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Plano de aula de Desenhos e Mapas Mentais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE08'

Desenhos e Mapas Mentais

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Desenhos e Mapas Mentais

Palavras ChavePaisagem, Representação, Desenhos, Mapas Mentais, Maquetes, Elementos da Paisagem, Organização Visual, Exploração, Conexões, Observação
Materiais NecessáriosLousa e giz ou marcador, Fotos ou desenhos de paisagens, Folhas de papel, Lápis de cor, Canetinhas, Material para fazer maquetes (como papelão, cola, tesoura, materiais recicláveis), Projetor ou computador (opcional, para mostrar imagens)
Códigos BNCCEF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de representação da paisagem, destacando a importância de diferentes formas de representação visual, como desenhos, mapas mentais e maquetes. Esta etapa prepara os alunos para entender como a paisagem ao seu redor pode ser retratada de maneiras variadas, estabelecendo a base para atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Entender o conceito de representação da paisagem através de desenhos, mapas mentais e maquetes.

2. Identificar diferentes elementos da paisagem nos lugares de vivência.

3. Elaborar representações visuais que reflitam a compreensão dos componentes da paisagem.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de representação da paisagem, destacando a importância de diferentes formas de representação visual, como desenhos, mapas mentais e maquetes. Esta etapa prepara os alunos para entender como a paisagem ao seu redor pode ser retratada de maneiras variadas, estabelecendo a base para atividades práticas subsequentes.

Contexto

Contexto: Para começar, explique aos alunos que todos os lugares ao nosso redor têm características únicas que podem ser observadas e representadas de diferentes maneiras. Diga que, ao olharem para suas casas, escolas ou parques, eles estão vendo uma 'paisagem'. Esta paisagem é composta por várias partes, como árvores, prédios, ruas e muito mais. É importante aprender a representar essas paisagens para que possamos compartilhar informações sobre os lugares que conhecemos e estudamos.

Curiosidades

Curiosidade: Vocês sabiam que os primeiros mapas foram desenhados há milhares de anos? Eles eram utilizados por exploradores para navegar e encontrar novos lugares. Hoje, usamos mapas em nossos celulares para encontrar endereços e até mesmo para planejar viagens!

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as diferentes formas de representar a paisagem, através de explicações detalhadas e exemplos práticos. Isso os ajudará a visualizar e organizar as informações sobre os lugares ao seu redor, facilitando a elaboração de suas próprias representações visuais.

Tópicos Abordados

1.Elementos da Paisagem: Explique aos alunos que a paisagem é composta por diferentes elementos, como árvores, prédios, ruas, parques e casas. Use exemplos visuais, como fotos ou desenhos, para ilustrar cada componente. 2. ️ Mapas Mentais: Introduza o conceito de mapas mentais como uma forma de organizar visualmente as informações. Explique que os mapas mentais ajudam a mostrar como diferentes elementos da paisagem estão conectados. Use um exemplo simples para criar um mapa mental na lousa, mostrando como a casa, a escola e o parque estão interligados. 3.Desenhos: Mostre a importância dos desenhos como uma forma de representação visual. Explique que, através dos desenhos, podemos mostrar como vemos a paisagem ao nosso redor. Demonstre como desenhar uma paisagem simples, destacando os principais elementos que compõem o cenário. 4.Maquetes: Fale sobre maquetes como representações tridimensionais da paisagem. Explique que, ao criar maquetes, podemos ver como os elementos da paisagem se relacionam em termos de espaço e proporção. Mostre uma maquete simples (ou uma foto de uma) para ilustrar o conceito.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são os principais elementos que compõem a paisagem ao redor da sua escola? 2. Como um mapa mental pode ajudar a organizar as informações sobre a paisagem do seu bairro? 3. Por que os desenhos são uma boa maneira de representar a paisagem? Quais detalhes importantes devemos incluir em um desenho de paisagem?

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre as diferentes formas de representação da paisagem. Ao discutir e refletir sobre as questões e atividades realizadas, os alunos poderão reforçar seus conhecimentos e compartilhar suas percepções, promovendo um aprendizado colaborativo e significativo.

Discussão

  • Quais são os principais elementos que compõem a paisagem ao redor da sua escola?

Explique que os elementos principais de uma paisagem podem incluir árvores, prédios, ruas, parques, casas e outros componentes visíveis. Detalhe que cada um desses elementos desempenha um papel importante na composição da paisagem e que observar esses elementos ajuda a entender melhor o ambiente em que vivem.

  • Como um mapa mental pode ajudar a organizar as informações sobre a paisagem do seu bairro?

Descreva que um mapa mental é uma ferramenta visual que ajuda a organizar informações de maneira lógica e conectada. Explique que ao criar um mapa mental sobre a paisagem do bairro, os alunos podem visualizar como diferentes locais (como a casa, a escola, o parque) estão interligados e quais são os elementos que compõem cada um desses locais.

  • Por que os desenhos são uma boa maneira de representar a paisagem? Quais detalhes importantes devemos incluir em um desenho de paisagem?

Explique que os desenhos permitem uma representação visual detalhada e personalizada da paisagem, refletindo a percepção individual de cada aluno. Destaque que é importante incluir detalhes como a forma dos prédios, a disposição das árvores, as ruas e outros elementos significativos que compõem a paisagem para que o desenho seja uma representação fiel e compreensível.

Engajamento dos Alunos

1.Qual foi a parte mais difícil ao desenhar a paisagem? Por quê? 2. ️ Como vocês se sentiram ao criar um mapa mental? Foi fácil visualizar as conexões entre os elementos da paisagem? 3.Se vocês fossem criar uma maquete da paisagem, quais materiais vocês usariam? 4.Quais elementos da paisagem vocês acham mais importantes e por quê? 5.Alguém gostaria de compartilhar o desenho ou mapa mental que fez? O que vocês gostariam de destacar em sua representação?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, garantindo que os alunos compreendam os principais conceitos abordados e possam refletir sobre a importância e a aplicação prática das representações visuais da paisagem.

Resumo

  • Introdução ao conceito de paisagem e seus elementos.
  • Explicação sobre diferentes formas de representação visual: desenhos, mapas mentais e maquetes.
  • Discussão sobre a importância dos desenhos para representar paisagens.
  • Apresentação de mapas mentais como ferramentas de organização visual.
  • Demonstração de maquetes como representações tridimensionais da paisagem.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar conceitos de paisagem e suas representações visuais, e em seguida, demonstrar como essas representações podem ser elaboradas através de atividades guiadas, como desenhos, mapas mentais e maquetes. Isso permitiu aos alunos visualizar e organizar a informação de maneira prática e aplicada ao seu cotidiano.

O tema apresentado é importante para o dia a dia dos alunos, pois aprender a representar a paisagem ao seu redor ajuda a desenvolver habilidades de observação e organização espacial. Além disso, saber criar e interpretar representações visuais é uma habilidade útil em várias situações, desde a navegação em mapas digitais até a compreensão de planos arquitetônicos e urbanísticos.

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