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Projeto: Ésteres: O cheiro da Química

Química

Original Teachy

'EM13CNT104'

Funções Orgânicas: ]Éster

Contextualização

Os ésteres são compostos orgânicos de grande importância na indústria química, farmacêutica, alimentícia e cosmética. Resultantes de uma reação chamada esterificação, combinação de um ácido carboxílico e um álcool na presença de um catalisador ácido, eles são caracterizados por ter em sua estrutura o grupo funcional éster, representado pela fórmula -COO-.

A estrutura dos ésteres determina suas propriedades físicas e químicas, como ponto de ebulição e solubilidade, que são influenciadas pelo número de carbonos na molécula e pelos grupos ligados a ele. Além disso, é importante destacar que os ésteres podem ter diversos aromas e sabores, sendo amplamente utilizados como aditivos em produtos alimentícios e cosméticos.

Os ésteres também estão presentes na natureza, como nos lipídios. Triglicerídeos, por exemplo, são ésteres formados a partir do glicerol e de três moléculas de ácidos graxos, compondo as principais reservas de energia nos organismos. Além disso, ésteres de colesterol desempenham papel vital na estrutura de membranas celulares e na produção de hormônios esteroides.

Importância dos Ésteres

Os ésteres possuem uma ampla aplicação na indústria e na vida cotidiana. Na indústria de alimentos e cosméticos, eles são usados para adicionar aromas e sabores. Produtos como sorvetes, doces, perfumes, champôs e sabonetes contêm ésteres que conferem os cheiros e sabores distintos. Já no segmento farmacêutico, os ésteres são utilizados na produção de medicamentos, como a aspirina.

Além disso, os ésteres têm papel relevante na indústria de plásticos, em que são usados na produção de polímeros como o poliéster. Na indústria automotiva, ésteres de ácidos graxos são usados como lubrificantes. Esses exemplos demonstram a importância dos ésteres para a sociedade e justificam a necessidade de entender e estudar esses compostos.

Atividade Prática: "Ésteres: O cheiro da Química"

Objetivo do Projeto:

  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre os ésteres, suas propriedades e aplicações no mundo real.
  • Desenvolver habilidades técnicas na manipulação de compostos químicos e na execução de experimentos em laboratório.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais como cooperação, comunicação, gerenciamento de tempo, organização e responsabilidade.

Descrição do Projeto:

Os alunos, distribuídos em grupos de 3 a 5, irão sintetizar e caracterizar um éster de sua escolha, identificando suas propriedades e possíveis aplicações. O éster a ser sintetizado pode ser escolhido com base em suas propriedades olfativas, tornando o projeto mais interessante e envolvente.

Materiais Necessários:

  • Ácido carboxílico e álcool correspondente ao éster que será sintetizado
  • Ácido sulfúrico (H2SO4) como catalisador
  • Equipamentos de segurança (jaleco, luvas, óculos de proteção)
  • Equipamentos de laboratório (balão de fundo redondo, condensador, sistema de aquecimento, pipetas, béqueres, tubos de ensaio)
  • pHmetro
  • Solventes, papel de filtro, funil de Büchner para a purificação do éster
  • Espectrofotômetro infravermelho (IV) para a caracterização do éster

Passo a passo:

  1. Escolha do Éster: Os alunos devem pesquisar e escolher um éster a ser sintetizado, considerando seus interesses e os materiais disponíveis. A escolha deve ser justificada, com base nas propriedades e aplicações do éster.

  2. Planejamento: Com a escolha do éster, os alunos devem planejar o experimento. Isso inclui a preparação de uma lista de materiais, a definição de um cronograma e a atribuição de responsabilidades dentro do grupo.

  3. Síntese: Os alunos realizarão a síntese do éster no laboratório. Para isso, eles devem seguir as normas de segurança, preparar a mistura reacional, realizar o aquecimento e monitorar a reação.

  4. Purificação: Após a síntese, o éster será purificado. Os alunos devem seguir os passos de purificação, como a filtragem e a lavagem, com cuidado para não perder o produto.

  5. Caracterização: O éster sintetizado deve ser caracterizado. Isso pode ser feito por espectroscopia IV, medindo o ponto de ebulição e densidade, entre outros.

  6. Análise: As propriedades do éster devem ser analisadas e relacionadas com as suas aplicações. Além disso, os alunos devem refletir sobre a síntese, identificando possíveis erros e sugerindo melhorias.

  7. Apresentação: Cada grupo deve preparar uma apresentação oral do projeto, abordando todos os pontos anteriores.

Entregas do Projeto:

  1. Relatório Escrito: Após a conclusão da parte prática, os alunos devem preparar um relatório detalhando o experimento, incluindo tópicos como: Introdução (contextualização, relevância, objetivo), Desenvolvimento (teoria, atividade, metodologia, resultados), Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ter linguagem clara e objetiva, figuras ilustrativas, gráficos e tabelas quando necessário, bem como citações e referências bibliográficas seguindo um padrão estabelecido (ABNT, APA, etc).

  2. Apresentação Oral: Cada grupo fará uma apresentação oral do projeto para a turma e professor. A apresentação deve ser estruturada de forma semelhante ao relatório e incluir uma demonstração do aroma do éster sintetizado.

  3. Éster Sintetizado: O éster sintetizado, devidamente caracterizado, será a entrega final do projeto prático.

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