Contextualização
O período Gótico, que se estendeu entre os séculos XII e XVI, é uma fase rica da história da arte que representa o auge da arte cristã medieval. O nome "Gótico" foi originalmente um termo pejorativo, criado durante o Renascimento, para indicar o que os humanistas viam como a "barbárie" da cultura e da arte medievais, em contraste com a "civilização" da antiguidade clássica. No entanto, apesar desse preconceito inicial, a arte gótica é hoje reconhecida como um desenvolvimento crucial na evolução da arte ocidental, com suas próprias convenções estéticas e inovações técnicas.
A arte gótica é caracterizada por uma série de características distintas: a atenção ao detalhe, o realismo e a ênfase na verticalidade e na luz. No entanto, a principal contribuição do Gótico foi a introdução da arquitetura de abóbada de nervuras, que permitiu a construção de estruturas de grande altura e a inclusão de grandes janelas de vidro pintado, inundando os interiores de luz e cor. Este novo foco na luz e na altura era uma expressão tangível dos ideais teológicos medievais, que valorizavam a aspiração à divindade e a iluminação espiritual.
No contexto da sala de aula, a arte Gótica é um tema que permite abordagens multidisciplinares. Além de seu óbvio interesse para os estudantes de arte, a arte Gótica tem implicações profundas para o estudo da história (por exemplo, como reflexo dos valores sociais, culturais, políticos e econômicos da época), da religião (como meio de expressão da fé cristã) e até mesmo da física (por exemplo, na compreensão das técnicas de construção).
Introdução
Nesse projeto, vocês serão convidados a mergulhar no mundo fascinante da arte Gótica: seu surgimento, suas características, suas inovações técnicas e suas implicações sociais, culturais e religiosas. Vocês não só estudarão a arte Gótica, mas também a recriarão, em uma atividade prática desafiadora que exigirá criatividade, pesquisa, trabalho em equipe e uma boa dose de paciência.
O objetivo deste projeto é, primeiro, proporcionar uma compreensão abrangente e aprofundada da arte Gótica, além de promover habilidades técnicas relacionadas ao estudo da história da arte, tais como a análise visual, a interpretação iconográfica e a pesquisa histórica. Além disso, por meio do desafio de recriar uma obra de arte Gótica, vocês também serão incentivados a desenvolver habilidades socioemocionais essenciais, como o gerenciamento de tempo, a comunicação, a resolução de problemas e a proatividade.
Aqui estão algumas fontes confiáveis em português que vocês poderão utilizar para se aprofundar no tema:
- Medeiros, J. (2006). "Arte Gótica". In: História da arte. São Paulo: Contexto.
- Gombrich, E. (2008). "O Olhar Móvel". In: A história da arte. Rio de Janeiro: LTC.
- Vídeo: "A Arte Gótica", disponível aqui no YouTube.
- Site "História da Arte", seção sobre Arte Gótica, disponível aqui.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Recriando um Vitral Gótico"
Objetivo do Projeto
Recriar um vitral de uma catedral gótica, com base em seus conhecimentos adquiridos sobre a Arte Gótica, suas características e ícones.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos irá escolher um vitral gótico específico para recriar, seja um existente ou inventado por eles, com base nas características da Arte Gótica. Em seguida, desenhará o projeto no papel e, por fim, construirá uma maquete do vitral, usando materiais reciclados e pintura para representar o vitral.
Este projeto irá envolver o estudo detalhado da Arte Gótica, incluindo sua história, suas características, suas inovações técnicas e sua iconografia religiosa. Além disso, irá requerer habilidades práticas, como desenho, pintura e construção de maquetes, bem como habilidades de gerenciamento de tempo, trabalho em equipe e resolução de problemas.
O projeto deverá ter aproximadamente 12 horas para ser executado por aluno participante, incluindo o tempo de pesquisa, de desenho do projeto, de construção da maquete e de redigir o relatório final.
Materiais Necessários
- Livros e recursos online sobre Arte Gótica
- Papel e lápis para desenho
- Materiais reciclados (por exemplo, papelão, garrafas de plástico, etc.)
- Tinta acrílica de várias cores
- Pincéis
- Cola
Passo a Passo Detalhado
-
Pesquisa: Começar por realizar uma pesquisa detalhada sobre a Arte Gótica, focando não apenas na sua história e características, mas, especialmente, nos vitrais góticos.
-
Escolha do Vitral: Cada grupo deve escolher um vitral gótico para recriar. Pode ser um vitral existente ou um concebido pelos próprios alunos, desde que baseado nas características da Arte Gótica.
-
Desenho do Projeto: Em seguida, os alunos devem desenhar o projeto do vitral no papel, incluindo todas as suas partes e detalhes e a paleta de cores que irão utilizar.
-
Construção da Maquete: Depois de desenhar o projeto, os alunos devem construir uma maquete do vitral, utilizando materiais reciclados e tinta acrílica. Eles deverão usar sua criatividade para representar a complexidade e a riqueza dos vitrais góticos.
-
Relatório Final: Por fim, os alunos devem redigir um relatório detalhado sobre o projeto, explicando a pesquisa que realizaram, a escolha do vitral, o desenho do projeto, a construção da maquete e as dificuldades que encontraram.
O relatório final deve conter, pelo menos, quatro seções:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema da Arte Gótica, sua importância e a escolha do vitral.
- Desenvolvimento: O aluno deve detalhar a pesquisa realizada, o desenho do projeto e a construção da maquete.
- Conclusões: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais e explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, incluindo livros, sites e vídeos.
Lembre-se, este relatório não é apenas uma descrição do que foi feito, mas uma reflexão sobre todo o processo e os aprendizados do grupo.