Contextualização
Introdução
BRICS é um acrônimo formado pelas iniciais dos cinco países membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa, em Inglês). Estes países são todos economias emergentes em desenvolvimento e têm sido apontados como potenciais campeões do crescimento econômico no século XXI. O BRICS representa cerca de 42% da população mundial, 23% do PIB mundial, 30% do território e 18% do comércio mundial.
O BRICS é muito mais do que apenas um grupo econômico. É uma plataforma para diálogo e cooperação, que oferece uma ampla gama de benefícios, como construção de capacidade, promoção do crescimento econômico e enfrentamento de desafios globais como a mudança climática. O BRICS é também um palco para discussões políticas e diplomáticas, com a realização de reuniões anuais de cúpula.
Contextualização
No mundo globalizado em que vivemos, todos estamos conectados em uma escala sem precedentes. As decisões tomadas em um país podem ter um impacto profundo em todo o mundo. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de países do BRICS, cujo papel na economia global está crescendo rapidamente. As políticas implementadas pelos países do BRICS podem afetar não apenas seus próprios cidadãos, mas também a economia e a política global.
Os países do BRICS têm uma influência significativa na economia mundial e desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico global. O estudo do BRICS permite aos alunos entender a dinâmica global e a interconectividade dos mercados. Também cria uma consciência de como as diferentes políticas econômicas adotadas pelos países do BRICS podem afetar a economia global.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Simulação da Cúpula dos BRICS"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é simular a reunião anual da cúpula dos BRICS. Cada grupo de alunos será responsável por representar um dos cinco países membros do BRICS. Através da pesquisa e discussão em grupo, os alunos deverão elaborar políticas que respondam a uma questão global predefinida, representando os interesses do país que estão representando. Isso permitirá que os alunos entendam o funcionamento do BRICS, a importância da cooperação e os desafios da tomada de decisão em um cenário internacional.
Descrição Detalhada do Projeto
As equipes passarão uma semana pesquisando sobre seu país designado, o BRICS e a questão global a ser discutida. Durante a cúpula simulada, cada equipe terá a oportunidade de apresentar suas propostas, negociar com outras equipes e votar em uma resolução final. Após a cúpula, cada equipe deverá preparar um relatório detalhando o processo, suas propostas, desafios encontrados e a resolução final da cúpula.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisa
- Papel e caneta para anotações
- Projetor ou TV para apresentações
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Cada grupo de alunos (3 a 5 alunos) será atribuído a um país dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China ou África do Sul.
-
Os alunos farão pesquisas sobre o país que representam, o BRICS e uma questão global predefinida (por exemplo, mudança climática, desigualdade econômica, etc.). Eles devem focar na posição do seu país em relação a esta questão e as políticas atuais do BRICS.
-
Após a pesquisa, cada grupo deve desenvolver uma proposta de política que reflita os interesses do país que estão representando e a questão global em discussão.
-
Em uma aula, cada grupo apresentará sua proposta de política. Após todas as apresentações, haverá uma discussão em grupo e negociações entre os grupos, com o objetivo de chegar a uma resolução final da cúpula.
-
Após a cúpula, cada grupo terá uma semana para preparar um relatório detalhado. O relatório deve incluir a seguinte estrutura:
- Introdução: Contextualizar o tema, a relevância do BRICS e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Discussão sobre a teoria por trás do BRICS, explicação detalhada da atividade (pesquisa e cúpula), apresentação das propostas do grupo e a metodologia utilizada. Deve também incluir uma discussão dos resultados obtidos: a resolução final da cúpula e os desafios encontrados durante o processo.
- Conclusão: Retomar os pontos principais do relatório, os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes utilizadas para a pesquisa e elaboração do projeto.
-
Os relatórios serão avaliados com base no entendimento demonstrado do BRICS e da questão global, a qualidade da proposta de política, a qualidade da participação na cúpula e a qualidade do relatório final.
Este projeto combina atividades de pesquisa, debate, negociação e escrita para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e engajante aos alunos. Através da pesquisa, os alunos aprenderão sobre o BRICS e a questão global em detalhes. Na cúpula, eles poderão experimentar os desafios da tomada de decisões internacionais. Finalmente, a escrita do relatório permitirá que eles reflitam sobre o processo de aprendizagem e consolide seus conhecimentos.