Entrar

Plano de aula de Comparação de Naturais Menores que 20

Matemática

Original Teachy

'EF01MA01'

Comparação de Naturais Menores que 20

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Comparação de Naturais Menores que 20

Palavras ChaveComparação de números, Números naturais, Menores que 20, Ordem crescente, Ordem decrescente, Símbolos de comparação, Maior que, Menor que, Igual a, Identificação de maior e menor número
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Cartões com números (1 a 20), Folhas de papel, Lápis, Borracha, Régua, Materiais de contagem (ex.: lápis, brinquedos)
Códigos BNCCEF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.; EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.; EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o objetivo da aula e saibam o que é esperado deles ao final da sessão. Isso cria uma estrutura clara para o aprendizado e permite que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes do conteúdo a ser ensinado.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a comparar números naturais menores que 20.

2. Capacitar os alunos a colocar números em ordem crescente e decrescente.

3. Ajudar os alunos a identificar o maior e o menor número dentro de um conjunto de números naturais menores que 20.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o objetivo da aula e saibam o que é esperado deles ao final da sessão. Isso cria uma estrutura clara para o aprendizado e permite que os alunos se concentrem nos aspectos mais importantes do conteúdo a ser ensinado.

Contexto

Para iniciar a aula sobre a comparação de números naturais menores que 20, comece explicando aos alunos que os números são uma parte essencial do nosso dia a dia. Use exemplos simples e familiares, como contar o número de lápis em um estojo, o número de alunos na sala de aula ou até mesmo a quantidade de brinquedos que cada um tem. Isso ajuda a contextualizar o tema e a importância de entender como comparar números.

Curiosidades

Vocês sabiam que aprender a comparar números ajuda a tomar decisões no dia a dia? Por exemplo, quando estamos no supermercado, comparamos os preços dos produtos para escolher o mais barato. Ou quando estamos jogando, contamos os pontos para ver quem está ganhando. Comparar números é uma habilidade que usamos o tempo todo!

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a comparação de números naturais menores que 20, garantindo que eles saibam identificar o maior e o menor número em um conjunto, além de ordenar números em sequência crescente e decrescente. Esta seção oferece prática guiada e exemplos claros para solidificar a compreensão do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Comparação de números naturais: Explique que comparar números é verificar qual é maior ou menor. Use exemplos simples, como comparar 5 e 8. Mostre que 5 é menor que 8 porque vem antes na contagem. 2. Símbolos de comparação: Introduza os símbolos > (maior que), < (menor que) e = (igual a). Explique que usamos esses símbolos para comparar números. Por exemplo, 3 < 7 significa que 3 é menor que 7. 3. Ordem crescente e decrescente: Explique como colocar números em ordem crescente (do menor para o maior) e decrescente (do maior para o menor). Use exemplos práticos, como ordenar os números 2, 9, 4, 7 em ordem crescente (2, 4, 7, 9) e decrescente (9, 7, 4, 2).

Questões para Sala de Aula

1. Compare os números 12 e 8. Qual é maior? 2. Coloque os números 3, 15, 7, 1 em ordem crescente. 3. Qual é o menor número entre 10, 5, 19 e 14?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre a comparação de números naturais menores que 20. Ao discutir as respostas e engajar os alunos em reflexões adicionais, esta seção proporciona uma oportunidade para esclarecer dúvidas, reforçar conceitos importantes e garantir que os alunos se sintam confiantes em suas habilidades de comparação numérica.

Discussão

  • Explique que, para comparar os números 12 e 8, deve-se observar qual número aparece primeiro na contagem. Como 8 vem antes de 12 na sequência numérica, 8 é menor que 12. Portanto, 12 > 8.

  • Para colocar os números 3, 15, 7, 1 em ordem crescente, deve-se iniciar pelo menor número e seguir até o maior. Comece pelo 1, depois 3, seguido por 7 e finalmente 15. A ordem crescente é 1, 3, 7, 15.

  • Para identificar o menor número entre 10, 5, 19 e 14, observe qual número vem primeiro na contagem. O número 5 aparece antes de 10, 14 e 19. Portanto, 5 é o menor número.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: 'Por que é importante saber comparar números? Em que situações do dia a dia vocês usam essa habilidade?' 2. Peça aos alunos para criarem seus próprios exemplos de comparação de números e compartilharem com a turma. 3. Incentive os alunos a pensar em uma situação onde eles tiveram que usar a comparação de números recentemente. Pergunte: 'Como vocês decidiram qual número era maior ou menor?' 4. Sugira que os alunos expliquem o processo de colocar números em ordem crescente e decrescente para um colega, reforçando o aprendizado através do ensino.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo e sua aplicação prática. Esta seção serve para reforçar o aprendizado e assegurar que os alunos se sintam confiantes em suas habilidades de comparação numérica.

Resumo

  • Comparação de números naturais menores que 20.
  • Uso dos símbolos > (maior que), < (menor que) e = (igual a) para comparar números.
  • Colocação de números em ordem crescente e decrescente.
  • Identificação do maior e menor número em um conjunto de números naturais menores que 20.

A aula conectou a teoria com a prática ao usar exemplos do cotidiano, como comparar a quantidade de lápis ou brinquedos, e resolver problemas práticos, como ordenar números em sequência crescente e decrescente. Isso ajudou os alunos a verem a aplicação real e a importância de saber comparar números no dia a dia.

Entender como comparar números é fundamental para várias situações do dia a dia, como tomar decisões no supermercado, comparar preços, ou contar pontos em jogos. Essa habilidade é utilizada constantemente e facilita a vida ao permitir escolhas mais informadas e organizadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies