Plano de Aula | Metodologia Teachy | Dança em Diferentes Contextos
Palavras Chave | Dança, Cultura, Expressão, Vlog, Redes sociais, Colaboração, Educação digital, Quiz, Histórias de dança, Feedback 360°, Diversidade cultural, Aprendizado ativo, Produção de conteúdo |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo, Plataforma de redes sociais simulada (ex.: Google Classroom), Plataformas de quiz (ex.: Kahoot!, Quizizz), Conta simulada de Instagram |
Códigos BNCC | EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para imergir nas atividades práticas, proporcionando uma base sólida sobre a diversidade cultural e artística das danças. Isso ajudará os alunos a se conectarem melhor com os diferentes estilos de dança que experimentarão e apreciarão durante a aula.
Objetivos principais:
1. Compreender a diversidade das manifestações de dança em diferentes culturas e contextos.
2. Identificar e distinguir os diferentes tipos de danças apresentadas.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a habilidade de apreciar e respeitar diferentes formas de expressão através da dança.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para imergir nas atividades práticas, proporcionando uma base sólida sobre a diversidade cultural e artística das danças. Isso ajudará os alunos a se conectarem melhor com os diferentes estilos de dança que experimentarão e apreciarão durante a aula.
Aquecendo
Explique aos alunos que hoje eles explorarão o fascinante mundo da dança através de diferentes culturas e contextos. A dança é uma forma de expressão universal que pode contar histórias, comemorar tradições e unir pessoas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um estilo de dança específico ou uma dança tradicional de um país diferente. Eles terão alguns minutos para encontrar e compartilhar esses fatos com a turma.
Reflexões Iniciais
1. O que você encontrou sobre a dança que pesquisou?
2. Por que você acha que essa dança é importante para a cultura daquele país?
3. Como a dança pode contar histórias sem usar palavras?
4. Quais sentimentos você acha que podem ser expressos através da dança?
5. Você já viu ou participou de alguma dança tradicional ou cultural? Como foi essa experiência?
Desenvolvimento
Duração: 70 a 75 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente na exploração de diferentes danças culturais. Utilizando ferramentas digitais e metodologias ativas de aprendizagem, os alunos não apenas aprofundarão seu conhecimento sobre o tema, mas também desenvolverão habilidades de pesquisa, produção de conteúdo digital e trabalho colaborativo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Dançando pelo Mundo Virtual
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Aprender sobre diferentes danças culturais de forma criativa, utilizando habilidades de pesquisa, produção de conteúdo digital e colaboração em grupo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um vídeo curto estilo vlog sobre um tipo de dança tradicional ou cultural de um país específico. Eles devem pesquisar a história, os trajes, a música e o significado cultural da dança escolhida. O vídeo será compartilhado numa plataforma de redes sociais simulada, onde outros grupos poderão assistir e comentar.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um tipo de dança tradicional ou cultural de um país específico.
-
Os grupos devem usar celulares e computadores com acesso à internet para pesquisar sobre a dança escolhida, incluindo sua história, trajes, música e significado cultural.
-
Após a pesquisa, cada grupo deve criar um roteiro para um vídeo estilo vlog de 3 a 5 minutos.
-
Grave o vídeo utilizando o celular, apresentando as informações, incluindo alguma demonstração da dança, se possível.
-
Os vídeos devem ser editados para incluir transições, legendas e música de fundo, utilizando aplicativos de edição de vídeo disponíveis nos celulares.
-
Compartilhe os vídeos numa plataforma de redes sociais simulada (pode ser um grupo privado no Google Classroom, por exemplo).
-
Cada grupo deve assistir aos vídeos dos outros grupos e deixar comentários construtivos.
Atividade 2 - Quiz Show Digital sobre Danças
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Fomentar o aprendizado colaborativo e a retenção de informações sobre diferentes danças, utilizando tecnologia para criar uma experiência interativa e competitiva.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão e participarão de um quiz digital sobre diferentes tipos de danças. Cada grupo será responsável por desenvolver uma série de perguntas relacionadas a um tipo de dança específica e, em seguida, todos participarão de um quiz interativo utilizando plataformas como Kahoot! ou Quizizz.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um tipo de dança e pesquisar sobre ele.
-
Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma série de 5 a 10 perguntas, incluindo múltipla escolha e verdadeiro ou falso.
-
Insira as perguntas na plataforma Kahoot! ou Quizizz.
-
Uma vez que todos os grupos tenham inserido suas perguntas, organize um quiz interativo para toda a turma.
-
Cada grupo deve se revezar na apresentação de suas perguntas.
-
Ao final, revele o grupo vencedor e discuta as respostas mais interessantes ou surpreendentes.
Atividade 3 - Histórias de Dança no Instagram
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Explorar a expressão cultural através de danças usando uma plataforma digital familiar aos alunos, promovendo a criatividade, colaboração e a apreciação estética.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão uma sequência de Stories no Instagram sobre uma dança específica. Eles devem incluir informações sobre a origem, importância cultural, trajes e passos básicos da dança. Os Stories serão compartilhados numa conta simulada de Instagram, onde os outros grupos poderão ver e responder.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher uma dança e pesquisar sobre sua origem, importância cultural, trajes e passos básicos.
-
Usando celulares, cada grupo deve criar uma sequência de Stories de 5 a 7 slides no estilo do Instagram, incluindo fotos, vídeos curtos, texto e emojis.
-
Para adicionar dinamismo, os grupos devem gravar pequenos clipes demonstrando os passos básicos da dança.
-
Compartilhe os Stories numa conta simulada de Instagram (pode ser um perfil compartilhado criado para a aula).
-
Os grupos devem explorar as Stories dos outros grupos e deixar comentários ou reações.
-
Depois de ver todos os Stories, reúna a turma para discutir o que aprenderam e quais danças acharam mais interessantes.
Retorno
Duração: 20 a 25 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão sobre o aprendizado vivenciado, incentivando a troca de ideias e a colaboração entre os alunos. Esse momento permite que os alunos reconheçam suas conquistas e desafios, além de fomentar um senso de comunidade e respeito mútuo. A etapa de feedback 360° ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, essenciais para o aprendizado colaborativo.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo perguntando a cada grupo sobre os vídeos e Stories que produziram. Pergunte como foi o processo de pesquisa, criação e compartilhamento. Sugira que cada grupo comente brevemente sobre o que achou mais interessante na dança que estudou e o que achou mais desafiador na atividade. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão: Cada grupo apresenta um resumo do que estudou e criou. Pergunte o que cada grupo aprendeu de novo sobre a cultura através da dança que pesquisaram. Questione sobre os desafios enfrentados ao criar os vídeos e Stories. Peça para que comentem o que mais gostaram nos vídeos ou Stories dos outros grupos.
Reflexões
1. O que mais surpreendeu vocês na dança que pesquisaram? 2. Como a dança que você estudou se compara às danças que você já conhecia? 3. Que impacto você acha que a dança tem na preservação cultural de um povo?
Feedback 360°
Oriente os alunos a participar de uma rodada de feedback 360°. Cada aluno deve fornecer feedback aos colegas do seu grupo. Explique que o feedback deve ser construtivo, mencionando pontos fortes e áreas de melhoria. Utilize alguns exemplos de como dar feedback positivo e construtivo, como 'Gostei quando você explicou... porque me ajudou a entender...','Você fez um ótimo trabalho com... porque...','ou 'Seria interessante se pudéssemos melhorar... para tornar a apresentação ainda melhor'.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade: Esta etapa visa consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, reforçar o significado cultural das danças estudadas e destacar sua relevância no contexto atual. É um momento para refletir sobre a experiência compartilhada, reconhecer a importância do tema tratado e encorajar os alunos a aplicar esse aprendizado em suas vidas diárias.
Resumo
Resumo Divertido: Imagine uma viagem ao redor do mundo, onde ao invés de aviões, usamos ritmos, passos e movimentos! Os alunos mergulharam em danças culturais de diversos países, descobriram histórias, tradições e sentimentos expressos sem uma única palavra. Dançamos salsa, quebramos o chão no hip-hop e deslizamos no ballet!
No Mundo
No Mundo Atual: A dança em suas múltiplas formas é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e geográficas. Em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais e pela internet, entender e apreciar essas manifestações culturais enriquece nossa percepção do outro, promove empatia e fortalece a diversidade. TikToks, vídeos do YouTube e postagens no Instagram são apenas algumas formas de como a dança continua a unir pessoas globalmente.
Na Prática
Aplicações no Cotidiano: A dança não é apenas entretenimento, mas uma forma poderosa de contar histórias e preservar culturas. No dia a dia, ela promove a expressão individual, fortalece a autoestima, melhora a saúde física e mental, e ainda serve como uma ponte para a compreensão e respeito entre diferentes culturas.