Contextualização
A história é uma trama fascinante que ecoa ao longo dos tempos, slikando a jornada da humanidade através de eras de mudanças e permanências. Um dos pilares dessa narrativa, fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão de nossas sociedades, é a História do Teatro. Da antiguidade clássica para a Idade Média e Renascimento, o teatro sempre desempenhou um papel vital como veículo de expressão, reflexo social e instrumento de aprendizado.
Especificamente, o teatro na Idade Média e o Renascimento representa um período profundamente rico e intrigante. Durante a Idade Média, o teatro tinha um viés religioso e homilético, sendo um veículo primário para transmitir e ensinar os princípios e os valores cristãos à grande massa da população. Já no Renascimento, testemunhamos um florescimento incomparável de inovação artística e cultural com um redescobrimento dos clássicos e a valorização do indivíduo.
Importância do Teatro na Sociedade
O teatro influencia e é influenciado pelo meio social em que está inserido. Na Idade Média, o teatro servia para transmitir mensagens de caráter moral e religioso à população. Mirando o céu, a arte teatral buscava a salvação da alma e o ensino dos caminhos a serem seguidos segundo os preceitos religiosos. No Renascimento, no entanto, o olhar volta-se para o homem, o aquém, o agora. A arte se torna mais profana, os temas são voltados à representação do cotidiano, da natureza humana e de suas paixões.
Explorar essa história, estudar espetáculos, textos e processos teatrais deste período, é uma jornada de descoberta que tem a capacidade de moldar nosso entendimento do passado e até mesmo refletir e esclarecer questões atuais.
Para ajudá-los nessa investigação, sugiro algumas leituras e recursos essenciais:
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BROWN, John Russell. The Oxford Illustrated History of Theatre. Oxford: Oxford University Press, 2001. Este livro apresenta um panorama completo da história do teatro, com detalhes sobre cada época e país. Perfeito para quem busca uma visão geral do assunto.
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SPRINKER, Michael (ed). Renaissance Drama and Contemporary Literary Theory. UK: Palgrave, 2005. Uma exploração do drama italiano e inglês, focando nos aspectos teóricos e históricos da representação teatral e dramática durante o período do Renascimento.
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[História do Teatro em 10 minutos (vídeo).] Um vídeo que resume de maneira didática a história do teatro, desde suas origens até o século 21.
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[Visitando o Globe Theatre virtualmente] : Um tour virtual pelo Globe Theatre de Shakespeare em Londres. Perfeito para um vislumbre do que teria sido o teatro durante o período isabelino.
Considerem também assistir a peças contemporâneas que adaptam obras do período mencionado, bem como filmes e documentários que coloquem em perspectiva os aspectos históricos da época.
Atividade Prática
Dramatis Personae: Do Medievo ao Renascimento
Objetivo do Projeto
Este projeto se propõe a imergir os alunos no mundo do teatro medieval e renascentista. Os grupos deverão produzir uma apresentação abrangendo os marcos históricos, tipologias de peças, aspectos estéticos e sócio-culturais desses períodos históricos. Posteriormente, deverão representar uma peça que sintetize os elementos estudados.
Materiais Necessários
- Livros e recursos online para pesquisa.
- Material para gravação de vídeo (câmera ou celular).
- Material para cenografia e figurino (reciclados, emprestado, etc.)
- Software para edições de vídeos (iMovie, Windows Movie Maker, etc.)
- Software para apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
Descrição Detalhada do Projeto
Consistsirá em quatro partes:
Parte I: Pesquisa
Os grupos terão que pesquisar sobre o teatro na Idade Média e no Renascimento. A pesquisa deve envolver os seguintes tópicos:
- Contexto histórico, social e cultural.
- Tipos de peças teatrais (dramas litúrgicos, peças de mistérios, moralidades, farsas, comédia dell'arte, teatro isabelino).
- Impacto e influência da igreja no teatro medieval.
- Desenvolvimento do teatro físico (cenários, figurinos, espaços teatrais).
- Papel e representação das mulheres.
- Uso de teatro para propaganda ou resistência política.
Parte II: Apresentação da pesquisa
Os alunos devem usar o software de apresentação para criar uma apresentação de 15 a 20 minutos que resume da pesquisa. A apresentação deve ser organizada de maneira lógica e incluir imagens, vídeos, e outros recursos visuais para tornar o conteúdo mais atraente.
Parte III: Performance Teatral
Inspirados pela pesquisa e pelo conhecimento adquirido, os grupos deverão adaptar ou criar uma pequena peça (10-15 minutos de duração) que represente os elementos explorados de ambos os períodos. A peça poderá ser gravada ou apresentada ao vivo (via Zoom no atual cenário pandêmico).
Parte IV: Relatório Escrito
Após a conclusão das atividades práticas, os alunos devem preparar um relatório explicando todo o processo de pesquisa e criação da apresentação e peça teatral, reflectindo sobre as conclusões tiradas e os aprendizados adquiridos.
Passo a Passo Detalhado
Semana 1-3: Executar a pesquisa. As aulas serão dedicadas à orientação da pesquisa e esclarecimento de dúvidas.
Semana 4: Apresentação da pesquisa para a classe. Cada grupo terá um tempo estipulado para partilhar suas descobertas.
Semana 5-7: Criação e ensaio da peça teatral. Os alunos deverão decidir a trama, desenvolver ou adaptar o script, conceber cenário e figurino, e ensaiar a peça.
Semana 8: Apresentação da peça teatral.
Semana 9-10: Escrever o relatório abordando os principais aspectos da investigação e criação.
Entregas do Projeto
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A apresentação deve resumir as principais descobertas da pesquisa de maneira clara e interessante. Deve pendurar um fio lógico, começando com o contexto histórico e trabalhando para os outros tópicos. A apresentação será avaliada com base na sua qualidade e profundidade, assim como na sua organização e fluência.
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A peça teatral deve refletir os estilos de teatro do período estudado e conter elementos históricos, sociais e estéticos condizentes. Será avaliada de acordo com sua autenticidade, criatividade, execução e conexão com a pesquisa.
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O relatório deve bem-estruturado e escrito de maneira clara e concisa. Deve incluir uma introdução contextualizando o projeto e suas metas, uma parte de desenvolvimento descrevendo o processo de pesquisa e criação, uma discussão sobre a conclusão da pesquisa e uma reflexão sobre o aprendizado obtido, e por fim, a bibliografia detalhada da pesquisa.