Contextualização
A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é a "casa" de todos os elementos conhecidos, ordenados por suas propriedades químicas, elétricas e físicas. Inicialmente foi desenvolvida pelo químico russo Dmitri Mendeleev em 1869, mas ao longo dos anos, evoluiu e hoje contém 118 elementos.
A Tabela Periódica é mais do que apenas uma tabela, é uma ferramenta poderosa que permite aos químicos explorar as relações entre vários elementos, prever as propriedades de novos elementos que ainda não foram descobertos e até mesmo projetar novos materiais com propriedades desejadas.
No mundo real, a tabela periódica é usado em quase todos os setores da ciência. Medicina, geologia, física, química, biologia e engenharia são apenas algumas das disciplinas que a utilizam regularmente. Os químicos usam a tabela periódica para entender as relações entre vários elementos, prever como eles vão interagir e identificar novas maneiras de combinar elementos para criar novos materiais.
É fundamental para os alunos entenderem como a Tabela Periódica mudou e evoluiu ao longo do tempo, pois isso ajuda a demonstrar a natureza iterativa da ciência. À medida que novas descobertas são feitas e novas teorias são desenvolvidas, nossos modelos do mundo ao nosso redor são adaptados e refinados. Compreender o processo histórico de desenvolvimento da Tabela Periódica é uma maneira eficaz de apreciar este aspecto da ciência.
Atividade Prática
Título da Atividade:
"Construindo a Evolução da Tabela Periódica"
Objetivo do Projeto:
O objetivo é que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre a evolução histórica da tabela periódica. Eles irão pesquisar e apresentar o desenvolvimento da tabela periódica desde seus primórdios até a versão moderna que conhecemos hoje.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos começarão pesquisando as tentativas iniciais de organização dos elementos químicos e a evolução subsequente da tabela periódica. O estudo deve começar com os filósofos gregos, passar pelo trabalho de Antoine Lavoisier, John Newlands, Lothar Meyer, Dmitri Mendeleev até chegar à tabela periódica moderna de Glenn T. Seaborg. Cada grupo deve fazer um timeline que represente essa evolução.
Materiais Necessários:
Materiais para pesquisa (computador com acesso à internet, livros didáticos, biblioteca), papel ou tecido grande para a linha do tempo, canetas coloridas ou marcadores, elementos impressos para colar na timeline.
Passo a Passo Detalhado:
- Forme grupos de 3 a 5 alunos.
- Os grupos deverão dividir tarefas de pesquisa entre os membros, cobrindo diferentes períodos na evolução da tabela periódica.
- Cada grupo deve criar uma timeline visual, indicando os marcos importantes na evolução da tabela periódica.
- Pesquise em detalhes sobre as contribuições de cada cientista para a tabela periódica.
- Anote ou imprima os elementos propostos por cada cientista na época e coloque-os na timeline.
- Cada grupo deve apresentar à turma sua timeline, explicando as razões por trás das mudanças e as descobertas que levaram à versão moderna da tabela periódica.
- Os alunos devem refletir coletivamente sobre o processo de mudança na ciência e como as descobertas são refinadas ao longo do tempo.
Entregas do Projeto:
No final do projeto, cada grupo deve apresentar seu timeline e um relatório escrito detalhando sua pesquisa, as descobertas e o processo pelo qual a tabela evoluiu.
O relatório escrito deve seguir a estrutura sugerida:
- Introdução: Os alunos devem fornecer uma visão geral da evolução da tabela periódica e apresentar o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Os estudantes devem descrever a teoria subjacente por trás da evolução da tabela periódica, explicitar as contribuições de cada cientista, o período de sua atuação, a versão da tabela criada por eles e como os modelos mudaram ao longo do tempo. Os alunos devem discutir os resultados obtidos a partir desse estudo.
- Conclusão: Os alunos devem resumir as descobertas mais importantes que surgiram durante o projeto, o que aprenderam sobre a tabela periódica e a evolução da ciência, e quais conclusões puderam tirar sobre o processo científico.
- Referências bibliográficas: Os alunos devem listar todos os recursos que usaram durante a realização do projeto.
O projeto deve levar de cinco a dez horas de trabalho para cada aluno, e não mais do que um mês desde a formação dos grupos até a apresentação dos resultados.