Entrar

Projeto: Falsos Cognatos | Metodologia Digital | Projeto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Falsos Cognatos

Objetivos

-  Reconhecer e identificar falsos cognatos em espanhol.

-  Compreender que os sentidos das palavras em espanhol podem diferir significativamente de suas aparentes traduções para o português.

- 易 Desenvolver habilidades de discernimento contextual para evitar interpretações equivocadas.

-  Aprimorar a capacidade de comunicação em espanhol através de exemplos práticos e contexto digital.

Você Sabia?

1. ‍♂️ Você sabia? Em espanhol, se você disser que está 'embarazado(a)', pode definitivamente causar confusão! A palavra na verdade significa 'grávida' - não apenas constrangido(a) como em português! 

2.Famosos Falsos Cognatos! Se alguém em espanhol disser que está 'constipado(a)', nada de esperar um espirro! Na verdade, a palavra significa que estão resfriados. Melhor separar a ideia de remedinhos à base de leite! 拏

3.'Realidade vs. Expectativa': Quando encontramos a palavra 'introduzir' em português, parece que só precisamos adicionar um 'z' no início, certo? O erro é não só enfiar nada em lugar algum, mas entender que em espanhol 'introducir' significa 'apresentar' ou 'inserir'. Quase como uma versão tech do significado! ⌨️

Contextualizando

Os falsos cognatos são como os 'lobos em pele de cordeiro' no mundo das palavras.  Espanhol e Português têm palavras que parecem iguais ou muito parecidas, mas seus significados são totalmente diferentes. Basicamente, são as pegadinhas da tradução! Imagine a cena: você em Barcelona, acreditando firmemente que pode pedir mucha preservación para o seu jantar, quando na verdade estaria pedindo muito contrabando! 壟

Entender e reconhecer os falsos cognatos é mais do que uma habilidade de tradução; é praticamente ter um passaporte virtual para não cometer gafes bizarras. Essas pegadinhas podem variar de hilárias a embaraçosas, como confundir desejos de sucesso com deliciosos pastelitos. 臘

Abordar esse desafio pode ser como resolver um enigma digital, e é exatamente aí que entra a nossa missão! ️‍♂️️‍♀️ Vamos decifrar esses pequenos mistérios do léxico espanhol, explorar os perigos digitais em redes sociais e, de quebra, aprender a comunicar com eficiência em um novo idioma. Preparados para embarcar nessa aventura linguística? Vamos nessa!

Atividade 1: Cognato Clickbait: A Liga dos Cognatos Enganosos

Descrição

Misión Detetive Digital: Preparados para uma aventura em que a língua é o nosso território? Vamos usar nossa criatividade e astúcia para criar um grande jogo interativo que ajudará a todos a dominar os fantasmas das traduções espanhol-português! Nesta missão, vocês serão responsáveis por criar um site ou blog colaborativo onde irão reunir e explicar uma lista de falsos cognatos. O objetivo final é criar um 'escape game' em que os jogadores tenham que escolher entre um cognato falso ou verdadeiro para progredir. Aprenderemos, riremos e encontraremos muitos 'mistérios' perdidos na tradução! 里

Materiais Necessários

- Celulares, Tablets ou Computadores 

- Acesso à Internet 

- Ferramentas de Pesquisa Online 類

- Plataformas de Edição de Sites ou Blogs (Google Sites, WordPress, Wix, etc.) 

- Muita Criatividade e Bom Humor! 

