Entrar

Plano de aula de Sons com o Corpo

Artes

Original Teachy

'EF15AR15'

Sons com o Corpo

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Sons com o Corpo

Palavras ChaveSons corporais, Palmas, Voz, Criação sonora, Percepção auditiva, Percepção motora, Ritmos, Criatividade, Trabalho em equipe, Exploração prática, Mercado de trabalho, Produção musical, Teatro, Design de som, Terapias ocupacionais
Materiais NecessáriosComputador ou projetor para exibir vídeo, Acesso à internet, Espaço amplo para atividades em grupo, Cadernos, Canetas ou lápis
Códigos BNCCEF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao mundo dos sons corporais, incentivando a exploração prática e criativa das diversas possibilidades sonoras que o próprio corpo pode oferecer. Este desenvolvimento é crucial, pois não só aprimora habilidades artísticas e motoras, mas também pode ser aplicado em contextos de mercado, como na música, teatro e produção de conteúdo audiovisual, onde a percepção e criação sonora são valiosas.

Objetivos principais:

1. Explorar diversas fontes sonoras utilizando o próprio corpo.

2. Desenvolver a habilidade de produzir sons com palmas e voz.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a criatividade na criação de ritmos e combinações sonoras.
  2. Promover a consciência corporal através da percepção dos sons produzidos pelo corpo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao mundo dos sons corporais, incentivando a exploração prática e criativa das diversas possibilidades sonoras que o próprio corpo pode oferecer. Este desenvolvimento é crucial, pois não só aprimora habilidades artísticas e motoras, mas também pode ser aplicado em contextos de mercado, como na música, teatro e produção de conteúdo audiovisual, onde a percepção e criação sonora são valiosas.

Contextualização

Os sons estão ao nosso redor, desde o canto dos pássaros até o barulho da chuva. Nosso corpo também é uma fonte rica de sons, que podem ser explorados e combinados de maneiras criativas. Utilizar o corpo para produzir sons é algo que fazemos naturalmente, como bater palmas em uma celebração ou estalar os dedos para chamar a atenção. Este tipo de exploração sonora não só é divertido, mas também importante para o desenvolvimento da percepção auditiva e motora.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que muitos artistas de música e teatro utilizam sons corporais em suas apresentações? Por exemplo, o grupo musical STOMP cria performances incríveis usando objetos do cotidiano e sons corporais. No mercado de trabalho, habilidades de percepção e criação sonora são valiosas em áreas como produção musical, design de som para filmes e jogos, e até em terapias ocupacionais que utilizam sons para promover bem-estar.

Atividade Inicial

Para começar, mostre aos alunos um vídeo curto de uma performance do grupo STOMP (link para o vídeo). Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Vocês acham que conseguem criar música usando apenas os sons do corpo? Vamos tentar?'

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem de forma prática os conhecimentos adquiridos sobre sons corporais, incentivando a criatividade e a colaboração. Além disso, promove a reflexão sobre a importância desses sons em diferentes contextos, tanto artísticos quanto profissionais.

Tópicos a Abordar

  1. Exploração de sons produzidos pelo corpo.
  2. Combinação de sons corporais para criar ritmos.
  3. Importância da percepção auditiva e motora.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como diferentes partes do corpo podem produzir sons únicos. Incentive-os a pensar sobre como a combinação de diferentes sons pode criar uma 'música' e como esses sons são usados em apresentações artísticas e no mercado de trabalho, como na produção musical e no teatro.

Mini Desafio

Orquestra Corporal

Os alunos formarão pequenos grupos e criarão uma apresentação musical usando apenas sons corporais.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
  2. Cada grupo deve explorar diferentes sons que podem ser produzidos pelo corpo (palmas, estalos de dedos, batidas no peito, sons com a boca, etc.).
  3. Peça aos grupos que combinem esses sons para criar um ritmo ou uma pequena 'música'.
  4. Dê tempo para que os grupos ensaiem suas criações.
  5. Cada grupo apresentará sua 'orquestra corporal' para a turma.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de criar e combinar sons corporais de forma criativa, além de promover o trabalho em equipe e a confiança para apresentações.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que descrevam, em seus cadernos, três diferentes sons que conseguiram produzir com o corpo e como esses sons podem ser combinados.
  2. Solicite que cada aluno crie um pequeno ritmo usando sons corporais e apresente para um colega.
  3. Faça uma roda de conversa onde cada aluno compartilha quais sons corporais mais gostaram de produzir e por quê.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo uma reflexão profunda sobre a importância dos sons corporais e suas aplicações práticas no dia a dia e no mercado de trabalho. A conclusão também permite que os alunos façam conexões entre a teoria e a prática, reforçando a importância das habilidades desenvolvidas.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre a experiência de criar sons com o corpo. Pergunte como se sentiram ao explorar diferentes sons e ritmos e quais desafios enfrentaram durante a atividade. Incentive-os a refletirem sobre a importância da percepção auditiva e motora e como essas habilidades podem ser aplicadas não só em contextos artísticos, mas também em diversas profissões, como música, teatro, produção audiovisual e terapias ocupacionais. Pergunte: 'Como vocês acham que podem usar os sons corporais no dia a dia ou em futuras profissões?'

Resumo

Recapitule os principais pontos discutidos na aula: a exploração de diferentes fontes sonoras utilizando o corpo, a criação de ritmos e músicas com sons corporais, e a importância da percepção auditiva e motora. Relembre os exemplos vistos, como o grupo STOMP, e como essas habilidades são valiosas em diversas áreas profissionais.

Fechamento

Conclua explicando que a aula conectou teoria e prática ao permitir que os alunos experimentassem diretamente a produção de sons com o corpo, refletissem sobre suas percepções e aplicassem esses conhecimentos em um mini desafio de criação musical. Ressalte que as habilidades desenvolvidas são importantes não só para a expressão artística, mas também para diversas carreiras e situações cotidianas, onde a criatividade e a percepção sonora são valorizadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies