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Projeto: A Reforma Protestante: Motivos, Líderes e Impactos

História

Original Teachy

'EM13CHS101'

Movimentos Protestantes

Contextualização

Introdução Teórica

O projeto "Movimento Protestante" envolverá um estudo aprofundado e a análise desse importante evento histórico que é considerado um dos marcos da História Moderna. O movimento protestante, também conhecido como Reforma Protestante, foi um movimento de ruptura com a Igreja Católica que resultou na criação das Igrejas Protestantes no século XVI.

O processo de Reforma Protestante teve suas raízes na crítica às práticas e doutrinas da Igreja Católica Romana e foi impulsionado por líderes religiosos como Martinho Lutero, João Calvino e Huldrich Zwingli. Este acontecimento resultou em uma série de mudanças radicais na história da Europa, influenciando profundamente a cultura, a sociedade, a política e a economia.

Ao longo do projeto, exploraremos tópicos importantes como: a vida e influência dos principais líderes da Reforma Protestante, os motivos da ruptura com a Igreja Católica, as principais diferenças teológicas e doutrinárias entre católicos e protestantes, a expansão do Protestantismo pelo mundo e o impacto da Reforma na história contemporânea.

Contextualização

A Reforma Protestante não foi um movimento isolado, mas sim um reflexo das transformações sociais, políticas e econômicas vivenciadas pela Europa no início da Idade Moderna. Assim, esse período histórico fornece uma rica oportunidade para compreender como as mudanças culturais e religiosas estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento da sociedade.

O estudo deste movimento nos permite analisar a intersecção entre a História, a Teologia e a Filosofia, contribuindo para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. Dessa forma, o movimento protestante se tornou um marco de resistência e mudança na história da humanidade, impactando tanto a construção do pensamento ocidental quanto a formação dos padrões sociais e culturais contemporâneos.

Atividade Prática: "A Reforma Protestante: Motivos, Líderes e Impactos"

Título da Atividade

"Recriando a História: Um Documentário Sobre a Reforma Protestante"

Objetivo do Projeto

Essa atividade tem como meta desenvolver nos alunos a compreensão dos principais conceitos, contextos e consequências da Reforma Protestante, aprimorando suas habilidades de investigação, interpretação, colaboração e comunicação. Através da produção de um documentário, os estudantes terão a oportunidade de explorar as múltiplas perspectivas que envolvem a histórica ruptura com a Igreja Católica.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos devem produzir um curta-documentário, com duração de 15 a 20 minutos, sobre a Reforma Protestante. Nesse documentário, deverão abordar quatro temas principais: os líderes da Reforma Protestante, os motivos da ruptura com a Igreja Católica, as diferenças teológicas e doutrinárias entre católicos e protestantes, e o impacto da Reforma na história contemporânea.

Materiais Necessários

  • Livros e recursos digitais para pesquisa;
  • Equipamento para gravação (Câmera, Celular, etc.);
  • Software de edição de vídeo;
  • Materiais variados para a produção de cenários, figurinos, adereços.

Passo a Passo da Atividade

  1. Pesquisa: Os alunos devem começar realizando uma pesquisa aprofundada sobre a Reforma Protestante. Essa pesquisa deve incluir a leitura de textos, análise de recursos visuais e pesquisa na internet.

  2. Roteiro: Após a pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para o documentário. No roteiro, devem constar as informações que serão apresentadas, a ordem em que aparecerão, as pessoas que apresentarão cada parte, e todos os outros detalhes do documentário.

  3. Gravação: Com roteiro em mãos, os alunos devem começar a produção do documentário. Eles podem usar cenários, figurinos, adereços, gráficos, animações e qualquer outra coisa necessária para tornar o documentário atraente e informativo.

  4. Edição: Depois de todas as cenas gravadas, é hora de editar o documentário. Os alunos devem cortar, ajustar e montar as cenas para que o documentário fique fluente e coerente. Este é também o momento de adicionar música de fundo, títulos, legendas e todos os outros elementos de edição que desejarem.

  5. Apresentação: Concluída a edição, o documentário está pronto para ser apresentado. O grupo deve organizar uma exibição para a turma, seguida de uma discussão aberta sobre o conteúdo apresentado.

Entregas do Projeto

Os alunos deverão entregar o documentário finalizado, juntamente com um relatório detalhado. No relatório, devem constar os seguintes tópicos:

  1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por detrás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.

  3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O documento e o vídeo juntos formarão a avaliação final do aprendizado dos alunos sobre a Reforma Protestante.

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