Entrar

Plano de aula de Formação do Território Brasileiro

História

Original Teachy

'EF04HI10'

Formação do Território Brasileiro

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Formação do Território Brasileiro

Palavras ChaveFormação do Território Brasileiro, Fluxos Populacionais, Diversidade Cultural, Colonização Portuguesa, Imigração, Atividades Interativas, Mapa dos Povos, Teatro das Migrações, Duelo das Fronteiras, Discussão em Grupo, Reflexão Crítica, Aprendizado Colaborativo
Materiais NecessáriosPapel, Lápis de cor, Tesoura, Cola, Informações sobre diferentes grupos étnicos e períodos históricos, Figuras para recorte e desenho, Materiais para cenários e figurinos de teatro
Códigos BNCCEF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.; EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para estabelecer uma direção clara e focada para a aula. Ao identificar e descrever os objetivos principais, o professor orienta tanto o seu planejamento quanto as expectativas dos alunos. Isso é fundamental para garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com as competências que se espera que os alunos desenvolvam, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a avaliar e reconhecer a influência dos fluxos populacionais, tanto internos quanto externos, na formação da sociedade brasileira.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão histórica em relação aos diferentes grupos étnicos e culturais que contribuíram para a diversidade brasileira.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a curiosidade dos alunos sobre a diversidade cultural do Brasil e suas origens históricas.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema, utilizando situações-problema que incentivem a aplicação dos conhecimentos prévios de forma crítica e reflexiva. Além disso, a contextualização busca conectar o passado com o presente, mostrando a relevância e a influência contínua dos processos históricos na configuração da sociedade atual. Essas atividades preparatórias são essenciais para estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos, facilitando a transição para a aplicação prática dos conceitos em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você é um explorador português no século XVI. Você recebe a missão de mapear e colonizar uma vasta região inexplorada no Brasil. Quais seriam os desafios e oportunidades que encontraria ao interagir com as populações nativas e como isso influenciaria a formação do território brasileiro?

2. Pense que você é um imigrante italiano chegando ao Brasil no final do século XIX. Quais motivos o levariam a deixar a Itália e como seria o processo de adaptação à nova terra? Como essas novas culturas influenciariam as tradições locais e a sociedade brasileira?

Contextualização

Contextualizar a formação do território brasileiro envolve explorar como diferentes grupos étnicos e culturais influenciaram a sociedade que temos hoje. Por exemplo, discutir a colonização portuguesa e a chegada de africanos escravizados, bem como a imigração europeia e asiática, mostra a diversidade e complexidade do Brasil. Além disso, estudar as guerras de independência e os tratados de fronteiras ajuda a entender as disputas territoriais e o estabelecimento dos limites atuais do país.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seus conhecimentos sobre a formação do território brasileiro através de atividades práticas e interativas. Ao trabalhar em grupos, os alunos não só reforçam o aprendizado colaborativo, mas também desenvolvem habilidades críticas e analíticas ao explorar criativamente o conteúdo estudado. Cada atividade proposta visa consolidar a compreensão dos estudantes sobre a influência dos fluxos populacionais na diversidade cultural do Brasil, utilizando métodos que engajam e estimulam o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mapa dos Povos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender a distribuição dos diferentes grupos étnicos ao longo do território brasileiro e a influência dos fluxos populacionais na formação da sociedade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um 'Mapa dos Povos' que represente a diversidade cultural e étnica do Brasil, considerando os fluxos populacionais internos e externos ao longo dos séculos. Cada grupo receberá materiais como papel, lápis de cor, tesoura e cola para montar um mapa físico.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua o material necessário para cada grupo.

  • Peça que cada grupo pesquise e identifique no mapa do Brasil as diferentes regiões de origem dos principais grupos étnicos que contribuíram para a formação do território (indígenas, portugueses, africanos, imigrantes europeus, asiáticos, etc.).

  • Cada grupo deverá desenhar e recortar figuras representando os diferentes grupos étnicos, utilizando cores diferentes para cada um.

  • Os alunos deverão posicionar as figuras no mapa do Brasil, indicando as regiões onde cada grupo étnico teve maior influência.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu 'Mapa dos Povos', explicando sua escolha de cores e a distribuição das figuras no mapa.

Atividade 2 - Teatro das Migrações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar as razões e os impactos das migrações na formação da sociedade brasileira através da expressão artística e do aprofundamento histórico.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar pequenas peças de teatro que representem os motivos e as experiências de diferentes grupos migratórios que chegaram ao Brasil. Cada grupo escolherá um período histórico e um grupo étnico específico para basear sua peça.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e atribua a cada grupo um grupo étnico e um período histórico diferente para pesquisar.

  • Os grupos devem pesquisar sobre as condições de vida, os motivos da migração e as contribuições culturais do grupo escolhido.

  • Cada grupo deve escrever um pequeno roteiro de teatro que conte a história da migração escolhida, focando nos aspectos emocionais e culturais.

  • Os grupos ensaiarão suas peças, preparando figurinos simples e cenários improvisados.

  • Cada grupo apresentará sua peça para a turma, seguida de uma breve discussão sobre o que aprenderam.

Atividade 3 - Duelo das Fronteiras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender os conflitos territoriais e as negociações que moldaram as fronteiras do Brasil, promovendo habilidades de argumentação e compreensão do impacto histórico desses processos.

- Descrição: Esta atividade simula um debate entre diferentes grupos étnicos e culturais que tiveram influência na formação das fronteiras do Brasil. Os alunos assumirão papéis de diferentes grupos e deverão defender seus interesses territoriais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos, representando diferentes grupos étnicos e culturais.

  • Cada grupo recebe informações prévias sobre o território que historicamente ocupou e suas reivindicações.

  • Os grupos terão tempo para preparar argumentos que justifiquem suas reivindicações territoriais.

  • Realize um debate em sala, onde cada grupo apresentará seus argumentos e tentará convencer os outros grupos da justiça de sua causa.

  • Conclua com uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e articulem o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e compartilhar suas descobertas, o que não só reforça o entendimento do conteúdo como também promove habilidades de comunicação e argumentação. As perguntas-chave direcionam a reflexão para os aspectos mais importantes do tema, ajudando os alunos a conectarem o passado com o presente e a perceberem a relevância dos estudos históricos em suas vidas e na sociedade em que vivem.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe as descobertas mais significativas que fizeram durante as atividades. O professor pode orientar a discussão com perguntas como: 'Quais foram os principais desafios ao montar o 'Mapa dos Povos'? Como as peças de teatro ajudaram vocês a entender melhor as migrações? Quais argumentos foram mais difíceis de defender no 'Duelo das Fronteiras' e por quê?' Este momento é crucial para que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas, enriquecendo assim sua compreensão do tema.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais influências culturais que podemos identificar nas diferentes regiões do Brasil e como elas se refletem na sociedade atual?

2. Como as migrações e as disputas territoriais do passado contribuíram para a diversidade geográfica e cultural do Brasil?

3. De que maneira o conhecimento sobre a formação do território brasileiro pode nos ajudar a entender melhor as relações sociais e culturais contemporâneas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados, além de entenderem a relevância prática do que foi aprendido. Resumindo os pontos chave e conectando a teoria com as atividades práticas, esta etapa ajuda os alunos a integrar o conhecimento, preparando-os para aplicar o entendimento adquirido em contextos reais e futuras aprendizagens.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando como os diferentes fluxos populacionais, tanto internos quanto externos, moldaram a formação do território brasileiro. É essencial recapitular as atividades práticas, como a criação do 'Mapa dos Povos', o 'Teatro das Migrações' e o 'Duelo das Fronteiras', destacando as descobertas e as lições aprendidas por meio delas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada de forma a conectar teoria e prática de maneira eficaz, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos estudados em casa em atividades práticas e interativas. As situações-problema e as atividades em grupo foram projetadas para solidificar o conhecimento teórico sobre a formação do território brasileiro, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa do tema.

Fechamento

Finalmente, é crucial enfatizar a importância do estudo da formação do território brasileiro para compreender a diversidade cultural e territorial do país. Este conhecimento não apenas enriquece a compreensão da história e geografia do Brasil, mas também ajuda a contextualizar e a valorizar as diferentes identidades e culturas presentes na sociedade contemporânea.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies