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Projeto: Mapping Time and Space: Uma Análise Cartográfica da Evolução da Sua Cidade

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Cartografia: Tempo e Espaço: Revisão

Contextualização

A Cartografia é uma disciplina que se enquadra na Geografia e está relacionada com a representação gráfica da Terra. Ela é essencial para que possamos entender o espaço geográfico em que vivemos, suas características e mudanças ao longo do tempo.

A Cartografia é dividida em duas grandes áreas: a Cartografia Geral e a Cartografia Temática. A Cartografia Geral envolve a produção de mapas de localização, enquanto a Cartografia Temática produz mapas que representam fenômenos específicos, como a distribuição populacional, a precipitação de chuvas, entre outros.

Com a evolução das tecnologias, a Cartografia passou por grandes mudanças e adaptações. Surgiram novos métodos e ferramentas para a produção de mapas, que vão além do papel e caneta. Hoje, por exemplo, temos a Cartografia Digital e a Cartografia de Satélites, que permitem uma representação mais precisa e em tempo real da Terra.

No mundo atual, a Cartografia é vital em diversas atividades. Ela é utilizada no planejamento urbano e rural, na localização de recursos naturais, no monitoramento de mudanças climáticas e na criação de estratégias para a conservação do meio ambiente, entre outros. Sem a Cartografia, seria muito mais difícil tomarmos decisões informadas sobre a maneira como utilizamos nosso espaço geográfico.

Além disso, a Cartografia é também uma ferramenta importante para a compreensão da História, pois permite visualizar os processos históricos e como eles alteraram a configuração dos espaços ao longo do tempo. Através dos mapas, podemos entender, por exemplo, como as migrações humanas ocorreram e como as fronteiras de países foram alteradas através dos séculos.

Para se aprofundar nesse tema, os alunos podem consultar os seguintes recursos:

  1. IBGE - Cartografia
  2. UFRGS - Cartografia
  3. Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Cartografia
  4. YouTube - A História da Cartografia

Atividade Prática

Título da atividade: "Mapping Time and Space: Uma Análise Cartográfica da Evolução da Sua Cidade"

Objetivo do projeto:

O objetivo deste projeto é explorar a evolução da paisagem urbana e geográfica da sua cidade ao longo do tempo, através da cartografia. Os alunos devem analisar mapas históricos e atuais, observar as mudanças ocorridas e identificar os fatores que influenciaram tais mudanças.

Descrição detalhada do projeto:

Os grupos de 3 a 5 alunos irão realizar uma investigação cartográfica analisando mapas históricos e atuais da sua cidade. Eles deverão identificar as principais mudanças na paisagem geográfica e urbana e os fatores que influenciaram essas mudanças.

A investigação deve ser dividida em duas etapas principais:

  1. Coleta e análise de mapas históricos e atuais.
  2. Elaboração de um relatório detalhado com as descobertas e análises.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa de mapas históricos e atuais.
  • Softwares de edição de imagem e processamento de texto para produção do relatório.
  • Livros de história e geografia da cidade, se disponíveis.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquisa de Mapas Históricos e Atuais: Os alunos deverão pesquisar na internet, bibliotecas e arquivos públicos, mapas históricos da sua cidade. Também será necessário obter um mapa atual para comparação.

  2. Análise dos Mapas: Uma vez coletados os mapas, os alunos devem analisá-los cuidadosamente, identificando as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Essas mudanças podem incluir alterações no traçado das ruas, construção de novos edifícios, crescimento populacional, mudanças no uso do solo, entre outras.

  3. Identificação de Fatores: Após a identificação das mudanças, os alunos devem investigar os fatores que influenciaram tais mudanças. Eles podem pesquisar em livros, jornais, artigos científicos e entrevistas com moradores mais antigos para complementar suas descobertas.

  4. Elaboração do Relatório: Por fim, os alunos devem elaborar um relatório detalhado sobre o que aprenderam. O relatório deve conter uma introdução com a contextualização do projeto, uma seção de desenvolvimento onde eles relatam a metodologia utilizada e os resultados obtidos, uma seção de conclusão onde eles resumem suas descobertas e reflexões sobre o projeto e uma seção de bibliografia onde eles listam todas as fontes utilizadas.

O relatório deve estar organizado de maneira clara e coerente, mostrando a conexão entre as evidências encontradas nos mapas e as conclusões tiradas pelos alunos.

O relatório também deve conter imagens dos mapas analisados, com notas e destaques indicando as principais mudanças encontradas.

Os alunos terão um mês para concluir o projeto.

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