Contextualização
Energia é um conceito fundamental na física. Basicamente, energia é a capacidade de realizar trabalho. Na natureza, a energia pode ser convertida de uma forma para outra, mas ela não pode ser criada ou destruída, de acordo com a primeira lei da termodinâmica. A energia é classificada em duas categorias principais: energia renovável, que é obtida de fontes que são reabastecidas naturalmente em uma escala de tempo humana, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica; e a energia não renovável, derivada de recursos que esgotam com o uso e leva um longo período de tempo para se regenerar, como o petróleo, gás natural e o carvão.
Na atualidade, grande parte da energia consumida no mundo vem de fontes não renováveis. Estas fontes têm uma grande desvantagem, elas são limitadas e podem esgotar-se. Além disso, têm um elevado impacto ambiental, pois contribuem para o aquecimento global através de emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, as energias renováveis são consideradas uma alternativa mais amigável ao meio ambiente, embora também apresentem alguns desafios, como a variabilidade e a dependência das condições meteorológicas.
A necessidade de alternativas energéticas sustentáveis se tornou um dos tópicos mais discutidos globalmente, devido à escassez e ao impacto ambiental das fontes de energia não renováveis. Isso levou a um rápido desenvolvimento e inovação em tecnologias de energia renovável. O estudo das energias renováveis e não renováveis é, portanto, extremamente relevante, não só para compreendermos como funcionam, mas também para nos conscientizarmos da importância de uma transição justa e sustentável para fontes de energia renováveis.
Para aprofundar seus estudos, recomendamos a leitura dos seguintes materiais:
- Energias Renováveis e Não Renováveis (Ministério de Minas e Energia)
- Aquecimento global e fontes de energia (Revista Nova Escola)
- O que você precisa saber sobre energia renovável (InfoEscola)
Atividade Prática
Título da Atividade: Energias em Jogo
Objetivo do Projeto
Este projeto pretende engajar os alunos na compreensão, análise e discussão das principais fontes de energia, suas vantagens, desvantagens e impacto ambiental, por meio da criação de um Jogo de Tabuleiro sobre Energias Renováveis e Não Renováveis. Além disso, a atividade tem como objetivo promover o trabalho em equipe, a criatividade e a gestão eficaz do tempo.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada equipe terá a tarefa de criar um Jogo de Tabuleiro onde os conceitos de energias renováveis e não renováveis serão explorados. O jogo deve ser projetado de maneira a promover discussões e reflexões sobre a dependência atual em relação aos recursos de energia não renováveis e a necessidade de introdução de alternativas renováveis.
Materiais Necessários
- Papelão ou cartolina grande para a base do tabuleiro
- Canetas coloridas, lápis, marcadores
- Cola, tesoura
- Peças de jogos antigos, ou vocês podem criar as suas
- Dados
- Papel para criação das regras e cartas do jogo (se for o caso)
- Recursos de pesquisa (livros, acesso à internet)
Passo a Passo
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Pesquisa: Cada equipe deve começar pesquisando sobre as diferentes formas de energias renováveis e não renováveis. Use as referências fornecidas no começo do projeto e outras fontes confiáveis. Esta pesquisa deve incluir: definições, exemplos, vantagens e desvantagens, impactos ambientais de cada tipo de energia.
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Planejamento do Jogo: Depois da fase de pesquisa, os grupos devem começar a planejar seu jogo. Isso deve incluir a criação das regras, objetivo do jogo, elementos do jogo (tabuleiro, cartas, peças) e como as informações sobre as energias renováveis e não renováveis serão incorporadas no jogo.
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Construção do Jogo: Após o planejamento, os grupos começam a construir o tabuleiro, confeccionar as peças e escrever as regras e cartas do jogo (se houver). Lembrem-se, o jogo deve ser atrativo, informativo e promover o diálogo sobre as energias renováveis e não renováveis.
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Jogar e Ajustar: Uma vez que o jogo esteja completo, é hora de jogar! Cada equipe deve jogar seu próprio jogo, verificando se as regras são claras e o jogo é informativo e divertido. Ajustes podem ser feitos conforme necessário.
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Apresentação: Cada equipe apresentará seu jogo para a classe, explicando as regras, o propósito e como as informações sobre energias renováveis e não renováveis foram incorporadas. Os alunos devem ser incentivados a discutir os desafios que encontraram durante a criação do jogo e como eles foram superados.
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Relatório Final: No final do projeto, cada equipe deve elaborar um relatório contendo a Introdução (contextualização do tema, objetivos do projeto), Desenvolvimento (teoria sobre as energias renováveis e não renováveis, descrição detalhada da atividade, metodologia adotada e resultados), Conclusão (aprendizados, dificuldades encontradas e como foram superadas) e Bibliografia. Também devem incluir fotos e/ou desenhos do jogo.
Entrega do Projeto
A entrega do projeto será um Jogo de Tabuleiro que envolva os conceitos aprendidos sobre energias renováveis e não renováveis, juntamente com um relatório escrito. No relatório, os alunos deverão apresentar o resumo de suas pesquisas, a descrição e as regras do jogo, as dificuldades encontradas durante o projeto e como foram superadas, os aprendizados obtidos, as conclusões retiradas sobre o projeto e a bibliografia usada. O relatório deve incluir também fotos ou desenhos do jogo.
Desta forma, a atividade prática (Jogo de Tabuleiro) e o relatório escrito são complementares e representam o aprendizado dos alunos sobre o tema, suas habilidades de trabalho em equipe, administração do tempo, pesquisa, resolução de problemas e pensamento criativo.