Entrar

Projeto: "A Jornada da Sustentabilidade: Um Passeio Histórico"

Sustentabilidade

Original Teachy

História da Sustentabilidade

Introdução

A sustentabilidade é um conceito que se originou a partir da necessidade de manter o desenvolvimento econômico e social, minimizando o impacto no meio ambiente. Desde a Configuração da Comissão Brundtland em 1987, a sustentabilidade tem sido entendida como a capacidade de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem suas próprias necessidades.

A história da sustentabilidade é complexa e reflete a compreensão crescente da conexão intrínseca entre a economia, sociedade e natureza. Esta história começa com a proteção e conservação dos recursos naturais, expandindo-se para abranger as questões sociais e econômicas do desenvolvimento.

A sustentabilidade também envolve uma notável mudança de paradigma, que atesta a transição da mentalidade do crescimento ilimitado para o crescimento sustentável. Esta mudança implicou em uma profunda revisão de nossas práticas econômicas, sociais e políticas, dando origem a novas formas de pensar e agir que priorizam a sustentabilidade.

Contextualização

No contexto histórico, a sustentabilidade evoluiu de um termo usado inicialmente para gerenciar florestas de maneira sustentável na Alemanha do século XVII para um movimento global que impregna todos os aspectos de nosso desenvolvimento. Crises ambientais, como as mudanças climáticas, a poluição do ar e da água e a perda da biodiversidade, desencadearam uma resposta global e resultaram na ascensão dos movimentos de sustentabilidade.

A sustentabilidade não é apenas sobre o meio ambiente, é sobre como os seres humanos vivem no planeta, como administram recursos naturais e criam sistemas que permitem a coexistência equilibrada de seres humanos, animais e o meio ambiente. Trata-se de uma abordagem integrada que considera as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Em um mundo globalizado, a história da sustentabilidade desempenha um papel vital em nossa compreensão de como chegamos até aqui e fornece direções de como podemos nos preparar para um futuro incerto.

Materiais Extras

  1. "A História da Sustentabilidade": livro de Jeremy L. Caradonna que traça a história da sustentabilidade, proporcionando uma visão panorâmica das ideias, movimentos e práticas do passado sustentável. [Link para o livro]
  2. "A Economia da Sustentabilidade: De Oportunidades a Necessidades": um documentário da Netflix que explora a questão da sustentabilidade do ponto de vista econômico. [Netflix]
  3. "Como Definir Sustentabilidade": um artigo da National Geographic que discute as múltiplas definições de sustentabilidade. [Link para o artigo]
  4. "Desenvolvimento Sustentável: Introdução ao Conceito": um curso online oferecido pela Universidade de Israel que fornece um bom ponto de partida para entender o desenvolvimento sustentável. [Link para o Curso]

Atividade Prática

"A Jornada da Sustentabilidade: Um Passeio Histórico"

Objetivos do Projeto:

  1. Compreender a evolução do conceito de sustentabilidade.
  2. Identificar eventos, políticas, e movimentos significativos na história da sustentabilidade.
  3. Desenvolver uma linha do tempo interativa sobre a história da sustentabilidade.

Materiais Necessários:

  1. Acesso à Internet para pesquisa.
  2. Aplicativo online gratuito para criação de linhas do tempo, como o [Tiki-Toki]
  3. Caderno e canetas para o esboço inicial da linha do tempo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e receberão a tarefa de pesquisar a história da sustentabilidade. Eles deverão usar diversas fontes, que podem ser online ou impressas, como livros, artigos, podcasts, vídeos e mais.

O grupo então preparará uma linha do tempo interativa que mostre a evolução do conceito de sustentabilidade, indicando eventos notáveis, políticas relevantes, e movimentos significativos nessa trajetória. As informações recolhidas e organizadas deverão ser apresentadas de maneira lógica e intuitiva, permitindo que o usuário da linha do tempo tenha uma clara compreensão da história da sustentabilidade.

Passo-a-Passo da Realização da Atividade:

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Oriente os alunos a começarem a pesquisa sobre a história da sustentabilidade, ressaltando a importância de utilizar diferentes fontes de informação para tentar construir um relato mais abrangente e equilibrado.
  3. Mediante pesquisa, os alunos devem identificar eventos, políticas e movimentos chaves que influenciaram a história da sustentabilidade.
  4. Uma vez concluída a pesquisa, cada grupo deve esboçar a linha do tempo em papel, decidindo que eventos incluir e em que ordem.
  5. Os alunos, então, devem usar o [Tiki-Toki] ou outro aplicativo similar para criar a linha do tempo interativa, colocando títulos, breve descrição para cada evento e, se possível, imagens ou links para obter informações adicionais.
  6. Finalmente, o grupo deve apresentar a linha do tempo interativa para a classe, explicando as escolhas que fizeram e o que aprenderam durante a pesquisa.

Entregáveis do Projeto:

Os grupos devem entregar:

  1. A linha do tempo interativa finalizada e apresentada para a turma.

  2. Um relatório escrito contendo:

    Introdução: O aluno deve contextualizar a história da sustentabilidade, descrevendo sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.

    Desenvolvimento: O aluno deve discutir a pesquisa feita pelo grupo, mencionar as fontes de onde as informações foram retiradas, explicar a metodologia de organização da linha de tempo e apresentar os resultados obtidos.

    Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos, os desafios enfrentados durante a pesquisa e o que consideram como os pontos mais importantes na história da sustentabilidade.

    Bibliografia: No fim do relatório, o aluno deve indicar todas as fontes utilizadas para a elaboração da linha do tempo interativa e do relatório.

O relatório escrito deve ser organizado de forma a complementar a linha do tempo interativa, oferecendo mais detalhes e reflexão sobre a evolução da sustentabilidade. Deve ficar evidente em ambos os trabalhos entregues o esforço para compreender e problematizar essa trajetória.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies