Contextualização
Vamos embarcar em uma viagem histórica e profundamente importante para compreender o Brasil atual. Nosso destino é o período colonial e nossa principal questão será a escravidão e o comércio transatlântico.
O tema é desafiador, não apenas pelo volume de conteúdo, mas também porque aborda uma parte dolorosa e controversa de nossa história. No entanto, é justamente por esses motivos que se torna fundamental investigá-lo: impossível entender a formação social, econômica e cultural do Brasil sem entender a escravidão.
O Brasil foi o destino de 40% de todos os escravizados trazidos da África durante o período do comércio transatlântico e foi o último país independente das Américas a abolir a escravidão. Isso impactou profundamente nossa sociedade, economia e cultura e ainda pode ser sentido hoje nas desigualdades raciais que persistem.
Neste projeto, exploraremos a escravidão e o comércio transatlântico a partir de uma abordagem interdisciplinar, combinando história e geografia. Analisaremos o tráfico de escravizados, a sociedade escravocrata brasileira e os efeitos da escravidão até os dias atuais.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Vozes do Passado: Traçando as Rotas da Escravidão e o Impacto Cultural no Brasil"
Objetivo do Projeto:
O objetivo desta atividade é que os alunos tenham uma compreensão crítica e aprofundada da escravidão no Brasil colonial e seu impacto na sociedade contemporânea. Ao final do projeto, os alunos terão desenvolvido habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, apresentação oral e escrita.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão:
-
Investigar e traçar as principais rotas do tráfico transatlântico de escravizados para o Brasil, detalhando os principais pontos de origem e destino.
-
Analisar a sociedade escravocrata brasileira, identificando como funcionava a estrutura econômica, social e política, bem como a herança cultural africana.
-
Avaliar os efeitos da escravidão na sociedade brasileira contemporânea, seja na economia, na política, na cultura ou em desigualdades sociais.
-
Produzir um relatório escrito abrangente e fazer uma apresentação para compartilhar suas descobertas com a classe.
Materiais Necessários:
- Acesso à internet para pesquisa.
- Papel e caneta para anotações e planejamento.
- Programas de edição de texto e apresentação (Word, Google Docs, PowerPoint, Google Slides, etc.).
Passo a Passo Detalhado:
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve começar pesquisando sobre as principais rotas de escravização e o volume de africanos escravizados que chegaram ao Brasil.
- Em seguida, os grupos devem estudar a sociedade colonial brasileira e como ela foi afetada pela escravidão.
- Investigar a influência cultural africana no Brasil e como ela foi afetada pelo processo de escravização.
- Finalmente, analisem o impacto da escravidão no Brasil contemporâneo, explorando questões como desigualdades raciais e sociais, concentração de riqueza, cultura, identidade, etc.
- Paralelamente à pesquisa, cada grupo deve trabalhar na elaboração do relatório e da apresentação.
Entregas do Projeto:
Cada grupo deve entregar:
-
Um relatório detalhado do projeto, que deve incluir:
- Introdução explicando a importância do tema e o propósito do projeto.
- Desenvolvimento explanando as rotas do tráfico transatlântico, a organização da sociedade escravocrata, a influência cultural africana e o impacto da escravidão na sociedade contemporânea.
- Conclusão retomando os pontos principais, destacando os aprendizados obtidos e as reflexões a respeito do tema.
- Bibliografia com todas as fontes consultadas para o projeto.
-
Uma apresentação oral sobre suas descobertas, que deve ser feita para a classe. A apresentação deve ser bem estruturada e visualmente atraente, proporcionando um resumo conciso, mas completo, de suas descobertas. Cada membro do grupo deve ter um papel ativo na apresentação.