Entrar

Projeto: Simulando a Formação das Treze Colônias

História

Original Teachy

'EM13CHS203'

Treze Colônias

Contextualização

A formação do que hoje conhecemos como Estados Unidos da América, uma das maiores potências econômicas e políticas do mundo, começou com a fundação das chamadas "Treze Colônias" na América do Norte. Durante o fim do século 16 e início do século 17, a Inglaterra estabeleceu treze colônias na costa leste do atual território americano, cada uma com diferentes características econômicas, sociais e culturais. Esses assentamentos formam a base para o que se tornaria a primeira grande democracia do mundo moderno.

Essas colônias foram divididas em três grupos: o Norte, o Sul e as colônias centrais. Cada uma dessas regiões tinha diferentes atividades econômicas principais: o Norte enchia-se de oficinas e indústrias, o Sul possuía grandes plantações, e as colônias centrais eram um misto dos dois. Diferentes povos, culturas, religiões e economias conviviam e conflitavam nessas terras.

Importância Histórica

A história das Treze Colônias é de grande relevância não apenas para a compreensão da formação dos Estados Unidos, mas também fornece uma visão do período de exploração colonial pela Europa e a transformação do Novo Mundo. Esse tema nos oferece uma oportunidade única de mergulhar na história da colonização, nas interações entre diferentes povos e culturas e como esses eventos moldaram o mundo como o conhecemos hoje.

Analisar esse período ajuda a entender como sociedades democráticas se formam e funcionam, bem como o impacto do colonialismo e do capitalismo em diferentes culturas e sociedades. Também fornece uma visão crítica da história oficial e permite explorar a resistência, a sobrevivência e a resistência das culturas indígenas.

Atividade Prática: "Simulando a Formação das Treze Colônias"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que os alunos consigam entender e vivenciar, de maneira lúdica e interativa, o processo de formação das Treze Colônias e as dinâmicas culturais, sociais e econômicas envolvidas. Os alunos deverão criar uma simulação em maquete que represente a formação das Treze Colônias e preparar uma apresentação para explicar os elementos presentes na sua criação.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo receberá uma colônia das treze para estudar e representar, ficando a cargo deles a pesquisa detalhada sobre o contexto histórico, econômico e social de sua respectiva colônia. Os alunos terão que criar uma maquete que represente as principais características de sua colônia e explicar a relação desta com o contexto geral das Treze Colônias, bem como sua contribuição para a formação dos Estados Unidos.

Materiais Necessários

  • Materiais de papelaria (papelão, papel colorido, canetas, tesouras, cola, etc.)
  • Recursos online e livros para pesquisa
  • Materiais de apresentação (Cartolinas, marcadores, post-its)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Divida a sala em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Atribua uma das Treze Colônias para cada grupo.
  3. Cada grupo deve realizar pesquisas detalhadas sobre sua colônia, focando em aspectos como economia, cultura, religião, interações com nativos e a relação com as outras colônias.
  4. Depois de coletar informações suficientes, cada grupo deve começar a trabalhar em sua maquete, tentando representar visualmente os aspectos mais importantes de sua colônia.
  5. Juntamente com a maquete, o grupo deve preparar uma apresentação oral, explicando o que foi representado e a importância de sua colônia no contexto das Treze Colônias como um todo.
  6. Após uma semana de preparação, cada grupo apresentará seus projetos para a turma.

Entregas do Projeto

Cada grupo será responsável por entregar um relatório escrito sobre a sua colônia, que compreenda quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  1. Introdução: Deve contextualizar a colônia designada, sua relevância histórica, socioeconômica e cultural, e a relação desta com o projeto.
  2. Desenvolvimento: Deve detalhar a pesquisa realizada, especificar a teoria por detrás dos temas centrais, explicar a atividade prática realizada (a maquete), a metodologia utilizada e, finalmente, apresentar e discutir os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Deve retomar os pontos principais do trabalho, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a formação da colônia e o seu impacto na formação dos Estados Unidos.
  4. Bibliografia: Deve indicar as fontes utilizadas na pesquisa, ou seja, os livros, sites, documentários, entre outros.
  • A maquete e a apresentação devem ser entregues juntas durante a semana de preparação.
  • O relatório escrito deve ser entregue no último dia da semana.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies