Entrar

Plano de aula de Danças: Contexto Comunitário e Regional

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF11'

Danças: Contexto Comunitário e Regional

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Danças: Contexto Comunitário e Regional

Palavras ChaveDanças Comunitárias, Danças Regionais, Expressão Cultural, Ritmo, Música Tradicional, Cooperação, Criatividade, Identidade Cultural, Diversidade, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosSeleção de músicas regionais brasileiras, Espaço adequado para dança, Cartões com nomes de danças regionais, Acesso a material de pesquisa sobre danças regionais, Trajes típicos (opcional)
Códigos BNCCEF12EF11: Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que se espera alcançar. Ao estabelecer objetivos claros e específicos, os alunos podem melhor se preparar e engajar nas atividades propostas, facilitando a aprendizagem e a aplicação prática dos conceitos estudados em casa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a vivenciar e reproduzir movimentos corporais em contextos de danças comunitárias e regionais, integrando ritmo, música e cultura local.

2. Desenvolver a percepção auditiva, a coordenação motora e o senso de ritmo dos alunos através da prática de danças tradicionais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a apreciação e o respeito por diferentes manifestações culturais através da dança.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem o propósito de engajar os alunos e revisar o conteúdo prévio estudado sobre danças comunitárias e regionais. As situações problema são projetadas para que os alunos reflitam sobre como aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas e imaginativas. A contextualização serve para conectar o conteúdo com a realidade dos alunos, mostrando a relevância das danças em suas vidas e na preservação da cultura local.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma festa tradicional da sua região e todos começam a dançar uma dança típica. O que você faria se não soubesse os passos? Como aprenderia?

2. Pensem em uma música que vocês gostam muito e tentem descrever que tipo de movimentos poderiam fazer ao ouvi-la. Como a música influencia os movimentos que nós fazemos?

Contextualização

A dança sempre foi uma forma de expressão cultural e social em todas as partes do mundo. No Brasil, por exemplo, temos uma grande variedade de danças regionais que refletem a diversidade de nossa cultura. Desde o frevo, que é uma dança tipicamente nordestina, até o samba, que é conhecido internacionalmente. É importante entender que cada dança tem sua história e significado, estando profundamente ligada às comunidades onde é praticada, servindo não apenas como entretenimento, mas também como um meio de preservação da identidade cultural.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre danças comunitárias e regionais. Através das atividades propostas, os alunos irão não só aprofundar seu conhecimento sobre as danças tradicionais do Brasil, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, cooperação, criatividade e apresentação. Esta etapa é crucial para a solidificação do aprendizado e para a integração dos alunos com a diversidade cultural do país.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa Cultural na Sala de Aula

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de pesquisa, cooperação e apresentação, além de aprofundar o conhecimento sobre as danças regionais do Brasil.

- Descrição: Os alunos irão organizar uma pequena festa cultural na sala de aula, onde cada grupo representará uma região do Brasil, escolhendo uma dança típica regional para apresentar. Será utilizada uma seleção de músicas tradicionais de cada região para que os alunos possam dançar.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma região do Brasil e uma dança típica dessa região para representar.

  • Os alunos devem pesquisar os passos da dança escolhida e praticá-los com base nas músicas regionais fornecidas.

  • Preparar uma apresentação para o restante da classe, que inclua uma breve explicação sobre a dança escolhida e a região de origem.

  • Organizar a sala de aula com um espaço para a apresentação e outro para uma pequena pista de dança para os colegas.

Atividade 2 - O Desafio dos Ritmos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a capacidade de combinar diferentes elementos culturais, além de promover a apreciação das diversidades culturais do Brasil.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma dança original que misture elementos de várias danças regionais estudadas. O objetivo é explorar a criatividade e a capacidade de adaptação dos movimentos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com nomes de danças regionais do Brasil.

  • Cada grupo deve escolher 5 cartões aleatórios e criar uma dança que combine elementos dessas danças.

  • Os alunos devem discutir e praticar os movimentos, adaptando-os para que fiquem harmoniosos.

  • Finalmente, cada grupo apresenta a sua dança para a classe.

  • Os colegas tentam adivinhar quais danças foram combinadas na apresentação.

Atividade 3 - Museu Vivo: Danças do Brasil

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o conhecimento e a valorização das danças regionais brasileiras, além de desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um 'Museu Vivo' onde cada grupo representa uma dança típica de uma região do Brasil. Os alunos convidam os colegas para 'viajar' pelas diferentes culturas e danças do país.

- Instruções:

  • Divida a sala em estações, cada uma representando uma região do Brasil.

  • Cada grupo prepara uma apresentação que inclua a história da dança escolhida, os trajes típicos e demonstração dos movimentos.

  • Os alunos visitam cada estação, onde aprendem sobre cada dança e podem até tentar dançar.

  • Ao final da 'viagem', os alunos votam na dança que mais gostaram ou que acharam mais interessante.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre as experiências vivenciadas durante a aula e articulem o que aprenderam com suas próprias palavras. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento adquirido, promove a expressão oral e a escuta ativa, e também oferece aos alunos a oportunidade de ver a diversidade de perspectivas e experiências dentro da sala de aula.

Discussão em Grupo

Ao final das apresentações, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de conhecer e dançar diversas danças regionais, vamos compartilhar o que aprendemos e como nos sentimos durante as apresentações. Cada grupo terá a chance de contar um pouco sobre a dança que escolheu e o que mais gostou de aprender sobre as outras danças apresentadas.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os desafios e as surpresas ao aprender e dançar as danças de outras regiões?

2. Como a dança pode nos ajudar a entender melhor a cultura de outras comunidades?

3. Quais são os aspectos comuns entre as danças que vimos e dançamos hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido, vinculando-o à vida cotidiana dos alunos e reforçando a relevância das danças como expressões culturais vivas. Este momento serve para reforçar a aprendizagem, garantindo que os alunos possam não apenas recordar os conteúdos, mas também compreender sua aplicabilidade e significado em diferentes contextos.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir as principais danças abordadas, destacando os passos, ritmos e músicas das regiões apresentadas. Deve-se recapitular também as atividades realizadas, enfatizando como cada uma contribuiu para a compreensão e vivência prática das danças comunitárias e regionais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através das atividades, que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento prévio em situações práticas e interativas. As danças estudadas foram ligadas a contextos reais e culturais, facilitando o entendimento de como a teoria se reflete na prática e vice-versa.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância das danças comunitárias e regionais no cotidiano, não apenas como expressões culturais, mas também como ferramentas de integração social e preservação de identidades locais. Compreender e valorizar essas manifestações é fundamental para promover a diversidade cultural e o respeito às tradições.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies