Entrar

Plano de aula de Pontuação: Introdução

Português

Original Teachy

'EF01LP14'

Pontuação: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Pontuação: Introdução

Palavras ChavePontuação, Ponto Final, Ponto de Interrogação, Ponto de Exclamação, Metodologia Digital, Ensino Ativo, Colaboração, Redes Sociais, Atividades Práticas, Gamificação, Leitura Crítica, Expressão Emocional, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Capturas de tela de postagens de redes sociais, Aplicativo de edição de imagens ou documentos compartilhados, Projetor para apresentação de quiz, Plataforma de quiz interativo (Kahoot, Quizizz, etc.), Documento compartilhado online (Google Docs, por exemplo)
Códigos BNCCEF01LP14: Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.; EF02LP09: Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos um entendimento claro sobre o que será abordado na aula e quais são as expectativas de aprendizagem. Ao descrever os objetivos, os alunos terão uma visão estruturada do conteúdo e poderão se preparar para as atividades práticas que seguirão, garantindo que o conhecimento prévio será aplicado de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Identificar pontos finais, de interrogação e exclamação em textos verbais.

2. Compreender o uso correto de pontos finais, de interrogação e exclamação.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de leitura crítica ao observar a pontuação.
  2. Aprimorar a habilidade de expressar emoções e intenções através da escrita.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos um entendimento claro sobre o que será abordado na aula e quais são as expectativas de aprendizagem. Ao descrever os objetivos, os alunos terão uma visão estruturada do conteúdo e poderão se preparar para as atividades práticas que seguirão, garantindo que o conhecimento prévio será aplicado de maneira eficaz.

Aquecendo

Inicie a aula falando sobre a importância da pontuação na comunicação escrita. Explique que a pontuação ajuda a expressar emoções, intenções e a tornar a leitura mais clara. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o uso de pontos finais, de interrogação ou de exclamação. Eles podem compartilhar o que encontraram com a classe, fomentando uma troca de informações e curiosidades.

Reflexões Iniciais

1. Por que a pontuação é importante na escrita?

2. Como a pontuação pode mudar o sentido de uma frase?

3. Podem pensar em um exemplo de frase que muda de significado dependendo da pontuação?

4. Quando usamos o ponto final? E o ponto de interrogação? E o ponto de exclamação?

5. Como vocês se sentem quando leem um texto sem pontuação?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o uso de pontos finais, de interrogação e de exclamação através de atividades práticas e colaborativas. As atividades são projetadas para permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio em contextos reais e digitais, promovendo discussões em grupo e reforçando o aprendizado de maneira lúdica e interessante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caçadores de Pontuação

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Identificar e corrigir erros de pontuação usando exemplos de redes sociais, promovendo a discussão e o trabalho em grupo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e terão a missão de encontrar e corrigir as pontuações em postagens de redes sociais fictícias. Cada grupo receberá uma série de capturas de tela de postagens com erros de pontuação. Usando um aplicativo de edição de imagens ou um documento compartilhado, os alunos deverão corrigir os textos, discutindo entre si sobre o uso correto de pontos finais, de interrogação e de exclamação.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir as capturas de tela de postagens com erros de pontuação.

  • Pedir para que os alunos utilizem um aplicativo de edição de imagens ou um documento compartilhado para corrigir os erros.

  • Incentivar a discussão dentro dos grupos sobre o uso correto de cada tipo de pontuação.

  • Após a correção, cada grupo deve apresentar suas correções para a turma, explicando as mudanças que fizeram.

Atividade 2 - Quiz Show de Pontuação

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o aprendizado sobre pontuação por meio de uma atividade gamificada e colaborativa.

- Descrição: Crie um quiz interativo onde os alunos, em grupos de até 5 pessoas, competirão para responder perguntas sobre pontuação. O quiz será projetado em slides, e os alunos devem usar dispositivos móveis para responder às perguntas. As perguntas incluirão exemplos de frases onde os alunos devem escolher a pontuação correta, além de questões teóricas sobre quando usar cada tipo de ponto.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Preparar um quiz interativo com uma plataforma online (Kahoot, Quizizz, etc).

  • Projetar o quiz na tela principal da sala.

  • Cada grupo deve responder às perguntas usando seus dispositivos móveis.

  • Incentivar a colaboração e discussão dentro dos grupos para decidir as respostas.

  • Ao final do quiz, revisar as respostas corretas e discutir os erros comuns.

Atividade 3 - Histórias Digitais com Emoções

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Praticar o uso correto da pontuação através da criação colaborativa de uma história, enfatizando a importância da pontuação na clareza e emoção da narrativa.

- Descrição: Os alunos criarão uma história colaborativa em um documento compartilhado, onde cada grupo será responsável por escrever uma parte e utilizar corretamente pontos finais, de interrogação e de exclamação para expressar emoções e intenções. No final, a história será lida em voz alta, destacando a importância da pontuação na narrativa.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Criar um documento compartilhado online onde cada grupo possa escrever sua parte da história.

  • Instruir os alunos a focar na correção da pontuação enquanto escrevem, usando pontos finais, de interrogação e de exclamação para transmitir emoções e intenções.

  • Após todos os grupos completarem suas partes, revisar a história como um todo.

  • Ler a história em voz alta para a turma, destacando como a pontuação influenciou a compreensão e o fluxo da narrativa.

  • Discutir com a turma sobre os efeitos da pontuação na história.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

[Finalidade]: A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do aprendizado através do compartilhamento de experiências e a prática de feedback construtivo. Esta discussão finaliza a aula de forma colaborativa, permitindo que os alunos fortaleçam o entendimento dos conceitos trabalhados e se sintam mais confiantes para aplicar o que aprenderam em contextos reais e digitais.

Discussão em Grupo

[Discussão em Grupo]: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Introdução: Agradeça a participação de todos e explique a importância de compartilhar o que foi aprendido.
  2. Compartilhamento: Peça a um representante de cada grupo que compartilhe brevemente suas experiências, desafios encontrados e como resolveram as dificuldades.
  3. Conclusões: Incentive os alunos a refletirem sobre como a pontuação afeta a clareza e a emoção na escrita e leitura, fazendo com que cada grupo destaque um aprendizado-chave.
  4. Fechamento: Recapitule os principais pontos discutidos e peça para que os alunos considerem como poderão aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias, especialmente em ambientes digitais.

Reflexões

1.[Perguntas para Reflexão]:

  1. Como a pontuação pode mudar o significado de uma frase?
  2. Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram ao corrigir os erros de pontuação?
  3. De que maneira as atividades realizadas ajudaram vocês a entender a importância da pontuação na comunicação escrita?

Feedback 360°

[Feedback 360°]: Oriente os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo sobre sua participação nas atividades. Instrua a turma a focar em aspectos construtivos e respeitosos, dando exemplos práticos de feedback positivo e sugestões de melhoria, como: 'Eu gostei quando você...','Você poderia melhorar em...','Achei importante a forma como você...'. Reforce a importância de uma comunicação empática e construtiva para o crescimento pessoal e do grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

[Finalidade]: A finalidade desta etapa de conclusão é reforçar os principais aprendizados da aula, conectando-os ao mundo real e às suas aplicações práticas. Esse momento de recapitulamento ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, destacando a importância do uso correto da pontuação na comunicação escrita e preparando os alunos para aplicarem esse aprendizado em suas vidas cotidianas.

Resumo

[Resumo]: Vamos lembrar rapidinho o que aprendemos, como se estivéssemos em uma viagem de montanha-russa pela pontuação!  Primeiro, conhecemos os pontos finais que fecham frases como uma porta se fechando.  Depois, os pontos de interrogação que fazem perguntas, tão curiosas quanto um gato espiando pela janela. ❓ E não podemos esquecer os pontos de exclamação, que gritam coisas importantes ou emocionantes, como uma surpresa de aniversário! 

No Mundo

[No Mundo]: Sabia que a pontuação é tão essencial quanto emojis nas mensagens que enviamos diariamente? ✨ Ela ajuda a comunicar exatamente o que sentimos e pensamos. Imagine mandar uma mensagem sem ponto final, interrogação ou exclamação; seria como tentar entender uma história sem início, meio e fim! ️❌ As redes sociais, os blogs, os chats - tudo depende da pontuação para ser claro e compreensível.

Na Prática

[Aplicações]: A pontuação é a chave para uma comunicação eficaz no nosso dia a dia. Seja escrevendo um email importante, uma mensagem para um amigo ou até comentando nas redes sociais, usar corretamente os pontos finais, de interrogação e de exclamação garante que você se faça entender e expresse suas emoções de forma clara e precisa. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies