Contextualização
Introdução Teórica
O projeto "Movimento Protestante" envolverá um estudo aprofundado e a análise desse importante evento histórico que é considerado um dos marcos da História Moderna. O movimento protestante, também conhecido como Reforma Protestante, foi um movimento de ruptura com a Igreja Católica que resultou na criação das Igrejas Protestantes no século XVI.
O processo de Reforma Protestante teve suas raízes na crítica às práticas e doutrinas da Igreja Católica Romana e foi impulsionado por líderes religiosos como Martinho Lutero, João Calvino e Huldrich Zwingli. Este acontecimento resultou em uma série de mudanças radicais na história da Europa, influenciando profundamente a cultura, a sociedade, a política e a economia.
Ao longo do projeto, exploraremos tópicos importantes como: a vida e influência dos principais líderes da Reforma Protestante, os motivos da ruptura com a Igreja Católica, as principais diferenças teológicas e doutrinárias entre católicos e protestantes, a expansão do Protestantismo pelo mundo e o impacto da Reforma na história contemporânea.
Contextualização
A Reforma Protestante não foi um movimento isolado, mas sim um reflexo das transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas pela Europa no início da Idade Moderna. Assim, esse período histórico fornece uma rica oportunidade para compreender como as mudanças culturais e religiosas estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento da sociedade.
O estudo deste movimento nos permite analisar a intersecção entre a História, a Teologia e a Filosofia, contribuindo para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. Dessa forma, o movimento protestante se tornou um marco de resistência e mudança na história da humanidade, impactando tanto a construção do pensamento ocidental quanto a formação dos padrões sociais e culturais contemporâneos.
Atividade Prática: "A Reforma Protestante: Motivos, Líderes e Impactos"
Título da Atividade
"Recriando a História: Um Documentário Sobre a Reforma Protestante"
Objetivo do Projeto
Essa atividade tem como meta desenvolver nos alunos a compreensão dos principais conceitos, contextos e consequências da Reforma Protestante, aprimorando suas habilidades de investigação, interpretação, colaboração e comunicação. Através da produção de um documentário, os estudantes terão a oportunidade de explorar as múltiplas perspectivas que envolvem a histórica ruptura com a Igreja Católica.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos de 3 a 5 alunos devem produzir um curta-documentário, com duração de 15 a 20 minutos, sobre a Reforma Protestante. Nesse documentário, deverão abordar quatro temas principais: os líderes da Reforma Protestante, os motivos da ruptura com a Igreja Católica, as diferenças teológicas e doutrinárias entre católicos e protestantes, e o impacto da Reforma na história contemporânea.
Materiais Necessários
- Livros e recursos digitais para pesquisa;
- Equipamento para gravação (Câmera, Celular, etc.);
- Software de edição de vídeo;
- Materiais variados para a produção de cenários, figurinos, adereços.
Passo a Passo da Atividade
-
Pesquisa: Os alunos devem começar realizando uma pesquisa aprofundada sobre a Reforma Protestante. Essa pesquisa deve incluir a leitura de textos, análise de recursos visuais e pesquisa na internet.
-
Roteiro: Após a pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para o documentário. No roteiro, devem constar as informações que serão apresentadas, a ordem em que aparecerão, as pessoas que apresentarão cada parte, e todos os outros detalhes do documentário.
-
Gravação: Com roteiro em mãos, os alunos devem começar a produção do documentário. Eles podem usar cenários, figurinos, adereços, gráficos, animações e qualquer outra coisa necessária para tornar o documentário atraente e informativo.
-
Edição: Depois de todas as cenas gravadas, é hora de editar o documentário. Os alunos devem cortar, ajustar e montar as cenas para que o documentário fique fluente e coerente. Este é também o momento de adicionar música de fundo, títulos, legendas e todos os outros elementos de edição que desejarem.
-
Apresentação: Concluída a edição, o documentário está pronto para ser apresentado. O grupo deve organizar uma exibição para a turma, seguida de uma discussão aberta sobre o conteúdo apresentado.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o documentário finalizado, juntamente com um relatório detalhado. No relatório, devem constar os seguintes tópicos:
-
Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por detrás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
-
Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O documento e o vídeo juntos formarão a avaliação final do aprendizado dos alunos sobre a Reforma Protestante.