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Projeto: Concordância Verbal em Cena

Português

Original Teachy

Concordância Verbal: Regra Geral e Casos Especiais

Contextualização

A língua portuguesa possui regras que regem o uso adequado e formal do idioma, permitindo uma comunicação clara e eficiente. Entre as mais importantes está a concordância verbal, que é o fenômeno em que o verbo altera sua forma para estabelecer uma relação de harmonia com o sujeito da oração. Nesse projeto, exploraremos a regra geral e os casos especiais de concordância verbal.

A regra geral de concordância verbal é simples, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da oração. Contudo, existem casos especiais que permitem variações dessa norma. Por exemplo, quando o sujeito é composto, quando o verbo está antes do sujeito, entre outros. Compreender e aplicar corretamente essas regras melhorará significativamente a habilidade de escrita dos alunos e fará com que suas habilidades de comunicação sejam mais respeitadas.

A concordância verbal, embora seja frequentemente estudada em Português, também tem aplicações práticas em outras disciplinas. Por exemplo, em Redação ou História, é crucial saber concordar corretamente o verbo com o sujeito para produzir textos bem escritos e claros. Além disso, essa habilidade é essencial para uma comunicação eficaz em situações da vida real, como entrevistas de emprego, apresentações, reuniões, entre outras.

Concordar corretamente verbos não é apenas uma questão de gramática, mas também de clareza e precisão na comunicação. Perceba como a mesma frase pode mudar de sentido dependendo da concordância utilizada. A concordância verbal também é essencial para evitar ambiguidades em nossa comunicação, que poderiam dar origem a mal-entendidos.

Para aprofundar o conhecimento sobre o tema, os alunos podem consultar materiais didáticos confiáveis, como o livro "Gramática da Língua Portuguesa" de Evanildo Bechara, além de sites educacionais como o Brasil Escola (https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal.htm) e o Só Português (https://www.soportugues.com.br/secoes/sintatica/sintatica32.php). Além disso, existem videoaulas e exercícios disponíveis em plataformas como o YouTube e o Khan Academy para ajudá-los a praticar.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Concordância Verbal em Cena"

Objetivo do Projeto

Explorar a concordância verbal na prática, por meio da criação e apresentação de uma peça de teatro escrita pelos próprios alunos, baseada em fatos históricos. O objetivo será, portanto, não apenas aprender e aplicar corretamente as regras gramaticais, mas também desenvolver habilidades de redação, interpretação de texto, trabalho em equipe e criatividade.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo deverá escolher um evento histórico significativo e criar um roteiro de teatro, onde a concordância verbal será aplicada de maneira rigorosa. A peça teatral deve ter duração de 15 a 20 minutos.

A história deve ser escrita de forma criativa, mas precisa ser factual e precisa, usando fontes confiáveis de pesquisa para apresentar os eventos históricos com exatidão. A concordância verbal deve ser aplicada corretamente em todo o texto.

O projeto terá duração de duas semanas, tempo suficiente para realizar a pesquisa necessária, escrever o roteiro, ensaiar e apresentar a peça.

Materiais necessários

  • Livros de História e/ou acesso à internet para pesquisa
  • Caderno de anotações para o planejamento e a criação do roteiro
  • Materiais diversos para a criação do cenário, figurino e adereços
  • Uma câmera para filmar a apresentação

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos de trabalho.
  2. Seleção do evento histórico que será o tema da peça.
  3. Pesquisa sobre o evento escolhido, concentrando-se principalmente nos diálogos e na forma como as pessoas se comunicavam na época.
  4. Criação do roteiro, com cuidado para uso correto da concordância verbal.
  5. Divisão de papéis e início dos ensaios.
  6. Criação do cenário, figurino e adereços.
  7. Realização dos ensaios finais para ajustes.
  8. Filmagem da apresentação.
  9. Apresentação do vídeo para a classe.

Entregas do projeto

  • Roteiro da peça: com todas as regras de concordância verbal destacadas e explicadas.
  • Vídeo da apresentação da peça.
  • Relatório final: contendo a Introdução (contextualização do tema, relevância e aplicação no mundo real, e objetivo do projeto), o Desenvolvimento (teoria por trás da concordância verbal, detalhamento da atividade, metodologia utilizada e discussão dos resultados) e a Conclusão (aprendizados obtidos, conclusões retiradas sobre o projeto). O relatório também deverá conter uma Bibliografia, com todas as referências utilizadas no projeto.

Os alunos deverão elaborar cada parte do relatório com cuidado, dedicando especial atenção para a parte de Desenvolvimento, onde eles deverão fazer uma conexão clara entre a concordância verbal, a escrita do roteiro e a execução da peça. O documento deverá ser escrito de forma clara, coerente e precisa, seguindo as normas da ABNT.

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