Entrar

Projeto: Selfie: A Subjetividade na Cultura Digital Contemporânea

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Subjetividade da Cultura Contemporânea

Contextualização

Um dos grandes desafios que a filosofia contemporânea apresenta é a questão da subjetividade na cultura. A subjetividade é um conceito em constante mudança e evolução, representando a identidade individual e coletiva, a perspectiva de cada indivíduo e a sua interpretação das experiências pessoais. A subjetividade está em desafio constante pela velocidade com que a cultura contemporânea muda, através dos avanços tecnológicos, da globalização e das mídias sociais.

Na filosofia, a subjetividade se encontra na intersecção entre autocognição e interação social, sendo um processo dinâmico que evolui e é negociado em tempo real. A subjetividade é vista em relação à objetividade, onde a objetividade é um consenso cultural, um quadro de referência compartilhado que guia o pensamento e a ação humanos. No entanto, a subjetividade indica que cada indivíduo tem uma perspectiva única e pessoal, que pode ou não se alinhar com a objetividade.

O mundo contemporâneo apresenta novas dimensões para a subjetividade, com o avanço das tecnologias de comunicação, o crescimento das redes sociais e o acesso quase infinito à informação. A cultura digital, em particular, apresenta desafios únicos para a subjetividade. As redes sociais se tornaram uma esfera onde a subjetividade é constantemente negociada e performada. As identidades digitais que criamos em plataformas online são extensões da nossa subjetividade, moldadas pela interação social em ambientes virtuais.

Compreender a subjetividade na cultura contemporânea é vital para entendermos a sociedade como um todo. Este projeto visa explorar a subjetividade na cultura contemporânea, examinando como ela é moldada e influenciada por fatores internos e externos.

Introdução Teórica

Existem muitos teóricos e pensadores cujo trabalho pode fornecer uma base sólida para este projeto. A obra de Michel Foucault é um ótimo ponto de partida, especialmente o seu conceito de "governamentalidade". Segundo Foucault, a "governamentalidade" é um tipo de controle social que opera não através de coerção direta, mas sim moldando a subjetividade dos indivíduos.

Além de Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari oferecem uma visão útil de como as identidades são criadas e modificadas em nossa cultura contemporânea em constante mudança. Eles propõem a ideia de "desterritorialização", que descreve o processo contínuo de mudança e deslocamento que caracteriza a subjetividade.

Por último, mas não menos importante, o trabalho de Judith Butler sobre a performatividade do gênero oferece um entendimento significativo de como a subjetividade é constantemente criada e recriada através de atos performativos. Segundo Butler, o gênero não é um aspecto estático e fixo da identidade, mas algo que é constantemente realizado e negociado em contextos sociais.

Para aprofundar a compreensão sobre o tema, os alunos podem se basear nos seguintes recursos:

  1. A história da sexualidade de Michel Foucault

  2. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari

  3. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade, de Judith Butler

Atividade Prática

Título da Atividade: "Selfie: A Subjetividade na Cultura Digital Contemporânea"

Objetivo do Projeto:

Explorar e analisar a subjetividade através da criação de um perfil digital, levando em consideração a perspectiva filosófica da subjetividade na cultura contemporânea e como ela é moldada por aspectos sociais e tecnológicos.

Descrição do Projeto:

Os grupos de alunos irão criar uma "persona" digital fictícia que represente uma identidade específica dentro de um grupo social, cultural, étnico ou de gênero. Eles irão explorar a cultura e a subjetividade dessa persona, criando um perfil digital para ela em uma plataforma de mídia social fictícia.

Esse perfil deve incluir postagens, comentários, fotos e outros materiais que reflitam a identidade e a cultura dessa persona, bem como a sua subjetividade. Os alunos deverão levar em consideração as obras de Foucault, Deleuze, Guattari e Butler ao criarem esse perfil.

Materiais Necessários:

  1. Computador ou dispositivo com acesso à internet
  2. Software para criação de imagens (como o Adobe Photoshop ou aplicativos gratuitos de design online)
  3. Acesso às obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Judith Butler

Passo a Passo da Atividade:

  1. Formando Grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher uma "persona" para explorar.

  2. Pesquisa Inicial: Os grupos devem começar a pesquisar sobre o grupo social, cultural, étnico ou de gênero escolhido, seus costumes, tradições, desafios e estilo de vida.

  3. Estudo dos Teóricos: Os alunos devem estudar as obras de Foucault, Deleuze, Guattari e Butler, concentrando-se em suas teorias sobre a subjetividade e a identidade. Eles devem discutir e analisar como essas teorias se aplicam à persona que escolheram.

  4. Criação do Perfil: Cada grupo deve então criar o perfil digital de sua persona em uma plataforma de mídia social fictícia. Eles devem criar postagens, comentários, fotos e outros materiais que reflitam a identidade e a cultura dessa persona.

  5. Análise: Após a criação do perfil, os alunos devem analisar como a identidade e a subjetividade de sua persona são expressadas e percebidas na cultura digital.

Entregas do Projeto:

  1. Perfil Digital: Os grupos devem entregar o perfil digital de sua persona, incluindo todas as postagens, comentários, fotos e outros materiais criados.

  2. Relatório do Projeto: Os grupos devem escrever um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve seguir o seguinte formato:

    • Introdução: Contextualização do projeto, incluindo a relevância do tema, a escolha da persona e a plataforma utilizada para criar seu perfil digital.

    • Desenvolvimento: Descrição detalhada da atividade, incluindo a metodologia utilizada para criar o perfil digital e a análise das postagens e materiais criados. Além disso, deve-se discutir as teorias dos filósofos estudados e como foram aplicadas na prática.

    • Conclusões: Discussão sobre os resultados do projeto, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a subjetividade e identidade em meio a cultura digital contemporânea.

    • Bibliografia: Referências bibliográficas utilizadas para o desenvolvimento do projeto.

Lembrando, a efetividade das entregas será medida não apenas pela precisão das informações, mas também pela criatividade, colaboração e capacidade de análise crítica dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies