Entrar

Plano de aula de Problemas de Adição e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF04MA03'

Problemas de Adição e Subtração

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Problemas de Adição e Subtração

Palavras ChaveMatemática, Adição, Subtração, Problemas, Tecnologia, Redes Sociais, Atividades Práticas, Colaboração, Criatividade, Resolução de Problemas, Aprendizado Digital, Engajamento, Aprendizado Ativo, 4º ano do Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Tablets/computadores, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok), Leitor de QR Code, Códigos QR com problemas matemáticos, Plataformas de quizzes online (Kahoot!, Quizizz), Projetor, Materiais visuais (gráficos, desenhos)
Códigos BNCCEF04MA03: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.; EF04MA05: Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é delinear os objetivos de aprendizado para a aula, fornecendo clareza sobre as habilidades e competências que os alunos devem alcançar ao final da sessão. Isso garante que todas as atividades e metodologias empregadas ao longo da aula estejam direcionadas para a melhoria da compreensão dos alunos sobre problemas de adição e subtração, situando o aprendizado em um contexto relevante e engajador.

Objetivos principais:

1. Entender e aplicar conceitos de adição e subtração de números naturais em problemas contextualizados.

2. Desenvolver habilidades para resolver problemas de adição e subtração envolvendo situações do cotidiano.

3. Fortalecer o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas matemáticos básicos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a colaboração e o trabalho em equipe por meio de atividades em grupo.
  2. Incentivar o uso de recursos digitais para a prática e reforço dos conceitos matemáticos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema de adição e subtração ao contexto digital e cotidiano deles. Ao incentivar a busca ativa por informações e o compartilhamento em grupo, promove-se a interação e o interesse pelo assunto, preparando-os para as atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula falando sobre a importância dos conceitos de adição e subtração no dia a dia, como na contagem de itens, dinheiro e tempo. Destaque que essas operações são fundamentais para resolver diversos problemas cotidianos. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante relacionado à adição e subtração, como curiosidades históricas ou aplicações modernas nas ciências e tecnologia. Dê a eles alguns minutos para fazer a busca e, em seguida, peça que compartilhem com a turma os fatos encontrados.

Reflexões Iniciais

1. Quem pode compartilhar um fato interessante que encontrou sobre adição ou subtração?

2. Por que vocês acham que a adição e a subtração são operações tão importantes no dia a dia?

3. Alguém pode citar uma situação recente em que usou adição ou subtração fora da escola?

4. Como vocês acham que as redes sociais podem nos ajudar a aprender mais sobre matemática?

5. Quem aqui acha fácil resolver problemas de adição e subtração? Alguém tem alguma dica para tornar isso mais simples?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar atividades práticas e envolventes que permitam aos alunos aplicar os conceitos de adição e subtração em contextos modernos e familiares. Utilizando a tecnologia como mediadora, os alunos são incentivados a resolver problemas reais, desenvolver habilidades de colaboração e comunicação, e reforçar seu entendimento através de métodos lúdicos e criativos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura Matemática dos Influenciadores 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a aplicação prática de conceitos de adição e subtração, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade através da criação de conteúdos digitais.

- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais por um dia e criarão conteúdo para redes sociais resolvendo problemas de adição e subtração. Utilizando seus celulares, eles devem criar uma sequência de stories no Instagram ou vídeos no TikTok, explicando como resolver um problema de adição e subtração de maneira divertida e clara. O objetivo é ensinar seus seguidores (colegas de classe) a resolver esses problemas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça que os grupos escolham um problema de adição ou subtração da vida real, como dividir a conta de um lanche ou calcular o troco em uma compra.

  • Cada grupo deverá criar um roteiro para explicar a resolução do problema escolhido.

  • Usando o celular, grave uma série de stories no Instagram ou um vídeo no TikTok explicando o problema e a solução de maneira divertida e criativa.

  • Os vídeos devem incluir elementos visuais, como gráficos ou desenhos, para tornar a explicação mais clara.

  • Compartilhe os vídeos com a turma e incentive a discussão sobre as diferentes abordagens usadas pelos grupos.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Matemático ‍☠️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o trabalho em equipe e a resolução de problemas práticos, utilizando a tecnologia para criar uma experiência de aprendizado interativa e divertida.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um cenário de caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas de adição e subtração para encontrar pistas e localizar o 'tesouro'. Cada pista será um problema a ser resolvido, e os alunos utilizarão dispositivos móveis para escanear códigos QR que contêm as pistas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Prepare antecipadamente problemas de adição e subtração e codifique-os em QR codes.

