Entrar

Projeto: Dramatis Personae: Do Medievo ao Renascimento

Teatro

Original Teachy

História do Teatro: Idade Média e Renascimento

Contextualização

A história é uma trama fascinante que ecoa ao longo dos tempos, slikando a jornada da humanidade através de eras de mudanças e permanências. Um dos pilares dessa narrativa, fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão de nossas sociedades, é a História do Teatro. Da antiguidade clássica para a Idade Média e Renascimento, o teatro sempre desempenhou um papel vital como veículo de expressão, reflexo social e instrumento de aprendizado.

Especificamente, o teatro na Idade Média e o Renascimento representa um período profundamente rico e intrigante. Durante a Idade Média, o teatro tinha um viés religioso e homilético, sendo um veículo primário para transmitir e ensinar os princípios e os valores cristãos à grande massa da população. Já no Renascimento, testemunhamos um florescimento incomparável de inovação artística e cultural com um redescobrimento dos clássicos e a valorização do indivíduo.

Importância do Teatro na Sociedade

O teatro influencia e é influenciado pelo meio social em que está inserido. Na Idade Média, o teatro servia para transmitir mensagens de caráter moral e religioso à população. Mirando o céu, a arte teatral buscava a salvação da alma e o ensino dos caminhos a serem seguidos segundo os preceitos religiosos. No Renascimento, no entanto, o olhar volta-se para o homem, o aquém, o agora. A arte se torna mais profana, os temas são voltados à representação do cotidiano, da natureza humana e de suas paixões.

Explorar essa história, estudar espetáculos, textos e processos teatrais deste período, é uma jornada de descoberta que tem a capacidade de moldar nosso entendimento do passado e até mesmo refletir e esclarecer questões atuais.

Para ajudá-los nessa investigação, sugiro algumas leituras e recursos essenciais:

  1. BROWN, John Russell. The Oxford Illustrated History of Theatre. Oxford: Oxford University Press, 2001. Este livro apresenta um panorama completo da história do teatro, com detalhes sobre cada época e país. Perfeito para quem busca uma visão geral do assunto.

  2. SPRINKER, Michael (ed). Renaissance Drama and Contemporary Literary Theory. UK: Palgrave, 2005. Uma exploração do drama italiano e inglês, focando nos aspectos teóricos e históricos da representação teatral e dramática durante o período do Renascimento.

  3. [História do Teatro em 10 minutos (vídeo).] Um vídeo que resume de maneira didática a história do teatro, desde suas origens até o século 21.

  4. [Visitando o Globe Theatre virtualmente] : Um tour virtual pelo Globe Theatre de Shakespeare em Londres. Perfeito para um vislumbre do que teria sido o teatro durante o período isabelino.

Considerem também assistir a peças contemporâneas que adaptam obras do período mencionado, bem como filmes e documentários que coloquem em perspectiva os aspectos históricos da época.

Atividade Prática

Dramatis Personae: Do Medievo ao Renascimento

Objetivo do Projeto

Este projeto se propõe a imergir os alunos no mundo do teatro medieval e renascentista. Os grupos deverão produzir uma apresentação abrangendo os marcos históricos, tipologias de peças, aspectos estéticos e sócio-culturais desses períodos históricos. Posteriormente, deverão representar uma peça que sintetize os elementos estudados.

Materiais Necessários

  1. Livros e recursos online para pesquisa.
  2. Material para gravação de vídeo (câmera ou celular).
  3. Material para cenografia e figurino (reciclados, emprestado, etc.)
  4. Software para edições de vídeos (iMovie, Windows Movie Maker, etc.)
  5. Software para apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)

Descrição Detalhada do Projeto

Consistsirá em quatro partes:

Parte I: Pesquisa

Os grupos terão que pesquisar sobre o teatro na Idade Média e no Renascimento. A pesquisa deve envolver os seguintes tópicos:

  1. Contexto histórico, social e cultural.
  2. Tipos de peças teatrais (dramas litúrgicos, peças de mistérios, moralidades, farsas, comédia dell'arte, teatro isabelino).
  3. Impacto e influência da igreja no teatro medieval.
  4. Desenvolvimento do teatro físico (cenários, figurinos, espaços teatrais).
  5. Papel e representação das mulheres.
  6. Uso de teatro para propaganda ou resistência política.

Parte II: Apresentação da pesquisa

Os alunos devem usar o software de apresentação para criar uma apresentação de 15 a 20 minutos que resume da pesquisa. A apresentação deve ser organizada de maneira lógica e incluir imagens, vídeos, e outros recursos visuais para tornar o conteúdo mais atraente.

Parte III: Performance Teatral

Inspirados pela pesquisa e pelo conhecimento adquirido, os grupos deverão adaptar ou criar uma pequena peça (10-15 minutos de duração) que represente os elementos explorados de ambos os períodos. A peça poderá ser gravada ou apresentada ao vivo (via Zoom no atual cenário pandêmico).

Parte IV: Relatório Escrito

Após a conclusão das atividades práticas, os alunos devem preparar um relatório explicando todo o processo de pesquisa e criação da apresentação e peça teatral, reflectindo sobre as conclusões tiradas e os aprendizados adquiridos.

Passo a Passo Detalhado

Semana 1-3: Executar a pesquisa. As aulas serão dedicadas à orientação da pesquisa e esclarecimento de dúvidas.

Semana 4: Apresentação da pesquisa para a classe. Cada grupo terá um tempo estipulado para partilhar suas descobertas.

Semana 5-7: Criação e ensaio da peça teatral. Os alunos deverão decidir a trama, desenvolver ou adaptar o script, conceber cenário e figurino, e ensaiar a peça.

Semana 8: Apresentação da peça teatral.

Semana 9-10: Escrever o relatório abordando os principais aspectos da investigação e criação.

Entregas do Projeto

  1. A apresentação deve resumir as principais descobertas da pesquisa de maneira clara e interessante. Deve pendurar um fio lógico, começando com o contexto histórico e trabalhando para os outros tópicos. A apresentação será avaliada com base na sua qualidade e profundidade, assim como na sua organização e fluência.

  2. A peça teatral deve refletir os estilos de teatro do período estudado e conter elementos históricos, sociais e estéticos condizentes. Será avaliada de acordo com sua autenticidade, criatividade, execução e conexão com a pesquisa.

  3. O relatório deve bem-estruturado e escrito de maneira clara e concisa. Deve incluir uma introdução contextualizando o projeto e suas metas, uma parte de desenvolvimento descrevendo o processo de pesquisa e criação, uma discussão sobre a conclusão da pesquisa e uma reflexão sobre o aprendizado obtido, e por fim, a bibliografia detalhada da pesquisa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies