Contextualização
A porcentagem é uma grandeza matemática que estudamos desde os primeiros anos escolares. Ela é usada em uma infinidade de situações no nosso dia a dia, como nos juros dos bancos, nos impostos, nas promoções das lojas, nas estatísticas apresentadas nos meios de comunicação, e muitos outros. Para compreender bem a porcentagem, é necessário entender que ela é uma fração de denominador 100, assim, quando dizemos, por exemplo, que 20% dos alunos de uma sala são meninas, estamos querendo dizer que, a cada 100 alunos, 20 são meninas.
Na matemática, a porcentagem é uma maneira de expressar um número como uma fração de 100. Porcentagem, que literalmente significa "por cento", é um conceito que é usado para comparar números em relação a outros números. É comumente usado em finanças, economia, estatísticas, matemática e muitos outros campos, onde a comparação de quantidades ou o acompanhamento de mudanças ao longo do tempo é importante.
O conceito de porcentagem é fundamental em muitos campos, desde negócios até ciência e engenharia. Nos negócios, por exemplo, a porcentagem é usada para calcular lucros, impostos, taxas de juros e descontos. Na ciência e engenharia, é usada para calcular eficiências, concentrações e taxas. Em nossa vida diária, encontramos porcentagens em muitas situações, desde calcular o troco no supermercado até entender estatísticas em notícias.
Os seguintes recursos podem ser utilizados pelos alunos para aprofundamento no tema:
- Conceitos Básicos de Porcentagem - Mundo Educação
- Porcentagem - Brasil Escola
- Como Calcular a Porcentagem? - Toda Matéria
- Porcentagem e suas aplicações - Só Matemática
Atividade Prática
Título da Atividade: "Percentualmente Falando"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento aprofundado do conceito de porcentagem e suas aplicações no mundo real.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo receberá um pacote de dados fictício referente a uma empresa de comércio eletrônico. Esse conjunto de dados incluirá informações sobre vendas, impostos, descontos e lucro. A partir desses dados, os alunos serão desafiados a resolver uma série de problemas de negócios utilizando o conceito de porcentagem. Além disso, eles também serão desafiados a criar um relatório financeiro para a empresa utilizando tabelas e gráficos.
Materiais Necessários
- Pacotes de dados fornecidos pelo professor
- Livro didático de Matemática
- Papel e lápis ou processador de texto para escrever o relatório
- Programas de computador para criar tabelas e gráficos (por exemplo, Microsoft Excel, Google Sheets)
Passo a Passo
- Formação dos grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5.
- Entrega dos pacotes de dados: Cada grupo receberá um pacote de dados referente a uma empresa de comércio eletrônico.
- Estudo do material teórico: Os alunos deverão revisar os conceitos de porcentagem no livro didático de Matemática e em qualquer outra fonte de pesquisa válida.
- Resolução dos problemas de negócios: Os alunos irão se reunir para resolver os problemas de negócio propostos, utilizando o conceito de porcentagem.
- Criação do relatório financeiro: Os alunos irão se reunir para criar um relatório financeiro para a empresa, utilizando tabelas e gráficos para representar os dados de maneira clara e concisa.
- Preparação do documento escrito: Os alunos irão se reunir para preparar o documento escrito, que deve seguir o formato de um relatório conforme mencionado anteriormente (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Bibliografia).
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o relatório financeiro e o documento escrito. O relatório financeiro deve conter tabelas e gráficos que representem os dados do pacote fornecido de forma clara e concisa. O documento escrito deve seguir o formato de um relatório e conter os seguintes tópicos:
-
Introdução: Os alunos devem contextualizar o problema da empresa, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria por trás do tema central do projeto - a porcentagem. Eles devem detalhar a metodologia utilizada para resolver os problemas de negócio e criar o relatório financeiro, discutindo o processo e os desafios enfrentados, bem como apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto - tanto para entender o conceito de porcentagem quanto para resolver os problemas de negócio e criar o relatório financeiro.
O projeto deve ser desenvolvido e finalizado em um mês, com cada aluno investindo de cinco a dez horas de trabalho.