Entrar

Projeto: Performances Inspiradas no Dadaísmo e Surrealismo

História da Arte

Original Teachy

Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

Contextualização

No início do século 20, o mundo estava em meio a mudanças drásticas. A industrialização estava em pleno andamento, a Primeira Guerra Mundial estava no horizonte e as sociedades ocidentais estavam fervendo com tensões sociais e políticas. Na efervescente cultura deste período, surgiram dois movimentos artísticos que desafiaram as normas estabelecidas e introduziram novas abordagens para a criação e compreensão da arte. Estes eram o Dadaísmo e o Surrealismo.

O Dadaísmo, nascido durante a Primeira Guerra Mundial, apresentava uma reação artística à absurdez e brutalidade da guerra. Abandonando as noções tradicionais de estética e composição artística, os artistas Dada se voltaram para a exploração da irracionalidade, do acaso e do absurdo. Seu trabalho era frequentemente caracterizado por colagens, assemblages, performances e poesia sonora, refletindo o caos e a desordem da época.

O Surrealismo, que emergiu nas décadas de 1920 e 1930, foi principalmente um movimento literário inicialmente. Buscava-se reconciliar o mundo real com o mundo dos sonhos e do subconsciente, criando uma "super-realidade". Os surrealistas são amplamente conhecidos por sua fascinação pelos sonhos, seus jogos de palavras e suas representações ilógicas e inusitadas do mundo.

A Relevância do Dadaísmo e do Surrealismo

Longe de serem meras curiosidades históricas, o Dadaísmo e o Surrealismo foram crucialmente importantes na história da arte e permanecem altamente relevantes até hoje. Ambos movimentos desafiaram noções arraigadas de arte, provocando debates que continuam até os dias atuais.

Os artistas dada e surrealistas foram a vanguarda em abrir caminho para que as gerações futuras de artistas abordassem temas tabus e empurrassem os limites do que é aceitável ou possível na arte. Ao fazer isso, eles expandiram os limites da expressão humana e deixaram um legado duradouro que ainda vivemos e experimentamos hoje.

Para se aprofundar nessa fascinante e influente era da arte, recomendo os seguintes recursos:

  1. O livro "Dada: Art and Anti-Art", de Hans Richter, oferece uma visão de dentro do movimento com o autor sendo um participante chave.
  2. "Manifestoes of Surrealism", de André Breton, é uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo surrealismo diretamente da mente do fundador do movimento.
  3. Para uma exploração interativa, o Museum of Modern Art (MoMA) tem uma excelente coleção online dedicada ao [Dadaísmo] e ao [Surrealismo] que inclui galerias de obras de arte e ensaios informativos.

Atividade Prática

Título da Atividade

Performances Inspiradas no Dadaísmo e Surrealismo

Objetivo do Projeto

A finalidade do projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundar suas percepções dos movimentos artísticos do Dadaísmo e Surrealismo, criando suas próprias performances inspiradas por estes. A atividade também visa apoiar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração dos alunos, incentivando-os a trabalhar juntos para planejar, ensaiar e executar suas performances artísticas.

Materiais Necessários

  1. Materiais de pesquisa, tais como livros e materiais online referentes ao Dadaísmo e ao Surrealismo.
  2. Materiais de arte variados para criar trajes e adereços para suas performances, como tecidos, tinta, tela, papéis e outros materiais recicláveis, etc.
  3. Equipamento para gravação da performance (pode ser um smartphone).
  4. Espaço para ensaio e apresentação da performance.

Descrição Detalhada do Projeto e Passo a Passo para Realização da Atividade

Passo 1: Pesquisa

Os grupos de alunos são convidados a realizar uma pesquisa mais aprofundada nos dois movimentos artísticos. Eles devem buscar, com profundidade, entender os contextos históricos, sociais e políticos que influenciaram o Dadaísmo e o Surrealismo, bem como as principais características, obras significativas e artistas de cada movimento.

Passo 2: Planejamento da Performance

Depois de concluída a pesquisa, cada grupo deverá escolher um ou mais aspectos do Dadaísmo e/ou Surrealismo e planejar uma performance curta, que poderá ser uma encenação, um recital de poesia, uma dança, um monólogo, etc, inspirada nesses aspectos. O grupo é livre para explorar a melhor maneira de trazer os movimentos para a vida contemporânea.

Passo 3: Criação de Adereços e Rehearsal

O grupo deve montar cenários e adereços conforme necessário para a performance e começar a ensaiar. A iteração é incentivada durante essas sessões de ensaio.

Passo 4: Gravação da Performance

O grupo grava sua performance e a prepara para a apresentação à classe.

Passo 5: Escrita do Documento

Após a realização prática, os alunos devem trabalhar juntos para escrever um relatório, detalhando o processo do projeto. Eles devem incluir cada etapa, desde a pesquisa inicial até a performance final.

Passo 6: Apresentação do Projeto (Performance e Documento de Apoio)

O grupo apresenta sua performance para a classe e discute o processo com base no documento elaborado, contando seus aprendizados, sucessos e desafios.

Entrega do Projeto

O projeto será entregue de duas maneiras:

  1. A performance gravada.
  2. O documento detalhado.

Ambas as entregas devem estar bem alinhadas e ilustrar a jornada do grupo ao longo do projeto, desde a pesquisa dos movimentos artísticos, a escolha das características a destacar, a criação da performance, até a reflexão final sobre suas realizações e descobertas. A documentação deve mostrar como o grupo conseguiu juntar teoria e prática de maneira criativa, pelo entendimento profundo dos movimentos estudados.

A redação do relatório deve seguir os seguintes tópicos:

  • Introdução: incluir uma descrição dos movimentos artísticos, o propósito do projeto, e por que o grupo escolheu as abordagens específicas que usou.
  • Desenvolvimento: Explicar o processo de pesquisa, planejamento, criação e execução da performance. Descrever qualquer problema que surgiu, como foi resolvido e quais foram os resultados.
  • Conclusões: Relacionar as conclusões do grupo, que aprendizado ocorreu, e como isso afetou a visão dos alunos em relação à arte e a esses movimentos em particular.
  • Bibliografia: referências aos materiais que os alunos usaram para sua pesquisa e que ajudaram a formar a base para a performance final.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies