Entrar

Plano de aula de Mudanças e Permanências

Geografia

Original Teachy

'EF02GE05'

Mudanças e Permanências

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mudanças e Permanências

Palavras ChaveMudanças e Permanências, Análise de Imagens, Espaços Geográficos, Atividades Interativas, Observação Crítica, Comparação Temporal, Mapas Históricos, Apresentações Criativas, Discussão em Grupo, Reflexão, Comunicação, Trabalho em Equipe, História Local
Materiais NecessáriosImagens antigas e atuais de locais da cidade, Conjunto de mapas, Papéis grandes, Marcadores, Recursos digitais para edição de vídeos ou apresentações de slides
Códigos BNCCEF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer os alicerces do que será trabalhado nas atividades práticas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento. A habilidade de analisar mudanças e permanências é crucial para o estudo da Geografia, uma vez que permite compreender a dinâmica do espaço geográfico ao longo do tempo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a analisar e identificar mudanças e permanências em imagens de um mesmo local em diferentes períodos.

2. Desenvolver habilidades de comparação e observação crítica em relação a aspectos geográficos, sociais e ambientais nas imagens estudadas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o raciocínio lógico e a capacidade de formular hipóteses com base nas observações feitas.
  2. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e evolução dos lugares.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio através de situações problema que estimulem a observação e a comparação. Além disso, busca contextualizar a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano, ajudando os alunos a perceberem a relevância do tema em suas vidas e comunidades, aumentando assim o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos imagens de um local conhecido da cidade em que a escola está localizada, por exemplo, a fachada da escola em diferentes décadas. Peça que observem as mudanças e permanências e discutam em grupo o que poderia ter causado essas alterações.

2. Mostre imagens de uma área rural que foi urbanizada ao longo dos anos. Solicite que os alunos identifiquem elementos que permanecem, como a topografia do terreno, e analisem as mudanças mais marcantes, como a construção de prédios e estradas.

Contextualização

Explique a importância de entender as mudanças e permanências em um local, não apenas para a disciplina de Geografia, mas também para compreender melhor a história e a evolução da própria comunidade em que vivem. Use exemplos locais ou nacionais de lugares que sofreram grandes transformações, como áreas que passaram de rurais a urbanas, ou que foram impactadas por eventos naturais ou construções significativas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos possam aplicar e aprofundar o conhecimento adquirido sobre mudanças e permanências. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes serão capazes de observar, analisar e discutir as transformações de locais específicos, promovendo não apenas a compreensão dos conceitos geográficos, mas também o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, criatividade e comunicação. Esta etapa é crucial para solidificar o aprendizado e permitir que os alunos tragam suas próprias perspectivas e soluções para os desafios propostos, aumentando assim o engajamento e a eficácia do ensino.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e análise crítica em relação às mudanças e permanências em espaços urbanos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'detetives do tempo', investigando imagens antigas e atuais de locais importantes da cidade. Eles deverão identificar elementos que permaneceram iguais e aqueles que mudaram significativamente.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de locais da cidade.

  • Peça que os alunos observem atentamente as imagens e identifiquem o que permaneceu igual e o que mudou.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação para a classe, destacando as descobertas e explicando o que eles acreditam ser as causas das mudanças observadas.

  • Realize uma votação para escolher a apresentação mais criativa ou com as observações mais interessantes.

Atividade 2 - Construtores de Mapas do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento das mudanças geográficas e culturais de uma área específica ao longo do tempo, além de fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de representar espacialmente dados e informações.

- Descrição: Os alunos utilizarão imagens antigas e atuais para reconstruir um mapa do passado de uma área da cidade. Eles precisarão posicionar corretamente os elementos, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de imagens antigas e atuais de uma mesma área da cidade.

  • Forneça também um papel grande e marcadores para que possam desenhar o mapa.

  • Os alunos devem discutir em grupo e tentar reconstruir o mapa da área, colocando os elementos no lugar correto de acordo com as mudanças observadas nas imagens.

  • Cada grupo apresenta o mapa reconstruído para a classe e explica as mudanças e permanências identificadas.

  • Promova uma discussão em classe sobre as diferentes interpretações dos mapas de cada grupo.

Atividade 3 - Cineastas do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação, além de promover a reflexão sobre as mudanças e permanências em espaços urbanos de forma visual e criativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão pequenos filmes ou apresentações de slides utilizando imagens antigas e atuais de um local específico. O objetivo é contar a história das mudanças e permanências desse local de forma criativa e educativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um local da cidade para pesquisar.

  • Forneça um conjunto de imagens antigas e atuais desse local.

  • Os alunos devem criar um roteiro para o seu filme ou apresentação de slides, destacando as mudanças e permanências observadas.

  • Cada grupo produzirá seu filme ou apresentação de slides, utilizando recursos digitais se disponíveis.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu trabalho para a classe, e todos discutem as diferentes abordagens e aprendizados.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido com a turma. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão das mudanças e permanências nos espaços geográficos, além de desenvolver habilidades de argumentação e comunicação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo uma conclusão efetiva e significativa da aula.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os objetivos da aula e incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Sugira que cada grupo apresente um resumo das descobertas mais interessantes e das dificuldades enfrentadas. Faça perguntas direcionadas para cada grupo, como 'O que mais surpreendeu vocês nas mudanças observadas?' ou 'Como vocês acham que as alterações afetaram a vida das pessoas naquela área?'

Perguntas Chave

1. Quais foram as mudanças mais significativas que vocês observaram nos locais estudados?

2. Como as mudanças influenciaram o dia a dia das pessoas que vivem ou frequentam esses locais?

3. Há algum padrão ou motivo comum que explique as alterações observadas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, vinculando as atividades práticas com a teoria estudada e compreendendo a relevância dos estudos geográficos para o entendimento do mundo real. Este momento também serve para reforçar a aprendizagem, permitindo que os alunos reflitam sobre a importância do tema e usem esse entendimento em situações futuras.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados, enfatizando as mudanças e permanências observadas nos locais estudados. É importante destacar os elementos que permaneceram iguais ao longo do tempo, bem como as transformações mais significativas, reforçando o entendimento dos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas conectaram os conceitos teóricos estudados previamente com a aplicação prática. Destaque como a análise de imagens e a reconstrução de mapas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico sobre mudanças e permanências, proporcionando uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Fechamento

Finalize a aula discutindo a importância do estudo das mudanças e permanências no cotidiano. Mencione como esse conhecimento é crucial para compreender a evolução dos espaços geográficos e a influência dessas transformações na vida das pessoas. Encoraje os alunos a aplicar o que aprenderam para entender melhor o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies