Contextualização
O conhecimento de um novo idioma, como o inglês, não é apenas aprender a gramática e a pronúncia correta. Também envolve o entendimento do vocabulário e o uso correto das palavras no contexto certo. Entre os principais temas de vocabulário que aprendemos estão os alimentos, objetos e partes da casa. Este projeto pretende criar um ambiente conducente para aprendizado e prática do vocabulário, usando esses temas como base.
O uso do vocabulário adequado é essencial para a comunicação eficaz. Por exemplo, saber o nome dos alimentos em inglês não só ajuda quando você está num restaurante num país de língua inglesa, mas também num contexto mais amplo, como ao assistir a um programa de culinária ou ao ler um livro de receitas em inglês. Da mesma forma, o conhecimento das partes e objetos da casa em inglês é igualmente crucial. Ajuda não só em situações como ao se hospedar em um aluguel de temporada no exterior, mas também ao assistir a filmes, séries e programas de reforma de casa, por exemplo.
Este projeto é importante porque o aprendizado de um novo idioma deve estar ancorado na realidade e nas situações cotidianas. Além disso, no mundo globalizado atual, o conhecimento do inglês é uma habilidade altamente desejada e valorizada no mercado de trabalho. Através desse projeto, esperamos que os alunos possam aprimorar suas habilidades de vocabulário de maneira divertida e envolvente.
Aqui estão alguns recursos que podem ser úteis para iniciar o estudo:
- BBC Languages - Um excelente recurso para aprender inglês com uma variedade de materiais de aprendizado.
- Cambridge Dictionary - Dicionário online de inglês com pronúncia, definições e exemplos de frases.
- British Council - Oferece uma variedade de atividades interativas para aprender inglês.
- Duolingo - Um aplicativo bem conhecido de aprendizado de idiomas que possui uma variedade de exercícios interativos para praticar o vocabulário.
Atividade Prática: "Inglês na Casa e na Cozinha"
Objetivo do Projeto
Este projeto pretende familiarizar os alunos com o vocabulário básico de inglês relacionado a alimentos, objetos e partes da casa, e incentivá-los a usar esse vocabulário de forma apropriada e em contexto.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo será responsável pela criação de um "Tour em Inglês" de uma casa e cozinha, utilizando os vocabulários relevantes. Este tour será apresentado em forma de vídeo, onde os alunos terão que se filmar apresentando diferentes partes da casa e cozinha, e os objetos e alimentos encontrados lá, tudo em inglês. Além disso, eles deverão preparar uma receita simples de um prato, narrando todo o processo em inglês.
Materiais Necessários
- Uma casa ou cozinha para filmar o tour
- Uma câmera ou smartphone com capacidade de gravação de vídeo
- Alimentos e utensílios de cozinha para a demonstração da receita
- Computador para edição de vídeo (opcional)
- Softwares de edição de vídeo (opcional)
Passo a Passo
1. Planejamento e Pesquisa
Os alunos, em seus grupos, farão uma lista de todas as partes da casa, móveis, utensílios de cozinha e alimentos que serão usados no vídeo. Eles devem pesquisar as palavras correspondentes em inglês para cada item listado. Além disso, devem escolher uma receita para preparar durante o vídeo.
2. Roteiro
Depois de concluir a pesquisa, os alunos devem criar um roteiro para o vídeo. Este roteiro deve incluir a estrutura geral do vídeo, os itens que serão apresentados e como serão apresentados, e o passo a passo da receita que será preparada.
3. Gravação do Vídeo
Os alunos devem seguir o roteiro para gravar seu vídeo. Eles devem garantir que cada componente da casa e da cozinha seja apresentado de forma clara e que a preparação da receita seja explicada passo a passo em inglês.
4. Edição do Vídeo (opcional)
Os alunos podem optar por editar seu vídeo para garantir um fluxo suave e a inclusão de todos os elementos necessários.
5. Escrita do relatório
Finalmente, os alunos irão escrever um relatório formal detalhando o processo de criação do vídeo, os desafios encontrados e como eles foram superados, além das aprendizagens feitas durante o projeto.
Entregáveis
-
Vídeo do Tour em Inglês: Este vídeo deve ter um mínimo de 10 minutos de duração, até um máximo de 20 minutos. O vídeo deve incluir um tour pelos cômodos da casa e a cozinha, com a identificação correta dos objetos e dos alimentos, e a preparação de uma receita em inglês.
-
Relatório escrito: Este relatório deve seguir a estrutura padrão de um relatório acadêmico:
-
Introdução: Aqui os alunos contextualizarão o projeto, explicarão a escolha do tema e seu propósito, discutirão a relevância do aprendizado do vocabulário em um idioma estrangeiro e as aplicações práticas desse conhecimento no mundo real.
-
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos fornecerão detalhes sobre o processo de planejamento e execução do projeto. Eles explicarão a metodologia usada para pesquisar e aprender novos vocabulários, discutirão o processo de criação do roteiro de vídeo, filmagem e edição (se aplicável). Eles também discutirão qualquer desafio encontrado e como superaram esses desafios.
-
Conclusão: A conclusão deve recapitular os principais pontos mencionados no relatório, refletir sobre as experiências de aprendizado dos alunos, e discutir as habilidades e o conhecimento adquirido após a conclusão deste projeto.
-
Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as fontes de informação usadas durante a pesquisa.
-