Passo a Passo

    1. Formação dos Grupos e Definição de Papéis (1ª Semana): Dividir a turma em subgrupos responsáveis por diferentes tarefas (Pesquisa, Criação de Conteúdos, Design do Site, e Implementação do Escape Game).
    1. Pesquisa de Falsos Cognatos (1ª Semana): Cada subgrupo deve pesquisar e reunir 5 falsos cognatos em espanhol. Anotem a palavra, seu significado correto e o contexto de uso equivocado. Façam isso na plataforma colaborativa Google Docs ou similar.
    1. Criação de Conteúdos (2ª Semana): Baseado na pesquisa, a turma deve criar posts, vídeos curtos, memes e infográficos para explicar os falsos. Utilizem ferramentas como Canva, Powtoon, ou iMovie para construir o conteúdo.
    1. Design do Site (3ª Semana): Comecem a construir o site utilizando plataformas disponíveis. Organizem as páginas, insiram os conteúdos criados e definam a estrutura do escape game.
    1. Implementação do Escape Game (4ª Semana): Insiram os elementos do jogo interativo, onde os visitantes terão que decidir se uma palavra é ou não um falso cognato. Testem o escape game entre si e com outros colegas da escola.
    1. Revisão e Melhorias (últimos dias): Revisem todo o site, façam os ajustes necessários e publiquem o projeto. Certifiquem-se de que o jogo está funcionando sem problemas e façam uma última revisão geral.
    1. Apresentação Final (última aula): Apresentem o escape game para a turma, joguem entre si e com alunos de outras turmas. Discutam os aprendizados e feedbacks recebidos.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: O entregável será um site ou blog completo, contendo pelo menos 20 falsos cognatos explicados, utilizando textos, vídeos, memes ou infográficos. Vocês também devem desenvolver um escape game interativo dentro do site, onde visitantes devem escolher entre palavras verdadeiras e falsas para avançar no jogo. Graças a essa imersão digital, não apenas todos participarão ativamente na construção do conteúdo, mas também conhecerão de forma divertida conceitos que poderiam ser áridos em qualquer outra situação. 

Atividade 2: Cognato Challenge: O Quiz dos Falsos Amigos

Descrição

Desafio Cognato: Vamos deixar a sala de aula ainda mais divertida e desafiadora! Vocês irão criar um jogo de quiz interativo online utilizando ferramentas como Kahoot, Mentimeter ou Google Forms. A ideia é desenvolver um quiz que teste o conhecimento de todos sobre falsos cognatos, com perguntas criativas, imagens e, claro, um pouco de humor. Vocês serão divididos em subgrupos, e cada subgrupo ficará responsável por uma categoria de perguntas, assim garantimos uma variedade deliciosa e educativa. 朗

Materiais Necessários

- Celulares, Tablets ou Computadores 

- Acesso à Internet 

- Ferramentas de Criação de Quiz (Kahoot, Mentimeter, Google Forms) 里

- Muita Criatividade e Bom Humor! 

Passo a Passo

    1. Formação dos Grupos e Definição de Papéis (1ª Semana): Dividir a turma em subgrupos, cada um responsável por uma temática do quiz (ex: 'Alimentos', 'Animais', 'Redes Sociais', 'Esportes', etc.).
    1. Pesquisa de Falsos Cognatos (1ª Semana): Cada subgrupo seleciona palavras dentro de sua temática, pesquisa, e elabora perguntas com respostas certas e erradas, sempre envolvendo diferentes falsos cognatos.
    1. Criação das Perguntas no Quiz (2ª Semana): Utilizem ferramentas como Kahoot, Mentimeter ou Google Forms para inserir as perguntas e respostas. Caprichem nas alternativas e não se esqueçam de criar explicações para cada resposta, explicando o porquê de ser verdadeira ou falsa.
    1. Revisão e Ajustes (3ª Semana): Revisem as perguntas de seus colegas e façam ajustes necessários. Garantam que todas as perguntas estejam corretamente escritas e com suas explicações claras.
    1. Treinamento e Testes (3ª e 4ª Semanas): Treinem o uso do quiz entre si certificando-se de que tudo está funcionando como o esperado. Testem o conhecimento de colegas de outras turmas ou amigos para garantir que o quiz está atraente e que todos possam jogar.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: O entregável será um mega Quiz Interativo Online com no mínimo 50 perguntas bem elaboradas que testem o conhecimento dos visitantes sobre falsos cognatos em espanhol. Vocês devem criar explicativas para cada alternativa, garantindo assim que diferentes níveis de compreensão possam aproveitar o jogo. A última tarefa será compartilhar o link do quiz com a turma toda e outras turmas para teste, além da apresentação das estatísticas! 

Atividade 3: VideoMas-Falso-Cognato: A Web Série do Engano

Descrição

 Desafio de Criação de Conteúdo: Os alunos serão desafiados a criar uma web série interativa chamada 'VideoMas-Falso-Cognato'. Nessa série, eles deverão interpretar personagens que vivem situações cômicas e constrangedoras por causa de falsos cognatos em espanhol. O objetivo é promover o aprendizado de forma divertida e contextualizada, enquanto utilizam ferramentas de edição de vídeo e múltiplas plataformas digitais para divulgar sua produção. Preparem-se para serem diretores, roteiristas, atores e agentes de navegação de uma série quase profissional! 

Materiais Necessários

- Celulares  (ou Câmeras de Vídeo, se disponíveis)

- Acesso à Internet 

- Ferramentas de Edição de Vídeo (KineMaster, iMovie, Adobe Spark, etc.) 

- Plataformas para Publicação de Vídeo (YouTube, Instagram Reels, etc.) 

- Ferramentas de Comunicação Online (WhatsApp, Google Meet) 

Passo a Passo

    1. Divisão de Tarefas e Definição das Personagens (1ª Semana): Dividam a turma em diferentes grupos responsáveis por funções específicas: Roteiristas, Atores, Diretores, Editores, e Produtores. Cada grupo deverá escolher ou criar uma personagem fictícia ou baseada em situações reais envolvendo falsos cognatos.
    1. Pesquisa dos Falsos Cognatos (2ª Semana): Pesquisem e selecionem alguns falsos cognatos em espanhol que serão explorados nos episódios. Cada grupo deverá criar situações de diálogo ou interações envolvendo essas palavras e os contextos que geram confusão, com situações cômicas ou engraçadas.
    1. Elaboração do Roteiro (3ª Semana): Utilizem a colaboração online para criação do roteiro de cada episódio, incluindo diálogos, cenários e utilização dos falsos cognatos. É fundamental que o roteiro ajude na compreensão correta do uso das palavras e no contexto em que estão inseridas.
    1. Gravação dos Episódios (4ª Semana): Usem câmeras de celular ou webcams para gravar os episódios. Encontrem cenários adequados e garantam uma boa iluminação e áudio. Se possível, ensaio prévio para ajustar roteiro e pulls das câmeras.
    1. Edição e Publicação (últimas semanas): Editem os episódios com software de edição de vídeo. Adicionem trilha sonora, animações e legendas quando necessário. Publiquem os vídeos em uma plataforma acessível a todos (YouTube, Instagram, etc.) e organizem os links em um blog ou site do grupo. Preparem legendas e posts complementares explicando o contexto dos falsos cognatos utilizados em cada episódio.
    1. Apresentação e Feedback (última semana): Apresentem a web série à turma e, se possível, para outras turmas e comunidades. Promovam uma sessão de perguntas e feedback para coletar impressões e ajustes. Utilizem a experiência para reflexões finais e compartilhem os aprendizados ao longo do projeto.

O Que Você Deve Entregar?

Entregável: O produto final será uma web série completa composta por, no mínimo, 5 episódios, em que os alunos usarão personagens fictícios ou situacionais reais para criar histórias envolvendo falsos cognatos. Cada episódio deve ser editado de forma criativa e publicado em uma plataforma de vídeo à escolha do grupo. Além disso, será necessário criar artigos ou posts complementares em blogs ou redes sociais para expandir a discussão e promover a interatividade sobre o tema. Os alunos devem apresentar a série à turma e, se possível, mesmo para outras turmas ou comunidades. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies