Entrar

Plano de aula de Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Palavras ChaveIndicativo de Perguntas e Respostas, Estrutura de Perguntas em Inglês, Respostas em Inglês, Atividades Interativas, Aprendizado Colaborativo, Habilidades de Comunicação, Prática de Fala, Aplicação Prática, Contextualização Real, Engajamento Estudantil, Formação de Grupos, Metodologia de Sala de Aula Invertida
Materiais NecessáriosCartões com perguntas em inglês, Objetos misteriosos para o 'Museu de Perguntas', Curadores para cada estação do museu, Cadernos de investigação, Acesso a espaço para montagem de estações, Material para apresentação de 'talk show'
Códigos BNCC-
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir metas específicas, os alunos têm um foco claro e o professor pode direcionar as atividades de acordo com esses objetivos. Isso assegura que o tempo em sala seja produtivo e que os alunos pratiquem efetivamente as habilidades de indicar e reconhecer perguntas e respostas em inglês, essenciais para a comunicação eficaz na língua estrangeira.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar a estrutura básica de uma pergunta em inglês, diferenciando-a de uma afirmação.

2. Desenvolver a habilidade de responder a perguntas em inglês de forma coerente e compreensível, utilizando vocabulário apropriado ao nível de Ensino Fundamental.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado interativo.
  2. Fomentar a confiança dos alunos no uso da língua inglesa através de práticas de fala.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo previamente estudado com a prática em sala. Ao apresentar situações problema, os alunos são desafiados a pensar criticamente e aplicar o conhecimento de forma prática. A contextualização do tema com exemplos reais e relevantes aumenta o interesse e a percepção da importância do aprendizado de perguntas e respostas em inglês, facilitando a transição para as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um parque de diversões nos Estados Unidos e quer saber a hora do próximo show de acrobacias. Como você formularia essa pergunta em inglês?

2. Pretenda que você está hospedado em um hotel na Inglaterra e precisa solicitar mais toalhas para o seu quarto. Como você pediria isso em inglês?

Contextualização

A habilidade de formular e responder perguntas em inglês é essencial não apenas em situações de viagem, mas também em contextos profissionais e acadêmicos internacionais. Por exemplo, em uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional, é comum que as perguntas e respostas sejam conduzidas em inglês. Além disso, compreender a estrutura das perguntas em inglês ajuda na compreensão de textos e diálogos, potencializando as habilidades de leitura e escuta dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de perguntas e respostas em inglês que estudaram anteriormente. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas praticam o idioma, mas também desenvolvem habilidades sociais e de colaboração. Cada atividade proposta é estruturada para ser divertida e envolvente, garantindo que os alunos estejam motivados e ativamente participando do aprendizado. A escolha de apenas uma atividade permite uma dedicação mais profunda e uma compreensão melhor dos conceitos abordados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives de Perguntas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a formação e resposta de perguntas em inglês de forma lúdica e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se transformarão em detetives que precisam descobrir informações importantes sobre um 'suspeito misterioso'. O professor distribuirá cartões com perguntas em inglês que os alunos precisarão formular para coletar pistas e responder corretamente para avançar na investigação.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartões de perguntas em inglês para cada grupo.

  • Cada grupo deve formular perguntas baseadas nas pistas que receberam, tentando descobrir mais sobre o suspeito.

  • O 'suspeito' (outro grupo ou o professor) responderá às perguntas com respostas verdadeiras ou falsas, que ajudarão os detetives a avançar na investigação.

  • O primeiro grupo a reunir todas as pistas corretas e resolver o mistério é o vencedor.

Atividade 2 - O Show das Perguntas e Respostas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e interação em inglês, focando na formulação de perguntas e respostas.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar um pequeno 'talk show' onde cada membro do grupo terá um papel específico (apresentador, convidado, plateia). O tema do talk show será uma entrevista com uma celebridade fictícia, onde os alunos deverão usar perguntas e respostas em inglês.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um membro para ser a 'celebridade' e outro para ser o 'entrevistador'.

  • Os grupos preparam perguntas em inglês que o entrevistador fará à celebridade durante o 'talk show'.

  • Após a preparação, cada grupo apresentará seu talk show para a classe.

  • A classe vota no talk show mais criativo e que usou melhor as perguntas e respostas em inglês.

Atividade 3 - Passeio pelo Museu de Perguntas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o uso prático de perguntas e respostas em inglês em um contexto de descoberta e exploração.

- Descrição: Transforme a sala em um 'museu' onde cada estação exibe uma 'obra de arte' (um objeto misterioso). Os alunos, divididos em grupos, devem formular perguntas para descobrir a história por trás de cada objeto, usando apenas inglês.

- Instruções:

  • Prepare estações com objetos misteriosos em diferentes partes da sala.

  • Divida os alunos em grupos e faça com que cada grupo visite cada estação.

  • Cada estação possui um 'curador' que só responde perguntas em inglês sobre o objeto.

  • Os grupos devem anotar as perguntas e respostas em um caderno de investigação.

  • Ao final, cada grupo apresenta o que descobriu para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem insights uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a identificar áreas que podem necessitar de reforço e a compreender melhor a aplicação prática do que foi aprendido. Além disso, ao ouvir as experiências de seus colegas, os alunos podem aprender novas estratégias e abordagens para formular e responder perguntas em inglês, reforçando o aprendizado colaborativo.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos sobre as atividades realizadas e incentivando-os a compartilhar suas experiências e descobertas. Peça que cada grupo escolha um porta-voz para apresentar brevemente o que eles mais gostaram e o que acharam mais desafiador em cada atividade. Utilize as seguintes perguntas para guiar a discussão: 'Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao formular perguntas em inglês? Como vocês superaram esses desafios? Qual atividade ajudou mais a entender a estrutura das perguntas em inglês?' Encoraje os alunos a expressar suas opiniões e a ouvir atentamente as contribuições dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais são os elementos essenciais para formular uma pergunta em inglês corretamente?

2. Como a prática de perguntas e respostas pode ajudar na melhoria da comunicação em inglês?

3. Houve alguma situação durante as atividades que fez vocês repensarem a maneira como formulam perguntas em inglês?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos tratados durante a aula. O resumo ajuda a reforçar o que foi aprendido, enquanto a explicação de como a teoria foi aplicada nas atividades práticas visa mostrar a relevância do conteúdo para a comunicação real. Este momento de fechamento também serve para reforçar a importância do conteúdo para a vida cotidiana dos alunos, incentivando a aplicação contínua dos conhecimentos adquiridos.

Resumo

Na conclusão da aula, recapitularemos os principais pontos abordados sobre a estrutura e formação de perguntas em inglês, reforçando os elementos essenciais que compõem uma pergunta (palavras interrogativas, ordem das palavras, uso de auxiliares) e como eles diferem de afirmações simples. Este resumo ajudará a solidificar o conhecimento adquirido e a lembrar aos alunos a importância de cada componente na construção de um diálogo coerente em inglês.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática de maneira eficaz, utilizando atividades lúdicas e interativas para reforçar a aprendizagem dos alunos. As atividades como 'Detetives de Perguntas' e 'O Show das Perguntas e Respostas' permitiram que os alunos aplicassem na prática o que aprenderam sobre perguntas e respostas em inglês, facilitando a transição do conhecimento teórico para situações práticas e reais.

Fechamento

Ao finalizar, é crucial destacar que a capacidade de formular e responder perguntas em inglês é uma habilidade fundamental, não apenas em contextos acadêmicos, mas também em situações do dia a dia e profissionais. Dominar essa habilidade permite uma comunicação mais eficaz e confiante em ambientes internacionais, essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies