Contextualização
Os artigos "a", "an" e "the" são parte fundamental da gramática inglesa e compõem um conjunto de palavras conhecido como 'artigos determinados e indeterminados'. Eles desempenham um papel crucial na construção de frases claras e compreensíveis, sendo necessários para estabelecer a relação entre o substantivo e o restante da frase. Sua falta ou uso indevido pode levar a confusões e erros de entendimento.
"A" e "an" são artigos indeterminados, usados para apresentar um substantivo pela primeira vez no texto ou diálogo. "A" é usado antes de palavras que começam com som de consoante, e "an" antes de palavras que começam com som de vogal. "The" é o artigo definido e é usado para se referir a algo específico ou já mencionado no texto ou diálogo.
A habilidade de usar corretamente "a", "an" e "the" é essencial para a fluência em inglês. Mesmo que pareçam simples e básicos, estes artigos, se não cuidadosamente compreendidos e utilizados, podem comprometer a qualidade do discurso e da escrita.
A aplicação correta dos artigos determinados e indeterminados é vista em todas as esferas da vida onde o inglês é usado. Desde o ambiente acadêmico, com a escrita de artigos científicos, até a comunicação informal em redes sociais. Suas aplicações são vastas e se estendem para além dos livros didáticos, fazendo parte do cotidiano de qualquer pessoa que se comunique em inglês.
Atividade Prática
Título da Atividade: The Art of Articles - "A", "An", "The"
Objetivo do Projeto:
Explorar, compreender e demonstrar a compreensão adequada do uso dos artigos "a", "an" e "the" no idioma inglês.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, criarão uma "História em Quadrinhos" que demonstre o uso correto dos artigos "a", "an" e "the". Cada grupo deve incentivar a criatividade no desenvolvimento de uma narrativa que demonstre o uso desses artigos em contextos diferentes e reais. Além de elaborarem a história, os alunos deverão também criar uma análise detalhada de cada painel, explicando o uso e a escolha dos artigos.
Materiais Necessários:
- Papel e caneta para rascunho e brainstorming inicial.
- Um software de criação de quadrinhos, tais como Canva, Pixton ou StoryboardThat.
- Computador ou tablet com acesso à internet.
- Livros de gramática e dicionários, se necessário.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve inicialmente fazer um brainstorm para criar a história e os personagens para a história em quadrinhos.
- Com a história em mente, os alunos devem esboçar os painéis e as falas, garantindo que o uso dos artigos seja diversificado e represente várias situações.
- Após a aprovação do professor do esboço, os alunos devem criar a versão final da história em quadrinhos digitalmente usando o software escolhido.
- Paralelamente à criação da história em quadrinhos, os alunos devem escrever uma análise de cada painel. Esta análise deve explicar o contexto, a escolha do artigo usado e o porquê.
- Ao finalizar a história em quadrinhos e a análise, cada grupo proporcionará uma apresentação para a turma, mostrando a história e explicando a análise.
- Finalmente, cada grupo deve compilar todo o trabalho (história em quadrinhos, análise e relatório) em um único arquivo para submissão.
Entrega do Projeto:
Os alunos devem entregar a história em quadrinhos juntamente com o relatório.
O relatório deve conter uma introdução, onde os alunos descreverão a importância dos artigos "a", "an" e "the", a relevância desses artigos em diferentes contextos, e o objetivo do projeto.
Na seção de desenvolvimento, os alunos devem discutir a teoria dos artigos, explicar em detalhes como a atividade foi realizada, apresentar a metodologia adotada e discutir o resultado alcançado.
Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais, abordar os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas, como superaram, e quais conclusões foram retiradas sobre o projeto.
Finalmente, na bibliografia, os estudantes devem indicar todas as referências consultadas durante o desenvolvimento do projeto.
O relatório é uma forma de complementar a história em quadrinhos, auxiliando os estudantes a expressarem seu processo de pensamento, aprendizado e compreensão sobre a aplicação dos artigos "a", "an" e "the".