Entrar

Plano de aula de Migração

História

Original Teachy

'EF03HI01'

Migração

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Migração

Palavras ChaveMigração, Impacto, Motivações, Desafios, Empatia, Cultura, Economia, Atividades Interativas, Drama, Jogo de Tabuleiro, Análise Crítica, Pesquisa, Apresentação
Materiais NecessáriosMapas, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Papel e canetas, Cartolinas, Dados para jogos, Tabuleiros de jogo (criados pelo professor), Cartas (para jogo), Cenários para drama (opcional)
Códigos BNCCEF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para orientar e direcionar o foco dos alunos sobre as habilidades e conhecimentos que serão desenvolvidos durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor se preparar e engajar nas atividades propostas, maximizando a eficácia do aprendizado. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas entre o professor e os alunos, garantindo uma compreensão mútua dos objetivos educacionais.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a avaliar o impacto dos movimentos migratórios nas regiões de saída e destino.

2. Desenvolver a habilidade de compreender as diferentes motivações por trás dos movimentos migratórios ao longo da história.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a empatia e a tolerância através do entendimento das experiências migratórias.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como objetivo engajar os alunos com o tópico da migração através de situações-problema que os façam pensar criticamente sobre o assunto. Além disso, busca contextualizar a relevância do estudo da migração, conectando-o com exemplos históricos e contemporâneos, para que os alunos compreendam a importância e a complexidade do tema. Esta etapa prepara o terreno para as discussões e atividades que seguirão, ajudando a consolidar o conhecimento prévio dos alunos e a estimular o interesse pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que um grande grupo de pessoas de uma ilha remota decide deixar seu lar devido a uma erupção vulcânica que ameaça a vida de todos. Quais seriam as principais dificuldades que eles enfrentariam ao migrar para uma nova região e como isso poderia impactar tanto a ilha de origem quanto o novo local?

2. Pensem em um exemplo da história onde um povo migrou em busca de melhores condições de vida. Como essa migração influenciou as culturas tanto do lugar de origem quanto do destino? Discutam como essas mudanças culturais podem ser vistas até os dias atuais.

Contextualização

A migração é um fenômeno que moldou a história de diversas regiões do mundo, desde os primeiros movimentos humanos até as migrações mais recentes. Essas movimentações populacionais foram impulsionadas por diferentes motivos, como guerras, busca por melhores condições de vida ou até mesmo desastres naturais. Por exemplo, a migração dos irlandeses para os Estados Unidos durante a Grande Fome, no século XIX, teve um impacto duradouro na cultura e na economia norte-americanas. E, mais recentemente, a crise dos refugiados sírios mostrou como a migração pode afetar tanto as regiões de origem quanto as de destino.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é essencial para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre migração. Através de atividades lúdicas e interativas, eles poderão explorar diferentes aspectos e cenários de migração, desenvolvendo habilidades de pesquisa, planejamento, empatia e apresentação. Esta etapa visa consolidar o aprendizado de maneira prática e envolvente, estimulando a reflexão e o debate sobre um tema complexo e atual.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Grande Viagem dos Pinguins

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e apresentação, além de compreender os fatores que influenciam as migrações animais e humanas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular o papel dos pinguins-reis, que migram anualmente em busca de condições mais favoráveis. Serão formados grupos de até 5 alunos, cada um representando uma família de pinguins. Eles deverão planejar e justificar a rota de migração, considerando fatores como temperatura, disponibilidade de alimentos e segurança.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um lugar de origem e um destino para seus pinguins.

  • Pesquisar sobre os destinos escolhidos, considerando as condições climáticas e a disponibilidade de alimentos.

  • Elaborar um mapa de migração, justificando a rota escolhida.

  • Apresentar o projeto para a classe, explicando as decisões tomadas e os motivos que levaram à escolha do destino.

Atividade 2 - O Jogo das Migrações Humanas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender os desafios e oportunidades das migrações humanas, promovendo a empatia e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão jogar um jogo de tabuleiro criado pelo professor. Cada grupo representará uma comunidade que decide migrar devido a um desastre natural. O jogo simulará os desafios e benefícios da migração, incluindo decisões sobre a rota, recursos a levar e encontros com outras comunidades.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribuir as regras do jogo e os materiais necessários (tabuleiro, dados, cartas).

  • Cada grupo escolhe um desastre natural que força sua comunidade a migrar.

  • Jogar o jogo, tomando decisões estratégicas que influenciam o sucesso da migração.

  • Ao final, discutir em grupo o impacto das decisões tomadas e o que aprendeu sobre as migrações reais.

Atividade 3 - Drama da Migração

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e empática as experiências de migração, promovendo a compreensão das motivações e consequências.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar e apresentar um pequeno drama que ilustre uma migração histórica ou contemporânea. Cada grupo escolherá um contexto migratório e representará os diferentes aspectos e desafios enfrentados pelos migrantes, incluindo as motivações, os obstáculos e os impactos.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Escolher um contexto migratório para pesquisar e dramatizar.

  • Criar um roteiro que inclua as motivações, desafios e impactos da migração.

  • Ensaiar e preparar os cenários necessários para a apresentação.

  • Apresentar o drama para a classe, seguido de uma breve discussão sobre o que foi aprendido.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. Discutir em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de oferecer uma oportunidade para os alunos refletirem sobre as complexidades e as implicações das migrações. Esta etapa também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode perguntar: 'Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao planejar a migração dos pinguins ou durante o jogo das migrações humanas? Como esses desafios se assemelham ou diferem dos desafios reais enfrentados por migrantes humanos?' Esta abordagem permite que os alunos compartilhem suas experiências e reflitam sobre a complexidade dos movimentos migratórios em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais motivações que levam grupos humanos ou animais a migrarem?

2. Como os impactos da migração podem ser diferentes em longo prazo para as regiões de origem e destino?

3. De que maneira a migração pode influenciar a cultura e a economia dos locais envolvidos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido, conectando as atividades práticas com a teoria estudada. Além disso, visa reforçar a importância do tema da migração, não só do ponto de vista histórico, mas também como um fenômeno atual e relevante para o entendimento da sociedade global. Esta etapa ajuda a fechar o ciclo de aprendizado, assegurando que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aprofundada do tópico.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre migração, enfatizando as diferentes motivações e os impactos nas regiões de origem e destino. Deve-se recapitular as atividades realizadas, como o planejamento da migração dos pinguins, o jogo das migrações humanas e o drama das migrações, destacando as lições aprendidas e as simulações que ajudaram a visualizar os desafios reais dos migrantes.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi projetada para estabelecer uma ponte entre a teoria estudada em casa e as práticas em sala, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos e lúdicos. As atividades propostas não apenas reforçaram o entendimento teórico, mas também incentivaram a empatia e a compreensão das complexidades envolvidas nos movimentos migratórios.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância do estudo da migração. Compreender os motivos e os impactos das migrações ajuda a desenvolver uma visão mais ampla e empática do mundo, preparando os alunos para lidar com a diversidade cultural e os desafios globais. Este conhecimento é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies