações escolhidas.
- Início da pesquisa sobre as obras selecionadas, focando em diversos conceitos e tópicos como contexto histórico, técnica e materiais utilizados, simbolismo e relevâncias culturais.
- Divisão de tarefas em termos de pesquisa, criação da exposição virtual e redação do relatório.
- Criação da exposição virtual na plataforma selecionada (Google slides, PowerPoint).
- Preparação da apresentação para a exibição online.
- Redação do relatório seguindo a estrutura proposta: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.
- Realização da exibição online.
- Submissão do relatório e da apresentação da exposição virtual para avaliação.
Entregáveis do Projeto
-
Exposição Virtual: cada grupo irá organizar uma exposição virtual que inclui a demonstração e discussão de várias obras de arte das civilizações selecionadas. Esta exposição virtual será compartilhada com toda a turma durante uma apresentação online e será avaliada de acordo com a riqueza de detalhes, clareza da apresentação e profundidade da análise.
-
Relatório Escrito: Este relatório deve abordar detalhadamente os seguintes tópicos:
-
Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar a arte estudada e sua relevância, especialmente no que diz respeito à civilização que a produziu.
-
Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem detalhar a teoria por trás da sua seleção de obras, explicar a metodologia utilizada na pesquisa e no planejamento da exposição virtual e discutir os resultados obtidos, incluindo as descobertas sobre a arte pesquisada.
-
Conclusões: Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais, discutir o que aprenderam pela realização do projeto e refletir sobre a experiência.
-
Bibliografia: Finalmente, devem indicar as fontes consultadas na preparação do projeto.
-
Ao elaborar e realizar esta atividade prática, os estudantes devem ser estimulados a utilizar todo o conhecimento adquirido durante o curso com o intuito de criar uma síntese significativa a respeito da arte pré-colombiana.