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Projeto: CronoQuímica: A Jornada dos Elementos Através do Tempo

Química

Original Teachy

'EM13CNT201'

Tabela Periódica: História da Tabela

Contextualização

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é a "casa" de todos os elementos conhecidos, ordenados por suas propriedades químicas, elétricas e físicas. Inicialmente foi desenvolvida pelo químico russo Dmitri Mendeleev em 1869, mas ao longo dos anos, evoluiu e hoje contém 118 elementos.

A Tabela Periódica é mais do que apenas uma tabela, é uma ferramenta poderosa que permite aos químicos explorar as relações entre vários elementos, prever as propriedades de novos elementos que ainda não foram descobertos e até mesmo projetar novos materiais com propriedades desejadas.

No mundo real, a tabela periódica é usado em quase todos os setores da ciência. Medicina, geologia, física, química, biologia e engenharia são apenas algumas das disciplinas que a utilizam regularmente. Os químicos usam a tabela periódica para entender as relações entre vários elementos, prever como eles vão interagir e identificar novas maneiras de combinar elementos para criar novos materiais.

É fundamental para os alunos entenderem como a Tabela Periódica mudou e evoluiu ao longo do tempo, pois isso ajuda a demonstrar a natureza iterativa da ciência. À medida que novas descobertas são feitas e novas teorias são desenvolvidas, nossos modelos do mundo ao nosso redor são adaptados e refinados. Compreender o processo histórico de desenvolvimento da Tabela Periódica é uma maneira eficaz de apreciar este aspecto da ciência.

Atividade Prática

Título da Atividade:

"Construindo a Evolução da Tabela Periódica"

Objetivo do Projeto:

O objetivo é que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre a evolução histórica da tabela periódica. Eles irão pesquisar e apresentar o desenvolvimento da tabela periódica desde seus primórdios até a versão moderna que conhecemos hoje.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos começarão pesquisando as tentativas iniciais de organização dos elementos químicos e a evolução subsequente da tabela periódica. O estudo deve começar com os filósofos gregos, passar pelo trabalho de Antoine Lavoisier, John Newlands, Lothar Meyer, Dmitri Mendeleev até chegar à tabela periódica moderna de Glenn T. Seaborg. Cada grupo deve fazer um timeline que represente essa evolução.

Materiais Necessários:

Materiais para pesquisa (computador com acesso à internet, livros didáticos, biblioteca), papel ou tecido grande para a linha do tempo, canetas coloridas ou marcadores, elementos impressos para colar na timeline.

Passo a Passo Detalhado:

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Os grupos deverão dividir tarefas de pesquisa entre os membros, cobrindo diferentes períodos na evolução da tabela periódica.
  3. Cada grupo deve criar uma timeline visual, indicando os marcos importantes na evolução da tabela periódica.
  4. Pesquise em detalhes sobre as contribuições de cada cientista para a tabela periódica.
  5. Anote ou imprima os elementos propostos por cada cientista na época e coloque-os na timeline.
  6. Cada grupo deve apresentar à turma sua timeline, explicando as razões por trás das mudanças e as descobertas que levaram à versão moderna da tabela periódica.
  7. Os alunos devem refletir coletivamente sobre o processo de mudança na ciência e como as descobertas são refinadas ao longo do tempo.

Entregas do Projeto:

No final do projeto, cada grupo deve apresentar seu timeline e um relatório escrito detalhando sua pesquisa, as descobertas e o processo pelo qual a tabela evoluiu.

O relatório escrito deve seguir a estrutura sugerida:

  1. Introdução: Os alunos devem fornecer uma visão geral da evolução da tabela periódica e apresentar o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Os estudantes devem descrever a teoria subjacente por trás da evolução da tabela periódica, explicitar as contribuições de cada cientista, o período de sua atuação, a versão da tabela criada por eles e como os modelos mudaram ao longo do tempo. Os alunos devem discutir os resultados obtidos a partir desse estudo.
  3. Conclusão: Os alunos devem resumir as descobertas mais importantes que surgiram durante o projeto, o que aprenderam sobre a tabela periódica e a evolução da ciência, e quais conclusões puderam tirar sobre o processo científico.
  4. Referências bibliográficas: Os alunos devem listar todos os recursos que usaram durante a realização do projeto.

O projeto deve levar de cinco a dez horas de trabalho para cada aluno, e não mais do que um mês desde a formação dos grupos até a apresentação dos resultados.

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