Entrar

Projeto: Criando um Conto com Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo

Contextualização

O Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo é um dos tempos verbais da língua espanhola que, embora não seja tão comum em textos ou conversas cotidianas, possui uma importância fundamental na construção de textos literários, jurídicos, entre outros, além do seu uso no diálogo indireto. A criação deste projeto vem com o objetivo de permitir aos alunos uma compreensão mais aprofundada do uso deste tempo verbal, assim como sua aplicação prática no mundo real.

O uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo é de maior relevância quando queremos expressar situações hipotéticas, ações que poderiam ter acontecido no passado, mas não ocorreram ou desejos e incertezas que se referem ao passado. Sua utilização é comum em textos mais complexos e formais, e é por isso que o conhecimento deste tempo verbal é de suma importância para a formação de um bom usuário da língua espanhola.

É importante ressaltar que o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo faz parte da conjugação irregular de verbos em espanhol, ou seja, sua formação não segue um padrão fixo, como acontece com outros tempos verbais. Esta particularidade, por si só, já confere um desafio adicional para os estudantes da língua. Portanto, a proposta de trabalho com este tempo verbal não se resume somente à sua aplicação, mas também à reflexão sobre a estrutura da língua espanhola e suas peculiaridades.

Este tempo verbal, apesar de não ser muito utilizado em conversas cotidianas, é essencial para a elaboração de textos mais elaborados, como os literários e jurídicos. Conhecer e saber utilizar corretamente o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo abre um leque de possibilidades que pode enriquecer muito as produções textuais dos alunos.

Recursos para estudo do tema:

  1. Site ESPAÑOL CON MARÍA. Disponível em: https://www.espanolconmaria.com/que-es-el-pluscuamperfecto-de-subjuntivo/.
  2. Vídeo: "El pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo | ProfeDeELE.es". Disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Qirau6Ebdvs.
  3. Livro: "Gramática de uso del español", de Luis Aragonés e Ramón Palencia. Disponível em bibliotecas e livrarias.

Além desses materiais, os alunos podem fazer uso dos recursos bibliográficos disponíveis na biblioteca da escola, bem como de material de apoio fornecido pelo professor.

Atividade Prática

Título: "Criando um Conto com Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo"

Objetivo do Projeto

O objetivo principal do projeto é a aplicação prática do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo em um conto narrativo de aproximadamente 1000 palavras, cujo trama deve girar em torno de uma situação hipotética do passado que não ocorreu. Além disso, espera-se que este projeto proporcione aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo.

Descrição detalhada do Projeto

Este será um projeto de grupo, cada grupo sendo composto por entre três e cinco membros. O grupo deve criar uma narrativa original que incorpora o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo. A história deve ser centrada em um evento que poderia ter acontecido no passado, mas por algum motivo não ocorreu.

Adicionalmente, os alunos devem realizar um estudo aprofundado sobre o tempo verbal em questão e preparar uma apresentação sobre o mesmo, detalhando suas características, usos, diferenças em relação a outros tempos verbais e exemplos práticos. A apresentação deve ser feita para o restante da turma.

Materiais Necessários

Nenhum material físico especial é necessário para a realização do projeto, além dos equipamentos de escrita tradicionais (canetas, lápis, papel), acesso à Internet para pesquisa e um computador para a elaboração do relatório final e da apresentação.

Passo a Passo detalhado

  1. Formação dos Grupos: Os alunos devem dividir-se em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Estudo e Pesquisa: Os alunos devem estudar a fundo o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo com os materiais recomendados e com outros que encontrarem em suas pesquisas.

  3. Brainstorm de Ideias para a Narrativa: Em grupo, os alunos devem discutir e planejar a história que desejam contar. A história deve ser original e o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo deve ser incorporado de maneira natural na trama.

  4. Escrever a Narrativa: Após a aprovação do esboço da história pelo professor, os alunos devem começar a escrever a narrativa.

  5. Preparação da Apresentação: Em paralelo com a criação da narrativa, os alunos devem criar uma apresentação expositiva sobre o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo.

  6. Revisão e Aperfeiçoamento: Após o término da escrita da história e da preparação da apresentação, os alunos devem revisar e aperfeiçoar ambos até estarem satisfeitos com o trabalho final.

  7. Apresentação: Os alunos devem realizar a apresentação para a turma e entregar a história finalizada ao professor.

  8. Elaboração do Relatório: Por fim, cada grupo deve elaborar um relatório detalhado, discutindo os processos de criação da narrativa, a pesquisa realizada sobre o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo, os desafios encontrados, as soluções implementadas e os aprendizados adquiridos ao longo do projeto.

Entrega do Projeto

Os entregáveis finais do projeto incluirão:

  1. Uma narrativa original, de aproximadamente 1000 palavras, que inclua o uso do Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo e que tenha sido escrita em conjunto pelo grupo.

  2. Uma apresentação detalhada sobre o Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo, incluindo suas características, usos, diferenças em relação aos outros tempos verbais e exemplos práticos.

  3. Um relatório final, que incluirá os seguintes tópicos: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada.

O relatório deve ser escrito de forma coesa e coerente, oferecendo ao leitor uma visão clara do processo de criação da trama e do aprendizado adquirido pelos alunos em relação ao Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo. A avaliação considerará tanto a qualidade do conteúdo produzido pelos alunos quanto a sua capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies