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Plano de aula de Coletivos de Dança na Escola

Artes

Original Teachy

'EF15AR12'

Coletivos de Dança na Escola

Objetivos

(5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do Conceito: O aluno deve ser capaz de definir o que são coletivos de dança e como eles se integram na escola e na comunidade.

  2. Identificação dos Elementos: O aluno deve conseguir identificar os diferentes elementos de uma dança (ritmo, movimento, expressão, música), bem como as características específicas de diferentes gêneros de dança.

  3. Reflexão e Discussão: O aluno deve ser capaz de discutir suas experiências de dança, apontando dificuldades, realizações e aprendizados. Além disso, deve ser capaz de reconhecer a importância da dança para a comunicação, expressão e desenvolvimento pessoal e coletivo.

Cada objetivo será abordado de forma prática e interativa, estimulando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem.

Introdução

(10 - 15 minutos)

  1. Relembrar Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de dança, como ritmo, movimento e expressão. Isso pode ser feito através de um rápido jogo de perguntas e respostas ou uma pequena revisão interativa em grupo.

  2. Situações Problema: O professor apresenta duas situações problemas para os alunos:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão em uma festa de aniversário, e a música começa a tocar. Todos começam a dançar, mas vocês não conhecem a dança. Como vocês se sentiriam? O que fariam?"
    • Situação 2: "Agora, imaginem que vocês são parte de um coletivo de dança da escola e estão se preparando para uma apresentação. Vocês precisam decidir juntos qual dança apresentar, como se organizar e como superar as dificuldades. Como resolveriam isso?"
  3. Contextualização: O professor explica que a dança não é apenas uma atividade divertida, mas também uma maneira importante de expressão e comunicação. Ele destaca que em muitas comunidades, a dança é usada para contar histórias, celebrar eventos especiais e até resolver conflitos. Além disso, o professor enfatiza que a dança ajuda a desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, autoconfiança e criatividade.

  4. Introdução ao Tópico: O professor introduz o tópico do dia - Coletivos de Dança na Escola - explicando que eles são grupos de alunos que se juntam para aprender, praticar e apresentar danças. Ele pode contar a história de um famoso coletivo de dança ou mostrar um vídeo de uma apresentação de um coletivo de dança escolar para ganhar a atenção dos alunos. O professor também pode compartilhar curiosidades sobre diferentes estilos de dança ou fatos interessantes sobre a história da dança na educação.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar animados e prontos para aprender mais sobre coletivos de dança e como eles podem participar e se beneficiar deles.

Desenvolvimento

(20 - 25 minutos)

Para esse segmento, vamos propor três atividades divertidas, interativas e educativas. O professor deverá escolher uma delas para implementar na turma.

Atividade 1: "Formando Nossos Coletivos de Dança"

Esta atividade é focada em desenvolver trabalho em equipe, criatividade e apreciação da diversidade.

  • Passo 1: O professor divide a turma em grupos pequenos (4 a 5 alunos cada) e cada grupo representará um "Coletivo de dança".

  • Passo 2: Cada coletivo irá escolher um tipo de dança para estudar e apresentar. Podendo ser dança folclórica, street dance, ballet, etc. Podem se apoiar utilizando livros, internet e vídeos.

  • Passo 3: Depois que os coletivos estiverem formados e tiverem escolhido a dança, cada grupo terá que pesquisar sobre a história da dança escolhida, os movimentos básicos e a música que usualmente a acompanha.

  • Passo 4: Cada grupo deverá também discutir e anotar as dificuldades que percenbem ao tentar aprender a dança e as características que notam na dança escolhida.

Atividade 2: "Encontre o Movimento"

Esta atividade é direcionada a ajudar os alunos a entenderem os diferentes componentes de uma dança e como os movimentos são adaptados para diferentes gêneros.

  • Passo 1: O professor será como um DJ, utilizando uma playlist com músicas de diversos gêneros como pop, hip hop, samba, funk, forró, entre outros

  • Passo 2: Enquanto a música toca, eles têm que se movimentar no ritmo da música com a dança correspondente, por exemplo, se é uma música de samba, eles tentam fazer passos de samba.

  • Passo 3: Essa atividade pode se tornar mais dinâmica colocando um ou dois alunos por vez para dançar no centro da roda e os outros alunos precisam adivinhar qual estilo de dança eles estavam representando.

  • Passo 4: Ao final, o professor pode falar um pouco mais aprofundadamente sobre os diferentes ritmos tocados e seus movimentos característicos.

Atividade 3: "Passos Criativos"

Essa atividade permitirá que os alunos explorem a criatividade na dança, criando seus próprios movimentos e rotinas.

  • Passo 1: É uma atividade de grupo, de 4 a 5 alunos, onde cada um deverá inventar um movimento de dança.

  • Passo 2: Depois de criar o movimento, eles ensinam para os demais integrantes do grupo.

  • Passo 3: Em seguida, juntos, eles devem criar uma pequena rotina de dança usando todos os movimentos ensinados.

  • Passo 4: Ao final da atividade, cada grupo apresenta sua criação para os demais. O professor julga a apresentação de cada grupo pontuando critérios como criatividade, sincronia e execução.

Ao final desta atividades, os alunos terão adquirido uma melhor compreensão dos coletivos de dança e os diferentes gêneros de dança. Além disso, eles poderão relatar suas experiências, desafios e aprendizados durante as atividades de dança.

Retorno

(10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em uma grande roda e cada grupo, por sua vez, compartilha o que aprendeu sobre seu estilo de dança escolhido. Eles devem falar sobre a história, os movimentos que aprendeu e as dificuldades que encontraram ao tentar aprender a dança. Além disso, eles devem compartilhar as características que notaram na dança escolhida. Isso será importante para que os alunos possam aprender uns com os outros e apreciar a diversidade das danças.

  2. Reflexão Individual: O professor então pedirá aos alunos que façam uma reflexão individual silenciosa sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a aula. Para isso, eles podem usar um pequeno caderno ou folha de papel para escrever suas reflexões. O professor pode sugerir que eles pensem sobre questões como: Como se sentiram ao dançar? Como lidaram com as dificuldades? Que habilidades eles acham que desenvolveram ou melhoraram?

  3. Conexão com a Teoria: O professor agora faz a conexão com a teoria, explicando como a dança, além de uma prática artística, é também uma importante forma de comunicação e expressão. Ele pode ressaltar como cada estilo de dança reflete a cultura e a história de um povo e como cada movimento tem um significado. O professor também pode discutir como a dança ajuda a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade, autoconfiança e disciplina.

  4. Reflexão em Grupo: Agora, o professor propõe uma reflexão em grupo com duas perguntas simples:

    • Pergunta 1: "Como a dança nos ajuda a nos expressar e a nos conectar com os outros?"
    • Pergunta 2: "Como vocês acham que podem usar o que aprenderam hoje em suas vidas fora da escola?"

Os alunos são encorajados a compartilhar suas respostas e ideias com o grupo. Essa discussão ajudará os alunos a entenderem melhor a importância da dança na comunicação, expressão e desenvolvimento pessoal e coletivo.

  1. Encerramento: Por fim, o professor encerra a aula destacando os pontos mais importantes aprendidos durante a aula e elogia os alunos pelo esforço e participação. Ele também pode anunciar a próxima aula ou atividade, gerando expectativa e interesse.

Este retorno proporcionará aos alunos um momento de reflexão e discussão, permitindo que eles consolidem o que aprenderam e percebam a importância e aplicação do que foi trabalhado. Assim, eles estarão melhor preparados para aplicar esses conhecimentos e habilidades em suas vidas fora da escola.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação: O professor começa recapitulando os principais pontos abordados durante a aula:

    • O conceito de coletivos de dança na escola e sua importância para a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades sociais.
    • Os diferentes elementos e gêneros de dança, suas características e os desafios encontrados ao se tentar aprender uma nova dança.
    • As experiências práticas de dança dos alunos, e as reflexões que fizeram sobre essas experiências.
  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor então enfatiza como a aula permitiu que os alunos conectassem a teoria à prática. Os estudantes puderam não apenas aprender sobre coletivos de dança e os diferentes gêneros de dança, mas também tiveram a oportunidade de vivenciar esses conceitos de maneira prática através das atividades de dança.

  3. Recursos Extras: O professor sugere materiais adicionais para os alunos explorarem em casa ou em seus próprios tempos, para aprofundar seu entendimento sobre os coletivos de dança e os diferentes gêneros de dança. Estes podem incluir vídeos de performances de dança, artigos online sobre a história e a importância da dança, e até mesmo tutoriais de dança para aqueles que querem continuar praticando.

  4. Aplicações no Dia a Dia: Por fim, o professor ressalta como o conhecimento e as habilidades adquiridas durante a aula podem ser aplicadas no dia a dia dos alunos. A dança, como forma de expressão e comunicação, pode ser usada em diversas situações, desde festas e eventos sociais até momentos de relaxamento e autocuidado. Além disso, as habilidades desenvolvidas através da dança, como trabalho em equipe, criatividade e autoconfiança, são extremamente úteis em muitos aspectos da vida.

  5. Feedback e Encerramento: O professor encerra a aula solicitando um feedback rápido dos alunos sobre a aula e agradece pela participação de todos. Ele também pode aproveitar este momento para despertar a curiosidade dos alunos sobre a próxima aula, dando dicas ou fazendo uma pergunta intrigante relacionada ao próximo tópico.

Esta conclusão servirá para consolidar o aprendizado dos alunos, incentivá-los a explorar mais o assunto em seu próprio tempo e ajudá-los a entender a relevância do que aprenderam para suas vidas cotidianas.

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