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Projeto: Nomeando Bases: Um Jogo de Cartas Químicas

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Funções Inorgânicas: Nomenclatura de Bases

Contextualização

A Química é a ciência que estuda as substâncias da natureza, as transformações que estas sofrem e a energia envolvida nesses processos. Dentro desta ciência ampla e fascinante, um dos tópicos fundamentais que precisamos explorar é a Nomenclatura de Bases.

As bases são substâncias que têm um comportamento químico bem definido - elas doam pares de elétrons e reagem com ácidos para formar sal e água, um processo conhecido como neutralização. Além disso, as bases tendem a tornar o meio (solução) mais básico ou alcalino ao liberar íons OH- em solução aquosa. Mas o que realmente diferencia uma base da outra é a sua fórmula química e é aqui que a nomenclatura de bases desempenha um papel fundamental.

A nomenclatura é a forma que usamos para nomear as bases e, embora existam milhares de bases diferentes, elas todas seguem regras de nomenclatura muito específicas que nos permitem saber a composição exata de uma base apenas pelo seu nome. Para que sejamos capazes de nomear corretamente as bases, precisamos entender essas regras e aplicá-las corretamente e consistentemente.

No mundo ao nosso redor, as bases estão presentes em muitas áreas da nossa vida cotidiana e têm inúmeras aplicações. Nos alimentos, as bases podem atuar como conservantes ou reguladores de acidez. Na medicina, os antiácidos que usamos para combater a azia são bases que neutralizam o excesso de ácido no estômago. Na indústria, bases fortes como o hidróxido de sódio são usados em processos como a fabricação de papel e sabões.

Então, podemos ver claramente que o estudo da nomenclatura de bases não se restringe apenas às páginas de um livro ou às paredes de uma sala de aula. É um conhecimento que tem relevância real e aplicação na indústria, na medicina, na alimentação e muito mais. Agora, nosso desafio será entender as regras para nomear as bases e aplicar esse conhecimento.

Atividade Prática - "Nomeando Bases: Um Jogo de Cartas Químicas"

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar, em profundidade, a nomenclatura de bases em uma atividade hands-on e lúdica que promova a colaboração, o pensamento crítico, e a reflexão.

Descrição detalhada do projeto

Neste projeto, os alunos irão criar e depois jogar um jogo de cartas baseado na nomenclatura de bases. Cada grupo de alunos deverá desenhar cartas que representem várias bases, incluindo as informações pertinentes (como a fórmula química) e criar regras para um jogo de cartas envolvendo essas bases. Ao jogar o jogo, os alunos irão praticar a nomeação de bases e compreender melhor as características e aplicações de cada uma.

Materiais necessários

  1. Papel, ou cartolina, para fazer as cartas
  2. Lápis de cores e/ou marcadores
  3. Computador com acesso à internet para a pesquisa
  4. Livro "Química - A Ciência Central", de Brown, LeMay, Bursten, Murphy, Woodward. Ou outros livros de Química de nível equivalente.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher 15 a 20 bases diferentes para o seu baralho (a quantidade exata pode ser ajustada conforme a necessidade e a dificuldade desejada).
  3. Para cada base, faça uma pesquisa para entender melhor suas características e usos. Isso pode ser feito usando o livro recomendado, o site da Khan Academy, ou outras fontes confiáveis.
  4. Desenhe uma carta para cada base escolhida. A carta deve incluir a fórmula química da base, seu nome, e algumas informações pertinentes sobre sua aplicação prática. Seja criativo com a ilustração!
  5. Depois de criar o baralho, o grupo deverá estabelecer regras para o jogo. As regras devem envolver a nomenclatura das bases de forma que os jogadores precisem usar seus conhecimentos para avançar no jogo.
  6. Uma vez que o jogo esteja completo, cada grupo deve experimentá-lo e refinar as regras conforme necessário.
  7. Finalmente, cada grupo apresentará o seu jogo para a turma, explicando as regras e como a nomenclatura de bases é aplicada.

Ao final do projeto, os grupos devem apresentar um relatório, explicando como desenvolveram o jogo, quais bases escolheram e porquê, e como a nomenclatura de bases é incorporada nas regras do jogo.

Os relatórios devem ser redigidos conforme os critérios destacados anteriormente com as seções:

  • Introdução: Contextualizar a relevância e aplicação das bases no mundo real, e qual o objetivo do projeto.
  • Desenvolvimento: Explicitar a teoria utilizada, explicar as bases escolhidas, a metodologia utilizada para desenvolver o jogo e a aplicação da nomenclatura de bases nas regras do jogo. Apresentar e discutir os resultados obtidos.
  • Conclusão: Retomar os pontos principais desenvolvidos, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: Indicar as fontes utilizadas para trabalhar no projeto.

A aplicação prática associada à criação do jogo de cartas e a redação do relatório proporcionam a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades técnicas e socioemocionais.

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