Plano de Aula | Metodologia Ativa | Marcos e Registros Históricos
Palavras Chave | Marcos históricos, Registros de memória, Identidade local, Pesquisa, Apresentação, Trabalho em equipe, Criatividade, Maquete, Mapa da memória, Detetives do Tempo, Construtores da História, Reflexão, Discussão em grupo, Interação prática, Conexão com a comunidade |
Materiais Necessários | Fichas com informações de marcos históricos, Computadores com acesso à internet, Livros de história local, Materiais recicláveis (papelão, cola, tesouras, tintas), Papel grande para mapas, Canetas, Colas, Câmera ou dispositivos móveis para tirar fotos |
Códigos BNCC | EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.; EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos estudantes e esclarecer o que será abordado durante a aula. Esta seção estabelece as metas de aprendizado, orientando os alunos sobre os aspectos específicos dos marcos e registros históricos que serão explorados. Além disso, ela serve para preparar os alunos para as atividades interativas que seguirão, garantindo que eles estejam cientes dos conhecimentos e habilidades que precisam desenvolver para participar efetivamente das discussões e práticas em sala de aula.
Objetivos principais:
1. Explorar a forma como os registros de memória e os marcos históricos são representados na cidade e o impacto desses registros na identidade local.
2. Analisar os critérios e processos envolvidos na escolha de nomes de lugares e monumentos, destacando a importância dessas escolhas para a memória coletiva.
3. Desenvolver habilidades críticas para questionar e entender a origem e significado dos marcos históricos e registros na cidade.
Objetivos secundários:
- Incentivar a observação ativa dos alunos sobre o ambiente ao seu redor, promovendo uma conexão pessoal com o espaço urbano e sua história.
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e apresentação em grupo, essenciais para a exploração efetiva do tema.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que os estimulam a pensar criticamente sobre os marcos e registros históricos que já estudaram. Além disso, a contextualização ajuda a conectar esses conceitos com a realidade dos alunos, aumentando o interesse e a relevância do assunto para suas próprias vidas. Esta abordagem visa prepará-los para as discussões mais profundas e atividades práticas que ocorrerão durante a aula.
Situações Problema
1. Imagine que você é um detetive histórico e recebeu a missão de descobrir por que a principal praça da cidade tem o nome que tem. O que você faria para descobrir essa informação?
2. Pense em um monumento famoso na sua cidade. Por que você acha que ele foi construído? Quais histórias ou eventos esse monumento está tentando contar ou lembrar para as pessoas que o visitam?
Contextualização
A importância dos marcos e registros históricos pode ser vista em como eles moldam nossa compreensão do passado e influenciam a identidade cultural de uma comunidade. Por exemplo, em muitas cidades, existem ruas nomeadas após líderes locais ou eventos importantes, o que ajuda as gerações futuras a lembrar e honrar essas contribuições. Saber por que um lugar é nomeado de certa maneira ou por que um monumento foi erguido pode revelar muito sobre o que uma comunidade valoriza.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento visa proporcionar uma aplicação prática e interativa dos conhecimentos pré-adquiridos sobre marcos e registros históricos. As atividades sugeridas buscam engajar os alunos em processos de pesquisa, criação e apresentação, reforçando a importância desses marcos para a identidade e a memória da comunidade local. Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos de maneira divertida e significativa, permitindo que eles se apropriem do conhecimento de forma criativa e contextualizada.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives do Tempo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação, enquanto aprendem sobre a história local.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes e cada grupo receberá uma ficha que descreve um marco histórico local (por exemplo, uma estátua, um edifício antigo, uma praça). Eles terão que investigar a origem e a importância desse marco para a comunidade. A pesquisa incluirá uma pequena saída pelo entorno da escola (se possível), consultas a livros, internet e, se viável, entrevistas com moradores.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua as fichas com informações básicas e uma foto do marco histórico.
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Permita que os alunos planejem sua investigação, decidindo quem fará qual parte do trabalho.
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Encoraje os alunos a utilizarem diferentes fontes de informação.
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Organize uma apresentação em sala, onde cada grupo mostrará o que descobriu sobre o marco histórico.
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Facilite uma discussão sobre como esses marcos contribuem para a identidade da comunidade.
Atividade 2 - Construtores da História
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão dos alunos sobre marcos históricos, além de desenvolver habilidades manuais.
- Descrição: Os alunos criarão uma maquete de um marco histórico existente ou proposto, usando materiais recicláveis. Cada grupo escolherá um marco histórico estudado previamente e, com base em sua pesquisa, construirão uma representação criativa do mesmo. A atividade incluirá a criação de uma pequena placa explicativa sobre a importância do marco.
- Instruções:
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Explique o objetivo da atividade e mostre exemplos de maquetes.
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Permita que cada grupo escolha um marco histórico e faça uma breve pesquisa sobre ele.
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Forneça materiais como papelão, cola, tesouras e tintas.
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Supervisione e assista os grupos durante a construção da maquete.
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Ao final, cada grupo apresentará sua maquete e explicará sua importância histórica para a classe.
Atividade 3 - Mapa da Memória
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades digitais e de pesquisa, promover o trabalho em equipe e aumentar a consciência sobre o patrimônio local.
- Descrição: Nesta atividade interativa, os alunos criarão um mapa digital ou físico que destaca marcos históricos da cidade. Cada grupo será responsável por adicionar informações sobre diferentes marcos ao mapa, incluindo fotografias, descrições breves e por que são significativos. O mapa final será compartilhado com outras turmas e possivelmente com a comunidade escolar.
- Instruções:
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Introduza a atividade explicando o conceito de 'mapa da memória'.
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Divida os alunos em grupos de até 5.
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Atribua a cada grupo diferentes marcos históricos para pesquisar.
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Forneça acesso a computadores para a pesquisa e a criação do mapa digital, ou materiais como papel grande, canetas e colas para um mapa físico.
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Oriente os alunos na montagem do mapa, garantindo que cada grupo contribua com seu marco.
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Organize uma apresentação dos mapas e permita que os alunos expliquem o que aprenderam sobre cada marco.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade permitir que os alunos reflitam coletivamente sobre o que aprenderam e compartilhem suas descobertas e opiniões. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, promove a habilidade de argumentação e fortalece o senso de comunidade e pertencimento ao discutir a história e a identidade local.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução sobre a importância de compartilhar descobertas e perspectivas. Explique que cada grupo terá a oportunidade de apresentar os principais aprendizados e experiências adquiridas durante as atividades. Promova um ambiente de respeito e incentivo à participação de todos, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e reflexões sobre os marcos históricos pesquisados.
Perguntas Chave
1. Qual marco histórico foi mais interessante para você e por quê?
2. Como os marcos históricos contribuem para a identidade da nossa cidade?
3. O que você descobriu que foi surpreendente ou novo sobre o marco que seu grupo estudou?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é reforçar os conhecimentos adquiridos durante a aula, conectando-os com a vida cotidiana dos alunos e aprofundando sua compreensão sobre a importância dos marcos históricos. Este momento também serve para garantir que os alunos possam integrar e aplicar o que aprenderam de maneira significativa, preparando-os para reconhecer e valorizar a história em seu próprio ambiente.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre marcos e registros históricos, enfatizando como eles são escolhidos e a relevância que possuem na memória e identidade da comunidade. Essa recapitulação ajudará a consolidar o aprendizado dos alunos, reiterando as descobertas feitas durante as atividades práticas.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje efetivamente conectou a teoria à prática através das atividades interativas, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento prévio em situações reais, como a investigação de marcos locais e a criação de representações e mapas. Essa abordagem prática destaca a importância da história local na compreensão mais ampla da nossa cultura e sociedade.
Fechamento
Por fim, é crucial reconhecer o impacto que o entendimento sobre marcos e registros históricos tem no nosso dia a dia. Compreender a origem e o significado desses elementos não só enriquece nosso conhecimento cultural, mas também fortalece nossa conexão com o lugar onde vivemos, permitindo uma apreciação mais profunda de nossa herança e identidade coletiva.