Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Comparação de Naturais Menores que 20
Palavras Chave | Comparação de números, Números naturais, Menores que 20, Ordem crescente, Ordem decrescente, Símbolos de comparação, Maior que, Menor que, Igual a, Identificação de maior e menor número |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Apagador, Cartões com números (1 a 20), Folhas de papel, Lápis, Borracha, Régua, Materiais de contagem (ex.: lápis, brinquedos) |
Códigos BNCC | EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.; EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.; EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o objetivo da aula e saibam o que é esperado deles ao final da sessão. Isso cria uma estrutura clara para o aprendizado e permite que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes do conteúdo a ser ensinado.
Objetivos principais:
1. Ensinar os alunos a comparar números naturais menores que 20.
2. Capacitar os alunos a colocar números em ordem crescente e decrescente.
3. Ajudar os alunos a identificar o maior e o menor número dentro de um conjunto de números naturais menores que 20.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o objetivo da aula e saibam o que é esperado deles ao final da sessão. Isso cria uma estrutura clara para o aprendizado e permite que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes do conteúdo a ser ensinado.
Contexto
Para iniciar a aula sobre a comparação de números naturais menores que 20, comece explicando aos alunos que os números são uma parte essencial do nosso dia a dia. Use exemplos simples e familiares, como contar o número de lápis em um estojo, o número de alunos na sala de aula ou até mesmo a quantidade de brinquedos que cada um tem. Isso ajuda a contextualizar o tema e a importância de entender como comparar números.
Curiosidades
Vocês sabiam que aprender a comparar números ajuda a tomar decisões no dia a dia? Por exemplo, quando estamos no supermercado, comparamos os preços dos produtos para escolher o mais barato. Ou quando estamos jogando, contamos os pontos para ver quem está ganhando. Comparar números é uma habilidade que usamos o tempo todo!
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a comparação de números naturais menores que 20, garantindo que eles saibam identificar o maior e o menor número em um conjunto, além de ordenar números em sequência crescente e decrescente. Esta seção oferece prática guiada e exemplos claros para solidificar a compreensão do conteúdo.
Tópicos Abordados
1. Comparação de números naturais: Explique que comparar números é verificar qual é maior ou menor. Use exemplos simples, como comparar 5 e 8. Mostre que 5 é menor que 8 porque vem antes na contagem. 2. Símbolos de comparação: Introduza os símbolos > (maior que), < (menor que) e = (igual a). Explique que usamos esses símbolos para comparar números. Por exemplo, 3 < 7 significa que 3 é menor que 7. 3. Ordem crescente e decrescente: Explique como colocar números em ordem crescente (do menor para o maior) e decrescente (do maior para o menor). Use exemplos práticos, como ordenar os números 2, 9, 4, 7 em ordem crescente (2, 4, 7, 9) e decrescente (9, 7, 4, 2).
Questões para Sala de Aula
1. Compare os números 12 e 8. Qual é maior? 2. Coloque os números 3, 15, 7, 1 em ordem crescente. 3. Qual é o menor número entre 10, 5, 19 e 14?
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre a comparação de números naturais menores que 20. Ao discutir as respostas e engajar os alunos em reflexões adicionais, esta seção proporciona uma oportunidade para esclarecer dúvidas, reforçar conceitos importantes e garantir que os alunos se sintam confiantes em suas habilidades de comparação numérica.
Discussão
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Explique que, para comparar os números 12 e 8, deve-se observar qual número aparece primeiro na contagem. Como 8 vem antes de 12 na sequência numérica, 8 é menor que 12. Portanto, 12 > 8.
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Para colocar os números 3, 15, 7, 1 em ordem crescente, deve-se iniciar pelo menor número e seguir até o maior. Comece pelo 1, depois 3, seguido por 7 e finalmente 15. A ordem crescente é 1, 3, 7, 15.
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Para identificar o menor número entre 10, 5, 19 e 14, observe qual número vem primeiro na contagem. O número 5 aparece antes de 10, 14 e 19. Portanto, 5 é o menor número.
Engajamento dos Alunos
1. Pergunte aos alunos: 'Por que é importante saber comparar números? Em que situações do dia a dia vocês usam essa habilidade?' 2. Peça aos alunos para criarem seus próprios exemplos de comparação de números e compartilharem com a turma. 3. Incentive os alunos a pensar em uma situação onde eles tiveram que usar a comparação de números recentemente. Pergunte: 'Como vocês decidiram qual número era maior ou menor?' 4. Sugira que os alunos expliquem o processo de colocar números em ordem crescente e decrescente para um colega, reforçando o aprendizado através do ensino.
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo e sua aplicação prática. Esta seção serve para reforçar o aprendizado e assegurar que os alunos se sintam confiantes em suas habilidades de comparação numérica.
Resumo
- Comparação de números naturais menores que 20.
- Uso dos símbolos > (maior que), < (menor que) e = (igual a) para comparar números.
- Colocação de números em ordem crescente e decrescente.
- Identificação do maior e menor número em um conjunto de números naturais menores que 20.
A aula conectou a teoria com a prática ao usar exemplos do cotidiano, como comparar a quantidade de lápis ou brinquedos, e resolver problemas práticos, como ordenar números em sequência crescente e decrescente. Isso ajudou os alunos a verem a aplicação real e a importância de saber comparar números no dia a dia.
Entender como comparar números é fundamental para várias situações do dia a dia, como tomar decisões no supermercado, comparar preços, ou contar pontos em jogos. Essa habilidade é utilizada constantemente e facilita a vida ao permitir escolhas mais informadas e organizadas.