  • Espalhe os QR codes pela sala ou pelo pátio da escola, cada um levando a um problema que, quando resolvido, dá a direção para encontrar a próxima pista.

  • Forneça a cada grupo um dispositivo móvel com um leitor de QR code instalado.

  • Os alunos devem escanear os códigos QR, resolver os problemas e seguir as pistas até encontrar o 'tesouro' (que pode ser um prêmio simbólico ou um certificado).

  • Conduza uma discussão final sobre as estratégias usadas para resolver os problemas e qual grupo foi mais eficiente.

Atividade 3 - Game Show Matemático 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a competição saudável e o aprendizado cooperativo, utilizando ferramentas digitais para criar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

- Descrição: Crie um game show inspirado em programas de TV onde os alunos competem em equipes para resolver problemas de adição e subtração. Cada rodada terá um nível de dificuldade diferente, e os alunos usarão tablets ou computadores para responder às questões em um quiz online criado com ferramentas como Kahoot! ou Quizizz.

- Instruções:

  • Divida os alunos em equipes de até 5 pessoas.

  • Crie um quiz online usando uma plataforma como Kahoot! ou Quizizz com perguntas de adição e subtração de diferentes níveis de dificuldade.

  • Cada equipe deve nomear um capitão que será responsável por enviar as respostas.

  • Projete o quiz na tela principal da sala de aula e inicie o game show.

  • As equipes terão um tempo limitado para discutir e responder cada pergunta usando tablets ou computadores.

  • No final do quiz, revele os resultados e parabenize a equipe vencedora.

  • Discuta as respostas corretas e os erros comuns com a turma, reforçando os conceitos aprendidos.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos reconheçam suas conquistas, identifiquem áreas de melhoria e valorizem a colaboração. Este momento fortalece a compreensão dos conceitos matemáticos e as habilidades sociais, essenciais tanto para o ambiente escolar quanto para a vida cotidiana.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Inicie agradecendo a todos pela participação ativa nas atividades. Pergunte a cada grupo o que os surpreendeu durante as tarefas. Peça que compartilhem um problema específico que acharam desafiador e como conseguiram resolvê-lo. Incentive-os a falar sobre como a integração de tecnologias digitais ajudou na compreensão dos conceitos de adição e subtração. Conclua ressaltando a importância de compartilhar conhecimentos e aprender com as experiências dos colegas.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao resolver os problemas de adição e subtração? 2. Como a utilização de recursos digitais influenciou sua abordagem e entendimento dos problemas? 3. O que você aprendeu com os outros grupos que pode ser aplicado em futuras atividades de matemática?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno receberá feedback dos colegas de grupo sobre sua participação e contribuição nas atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, usando o modelo de feedback de 'Pontos Fortes' e 'Sugestões de Melhoria'. Explique que cada aluno deve mencionar pelo menos um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega, focando em aspectos como colaboração, criatividade, e habilidades de resolução de problemas.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado do dia, reforçando os conceitos-chave de uma maneira divertida e engajante. Ao conectar as atividades realizadas com aplicações do mundo real e do dia a dia dos alunos, buscamos garantir que eles vejam o valor prático do que aprenderam, motivando-os a continuar explorando e aplicando esses conhecimentos fora da sala de aula.

Resumo

Resumo da Aula: Hoje, nossos matemáticos digitais se aventuraram em resolver problemas de adição e subtração!  Criaram conteúdos incríveis para as redes sociais, caçaram tesouros escondidos e participaram de um game show super animado! Tudo isso usando a linguagem dos números para decifrar os mistérios do dia a dia. ✨

No Mundo

No Mundo Atual: A adição e a subtração são essenciais em diversas situações cotidianas, desde calcular o troco em uma compra até dividir a conta do lanche com os amigos. Usar essas operações nos conectou à realidade dinâmica e digital de nossas vidas modernas, onde usamos tecnologia a todo momento para resolver problemas, seja no celular, tablet ou computador. 

Na Prática

Aplicações: Entender adição e subtração é crucial para a vida diária. Essas operações matemáticas nos ajudam a tomar decisões financeiras, planejar eventos e até mesmo entender pontuações em jogos. São habilidades fundamentais que utilizamos constantemente, mesmo sem perceber, facilitando nossa vida e nos ajudando a navegar no mundo real. ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies