Entrar

Plano de aula de Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Palavras ChaveEstrutura de perguntas, Palavras interrogativas, Respostas simples, Prática de perguntas, Engajamento dos alunos, Comunicação em inglês, Teoria e prática, Relevância cotidiana
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Caderno, Lápis, Apagador, Folhas de atividades impressas, Projetor (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, para que saibam o que é esperado deles ao final da sessão. Esta etapa garante que os alunos estejam cientes das habilidades que desenvolverão, facilitando seu engajamento e foco no conteúdo a ser apresentado.

Objetivos principais:

1. Indicar a estrutura básica de uma pergunta em inglês.

2. Reconhecer a estrutura de uma pergunta em inglês.

3. Responder perguntas simples em inglês quando solicitado.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e prepará-los para o que será ensinado. Ao fornecer um contexto relevante e interessante, os alunos se sentirão mais motivados e engajados. Isso também ajuda a criar uma conexão entre o conteúdo da aula e a vida cotidiana dos alunos, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprender sobre como fazer perguntas e responder em inglês. Comece contando que fazer perguntas é uma das formas mais importantes de comunicação, pois nos ajuda a obter informações e a entender melhor o mundo ao nosso redor. Diga que aprender a fazer perguntas em inglês é uma habilidade fundamental que os ajudará em muitas situações, como viajar, fazer amigos internacionais e até mesmo assistir a filmes e séries sem legendas.

Curiosidades

A habilidade de fazer perguntas é essencial para nosso aprendizado e desenvolvimento. No mundo dos negócios, por exemplo, fazer as perguntas certas pode ser a chave para o sucesso de uma negociação. Além disso, grandes descobertas científicas frequentemente começam com uma simples pergunta.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre a estrutura e a formação de perguntas e respostas em inglês. Ao abordar tópicos específicos e detalhados, os alunos terão uma compreensão clara e prática do conteúdo. As questões propostas ajudam a reforçar o aprendizado e permitem que os alunos pratiquem imediatamente o que foi ensinado, garantindo uma melhor retenção das informações.

Tópicos Abordados

1. Estrutura Básica das Perguntas em Inglês: Explique que, em inglês, a maioria das perguntas começa com uma palavra interrogativa (como Who, What, Where, When, Why, How) ou com um verbo auxiliar (como Do, Does, Is, Are). Essas palavras ajudam a transformar uma frase afirmativa em uma pergunta. Forneça exemplos claros e simples, como 'What is your name?' e 'Do you like apples?'. 2. Palavras Interrogativas: Detalhe as principais palavras interrogativas e seu uso. Por exemplo, 'Who' é usado para perguntar sobre pessoas, 'Where' para lugares, 'When' para tempo, 'Why' para razões, 'What' para coisas, e 'How' para maneiras ou quantidades. Escreva exemplos de perguntas com cada uma dessas palavras no quadro e peça para os alunos anotarem. 3. Estruturas de Respostas Simples: Ensine como responder perguntas simples de maneira adequada. Explique que, muitas vezes, as respostas podem ser curtas e diretas, como 'Yes, I do.' ou 'No, I don't.' para perguntas com 'Do/Does'. Para perguntas com palavras interrogativas, as respostas devem fornecer a informação solicitada, como 'My name is John.' ou 'I live in Brazil.'.

Questões para Sala de Aula

1. What is your favorite color? 2. Where do you live? 3. When is your birthday?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e reforçar o conteúdo aprendido, assegurando que os alunos compreendam a estrutura das perguntas e respostas em inglês. A discussão detalhada das questões apresentadas permite que os alunos consolidem seu conhecimento e corrijam possíveis erros. O engajamento dos alunos através de novas perguntas promove a aplicação prática do conteúdo, incentivando a participação ativa e a troca de ideias.

Discussão

  • What is your favorite color? - Explique que esta pergunta usa a palavra interrogativa 'What' para perguntar sobre uma preferência pessoal. A resposta deve ser direta e específica, como 'My favorite color is blue.'.

  • Where do you live? - Pontue que esta pergunta utiliza 'Where' para indagar sobre um local. A resposta deve incluir o nome do lugar onde a pessoa vive, como 'I live in São Paulo.' ou 'I live in a house.'.

  • When is your birthday? - Detalhe que 'When' é a palavra interrogativa usada para perguntar sobre tempo. A resposta deve ser uma data ou uma referência de tempo, como 'My birthday is on June 5th.' ou 'My birthday is in the summer.'.

Engajamento dos Alunos

1. Qual é a sua comida favorita? (What is your favorite food?) 2. Com quem você mora? (Who do you live with?) 3. Por que você gosta da sua escola? (Why do you like your school?) 4. Como você vai para a escola? (How do you go to school?) 5. Qual é o seu animal de estimação? (What is your pet?)

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conteúdo apresentado durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara dos tópicos abordados. Recapitular os pontos principais e destacar a importância do conteúdo para o cotidiano dos alunos ajuda a reforçar o aprendizado e a motivação para continuar explorando o idioma inglês.

Resumo

  • Entendimento da importância de fazer perguntas em inglês.
  • Identificação das principais palavras interrogativas em inglês (Who, What, Where, When, Why, How).
  • Estrutura básica de perguntas em inglês com exemplos práticos.
  • Formação de respostas simples e diretas para perguntas em inglês.
  • Prática de perguntas e respostas para reforço do conteúdo.

Durante a aula, os alunos aprenderam a teoria sobre a formação de perguntas e respostas em inglês e tiveram a oportunidade de aplicar esse conhecimento através de exemplos práticos e exercícios. Essa abordagem permitiu a conexão entre a teoria e a prática, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo apresentado.

Entender como fazer e responder perguntas em inglês é extremamente relevante para o dia a dia dos alunos, pois essa habilidade facilita a comunicação em diversas situações, como viagens, interação com falantes de inglês e consumo de mídia em inglês. Além disso, a capacidade de formular perguntas é uma ferramenta essencial para o aprendizado contínuo e a curiosidade intelectual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies