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Plano de aula de Tipos de Solo

Ciências

Original Teachy

'EF03CI09'

Tipos de Solo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tipos de Solo

Palavras ChaveTipos de Solo, Areia, Argila, Silte, Componentes do Solo, Minerais, Matéria Orgânica, Água e Ar, Porosidade, Nutrientes, Desenvolvimento Vegetal, Atividades Práticas, Exploração de Solo, Análise de Adubo, Investigação Científica, Método Científico, Aplicação do Conhecimento
Materiais NecessáriosCaixas de diferentes tamanhos para montar a maquete de terreno, Areia, argila e silte para preencher as caixas, Kits de ferramentas (lupas, pinças, pequenas colheres), Fitas métricas, Amostras de solo e adubos, Ferramentas para teste de pH do solo, Materiais para anotação (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEF03CI09: Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizagem da aula. Ao estabelecer objetivos claros e específicos, os alunos podem melhorar a eficácia de sua preparação prévia e participação nas atividades propostas em sala de aula. Esta seção serve também como um guia para avaliar o desempenho e a compreensão dos alunos ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever os principais tipos de solo (areia, argila e silte) e suas características distintivas.

2. Desenvolver a compreensão sobre a importância do solo para o crescimento saudável das plantas, destacando o papel dos nutrientes e da porosidade.

3. Identificar e discutir os componentes do solo, como minerais, matéria orgânica, água e ar, e como esses elementos interagem para criar um ambiente propício ao desenvolvimento vegetal.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo do solo e sua importância prática em atividades agrícolas e ambientais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações problema que os façam pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos prévios de maneira prática. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o cotidiano dos alunos, destacando a relevância do estudo dos tipos de solo para a compreensão de processos naturais e para aplicações práticas, como a agricultura e o cuidado com o meio ambiente.

Situações Problema

1. Imagine que você tem um jardim e quer plantar flores, mas as plantas estão crescendo muito devagar. O que você acha que pode estar errado com o solo? Discuta isso com um colega e tente listar pelo menos três possíveis problemas.

2. Vocês estão construindo uma horta na escola e notaram que algumas áreas do terreno ficam completamente encharcadas após a chuva, enquanto outras secam muito rapidamente. Como essas características do solo podem afetar o crescimento das plantas que vocês pretendem cultivar? Discutam e façam uma lista dos possíveis impactos.

Contextualização

O solo não é apenas o terreno onde pisamos; ele é um ecossistema vivo e complexo que desempenha papéis vitais no suporte à vida na Terra. Por exemplo, sem um solo saudável, as plantas não conseguem crescer adequadamente, o que afeta toda a cadeia alimentar. Além disso, o solo é fundamental para a agricultura, fornecendo nutrientes essenciais para as culturas. Curiosamente, diferentes tipos de solo podem ser encontrados até mesmo em pequenas áreas, e suas características podem variar significativamente, influenciando a escolha das plantas que podem ser cultivadas e como devem ser cuidadas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre os tipos de solo em um contexto prático e interativo. Através das atividades propostas, os alunos irão explorar fisicamente os tipos de solo, analisar suas propriedades e entender suas implicações na agricultura e no ambiente. Esta abordagem prática visa fortalecer a compreensão dos alunos sobre um tema que, muitas vezes, pode ser percebido como teórico demais, estimulando o pensamento crítico e a colaboração entre os colegas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Exploradores do Solo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e descrever visualmente os tipos de solo (areia, argila, silte) e medir a profundidade em que estão presentes.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um 'explorador do solo' que deve coletar informações precisas sobre os diferentes tipos de solo presentes em uma maquete de terreno. A maquete será composta por caixas de diferentes tamanhos, cada uma preenchida com um tipo de solo (areia, argila e silte). Cada grupo terá um kit de ferramentas que incluirá lupas, pinças e pequenas colheres para ajudar na observação. Eles terão que descrever as características visuais, como cor e textura, e usar uma fita métrica para medir a profundidade em que encontram cada tipo de solo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os kits de ferramentas para cada grupo.

  • Explique que eles devem coletar dados sobre os diferentes tipos de solo na maquete, preenchendo uma ficha de observação.

  • Cada grupo deve discutir e registrar as características e profundidade de cada tipo de solo.

  • Ao final, cada grupo apresentará seus achados para a classe, comparando e discutindo as diferenças encontradas.

Atividade 2 - Construtores de Fertilidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a importância da escolha do adubo correto para o tipo de solo e suas propriedades.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de engenheiros agrônomos encarregados de recomendar o melhor tipo de adubo para diferentes tipos de solo. Eles terão à disposição amostras de solo e de adubos orgânicos e químicos. O desafio será identificar qual adubo é mais adequado para cada tipo de solo, baseando-se em sua composição, porosidade e necessidades nutricionais.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua amostras de solo e adubos.

  • Cada grupo deverá analisar o tipo de solo e determinar quais adubos são mais adequados, baseando-se em suas características e necessidades nutricionais.

  • Os alunos devem preparar uma breve apresentação para justificar suas escolhas, explicando como cada adubo atende às necessidades do solo.

  • Realize uma 'feira de adubos' onde cada grupo expõe suas conclusões e troca ideias com os outros grupos.

Atividade 3 - O Mistério do Solo Desaparecido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o método científico para investigar e resolver problemas relacionados ao solo em um ambiente prático.

- Descrição: Neste cenário lúdico, os alunos, em grupos, investigarão por que certas plantas em uma horta escolar não estão crescendo adequadamente. Eles receberão pistas que indicam problemas com o solo, como compactação, falta de nutrientes ou excesso de água. Usando o método científico, os alunos deverão formular hipóteses, coletar dados (observações, testes de pH, etc.) e apresentar suas conclusões.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente as pistas sobre os problemas do solo na horta e discuta possíveis causas com os alunos.

  • Cada grupo deve formular uma hipótese e elaborar um plano de investigação.

  • Os alunos realizarão testes no solo, como teste de pH e observações de textura, para confirmar ou refutar suas hipóteses.

  • Cada grupo preparará um relatório final, incluindo suas descobertas, metodologia e conclusões.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem o conhecimento adquirido através das atividades práticas e discutam suas descobertas com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de tipos de solo e seus impactos, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos em um círculo e começar relembrando os objetivos da aula. Em seguida, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente as principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. É importante que os alunos tenham a oportunidade de explicar o raciocínio por trás de suas escolhas e de como as atividades os ajudaram a entender melhor os diferentes tipos de solo e suas características. O professor pode facilitar a discussão, fazendo perguntas que estimulem uma reflexão mais profunda e que conectem o conteúdo aprendido com situações reais ou outras áreas do conhecimento.

Perguntas Chave

1. Quais foram as características mais marcantes que diferenciaram os tipos de solo que vocês exploraram na atividade?

2. Como as propriedades do solo que vocês estudaram influenciam o crescimento das plantas e a escolha de culturas em uma plantação?

3. De que maneira o conhecimento sobre os tipos de solo pode ser aplicado em situações do cotidiano ou em projetos de melhoria ambiental?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é fundamental para garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula. Resumir os principais pontos ajuda na fixação das informações, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade do tema reforça a relevância do estudo dos tipos de solo em contextos práticos e teóricos. Além disso, esta seção serve para encerrar a aula de forma clara e organizada, proporcionando aos alunos um fechamento que vincula o conteúdo aprendido com suas vidas e o mundo ao seu redor.

Resumo

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os tipos de solo, destacando as diferenças entre areia, argila e silte, bem como os elementos que compõem o solo, como minerais, matéria orgânica, água e ar. É essencial reforçar como essas características influenciam o crescimento das plantas.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades que simulavam situações reais, como a coleta de dados em uma maquete de solo e a escolha de adubos para diferentes tipos de solo. Essas práticas não apenas solidificaram o conhecimento teórico, mas também demonstraram a importância do estudo do solo em aplicações cotidianas e agrícolas.

Fechamento

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância do estudo dos tipos de solo para o dia a dia, como na escolha de plantas para jardins e agricultura, e na conscientização ambiental. Compreender as propriedades do solo ajuda a tomar decisões mais sustentáveis e eficazes, tanto em pequenas hortas quanto em grandes projetos agrícolas.

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