Entrar

Plano de aula de Escrita: Compartilhada e Autônoma

Português

Original Teachy

'EF03LP13'

Escrita: Compartilhada e Autônoma

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Escrita: Compartilhada e Autônoma

Palavras Chaveescrita compartilhada, escrita autônoma, grafia irregular, fonema-grafema, tecnologia educacional, redes sociais, atividades digitais, memorização, gamificação, aprendizado ativo, colaboração
Materiais Necessárioscelulares/tablets com acesso à internet, aplicativos de leitura de QR code, aplicativos de edição de vídeo, plataforma de quiz interativo (ex.: Kahoot!, Quizizz), câmeras (celulares ou tablets), roteiros para gravação de vídeos, QR codes espalhados pelo ambiente escolar, sala de aula equipada com Wi-Fi, projetor/mídia para apresentação dos vídeos
Códigos BNCCEF03LP13: Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP11: Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP11: Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.; EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP20: Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campopo lítico-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP16: Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF05LP17: Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF03LP21: Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).; EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP22: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.; EF05LP25: Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que o professor e os alunos estejam alinhados quanto aos objetivos principais e secundários da aula, estabelecendo uma base clara para as atividades que serão realizadas. A ênfase está na memorização da grafia de palavras com relações fonema-grafema irregulares e na capacidade de reproduzir essas palavras corretamente, utilizando métodos autônomos e colaborativos apoiados por ferramentas digitais.

Objetivos principais:

1. Memorizar a grafia de palavras de uso frequente com relações fonema-grafema irregulares.

2. Desenvolver a habilidade de reproduzir a escrita de palavras com grafia irregular de forma autônoma.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a utilização de ferramentas digitais para a prática da escrita.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades de escrita compartilhada.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos estejam engajados desde o início, utilizando a tecnologia para conectar o tema da aula à sua realidade cotidiana. Este aquecimento inicial promove a curiosidade, facilita a troca de conhecimentos e estabelece uma base sólida para as atividades que serão realizadas. Ao discutir a relevância da escrita correta no mundo digital, os alunos compreenderão melhor a importância de memorizar a grafia de palavras com relações fonema-grafema irregulares.

Aquecendo

Aquecimento: Comece a aula explicando brevemente que a escrita compartilhada e autônoma é fundamental para a comunicação eficiente no mundo digital. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante ou uma curiosidade sobre a importância da escrita correta nas redes sociais, blogs e outras plataformas digitais. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma para fomentar um ambiente interativo e engajador. ✨

Reflexões Iniciais

1. ❓ Por que é importante memorizar a grafia correta das palavras ao escrever nas redes sociais?

2. ❓ Como vocês acham que a escrita correta impacta a nossa credibilidade online?

3. ❓ Quais são alguns exemplos de palavras com grafia irregular que vocês encontram frequentemente nas redes sociais?

4. ❓ Alguém já teve uma experiência engraçada ou embaraçosa por causa de um erro de grafia nas redes sociais? Como foi?

5. ❓ De que maneira as ferramentas digitais podem nos ajudar a aprender a grafia correta das palavras?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido sobre a grafia de palavras irregulares por meio de atividades práticas e lúdicas. Utilizando tecnologias digitais, as atividades visam tornar o aprendizado mais atraente e significativo, garantindo que os alunos memorizem a grafia das palavras de forma autônoma e colaborativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Desafio de Influenciadores Digitais

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente com relações fonema-grafema irregulares e praticar a criação de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos se dividirão em grupos e criarão um vídeo curto simulando um influenciador digital em uma rede social. Neste vídeo, eles deverão utilizar palavras de grafia irregular corretamente. A atividade visa engajar os alunos por meio da criação de conteúdo digital, promovendo a memorização das palavras e sua correta grafia.

- Instruções:

  • ✔️ Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • ✔️ Cada grupo deve escolher um tema para seu vídeo, como moda, tecnologia, culinária, etc.

  • ✔️ Criar um roteiro para o vídeo, incluindo no mínimo 10 palavras de grafia irregular que foram estudadas.

  • ✔️ Gravar o vídeo com o celular ou computador.

  • ✔️ Editar o vídeo, se necessário, utilizando aplicativos de edição disponíveis nos dispositivos.

  • ✔️ Apresentar o vídeo para a turma, destacando as palavras de grafia irregular utilizadas.

  • ✔️ Os demais grupos devem anotar as palavras irregulares que identificarem nos vídeos apresentados.

Atividade 2 -  Caça ao Tesouro de Palavras Irregulares

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Memorizar a grafia correta de palavras irregulares por meio de atividades lúdicas e interativas.

- Descrição: Utilizando QR codes espalhados pela sala ou pelo ambiente escolar, os alunos devem encontrar pistas e resolver desafios que envolvem a grafia de palavras irregulares. Cada QR code leva a uma nova pista ou desafio até que todos os grupos completem a caça ao tesouro.

- Instruções:

  • ✔️ Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • ✔️ Cada grupo deve ter um celular com leitor de QR code.

  • ✔️ Preparar QR codes que levem a palavras com grafias irregulares e desafios relacionados a essas palavras (ex.: completar frases, corrigir textos, etc.).

  • ✔️ Espalhar os QR codes pelo ambiente escolar (sala de aula, corredores, pátio, etc.).

  • ✔️ Cada grupo deve seguir as pistas e resolver os desafios coletando as palavras corretas.

  • ✔️ O grupo que concluir a caça ao tesouro com todas as palavras corretas ganha um prêmio simbólico.

Atividade 3 -  Gamificação: O Desafio das Palavras Irregulares

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Memorizar a grafia correta de palavras irregulares por meio de uma atividade competitiva e interativa, utilizando gamificação.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo online de perguntas e respostas sobre a grafia de palavras irregulares. Utilizando plataformas de quizzes interativos, eles devem acertar o maior número de palavras corretamente para ganhar pontos. O jogo pode ser realizado em formato de competição entre os grupos.

- Instruções:

  • ✔️ Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • ✔️ Escolher uma plataforma de quiz interativo, como Kahoot! ou Quizizz.

  • ✔️ Criar um jogo de quiz com perguntas relacionadas à grafia de palavras irregulares.

  • ✔️ Os alunos devem se logar na plataforma e iniciar o quiz.

  • ✔️ Cada grupo deve responder às perguntas tentando acertar o maior número possível de palavras.

  • ✔️ Ao final do quiz, verificar qual grupo acumulou mais pontos e premiá-los simbolicamente.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão e o compartilhamento de experiências entre os alunos, consolidando o aprendizado de forma colaborativa. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de analisar criticamente suas próprias práticas, reconhecer o progresso realizado e identificar áreas de melhoria. Esse momento também reforça a importância do trabalho em equipe e do respeito mútuo, essenciais tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Inicie a discussão em grupo permitindo que cada grupo compartilhe o que aprendeu durante as atividades. Sugira que falem sobre os desafios enfrentados, as estratégias usadas para memorizar as palavras com grafia irregular e como essas atividades ajudaram no entendimento do conteúdo. A seguir, apresente um breve roteiro que pode ser utilizado para introduzir a discussão:

  • Comece perguntando a cada grupo quais foram as palavras irregulares que consideraram mais difíceis e por quê.
  • Pergunte como a criação de conteúdo digital ou a gamificação ajudou no processo de memorização.
  • Incentive os alunos a refletirem sobre como eles podem aplicar essas habilidades em situações fora da sala de aula, como nas redes sociais ou na produção de textos escolares.

Reflexões

1. ❓ Qual atividade você achou mais desafiadora e por quê? 2. ❓ Como essas atividades ajudaram a melhorar sua compreensão sobre a grafia das palavras com relações fonema-grafema irregulares? 3. ❓ De que maneira você pode utilizar o que aprendeu nesta aula no seu dia a dia, especialmente nas redes sociais ou em outras plataformas digitais?

Feedback 360°

️ Feedback 360°: Oriente os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno do grupo deve receber um feedback dos colegas sobre sua participação e contribuição nas atividades. Instrua-os a serem respeitosos e construtivos no feedback, destacando pontos fortes e sugerindo áreas para melhoria. Um exemplo de como iniciar o feedback pode ser: "Eu gostei de como você…", "Você poderia melhorar em…". Isso ajuda a criar um ambiente positivo e de apoio mútuo, onde todos se sentem valorizados.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado de forma reflexiva e divertida, conectando o que foi aprendido com situações reais do cotidiano. Ao resumir os tópicos abordados e refletir sobre suas aplicações práticas, os alunos podem internalizar melhor o conteúdo, reconhecer a relevância do conhecimento adquirido e aplicar essas habilidades em sua vida diária, aumentando sua confiança e competência na escrita. 

Resumo

Resumo Divertido: Parabéns, turma!  Hoje nós nos aventuramos pelo mundo das palavras irregulares. Fizemos vídeos como influenciadores digitais, participamos de uma caça ao tesouro com QR codes e enfrentamos um quiz gamificado. Tudo isso para dominar aquelas palavras traiçoeiras que insistem em desafiar nossas habilidades de escrita! 

No Mundo

No Mundo Atual: Em um mundo onde a comunicação digital é a chave, dominar a grafia correta das palavras pode fazer toda a diferença. Seja em um tweet, um post no Instagram ou uma mensagem no WhatsApp, a precisão na escrita transmite credibilidade e clareza. A aula de hoje mostrou o quanto a escrita correta está interligada com nossa presença online, impactando desde um simples comentário até a produção de conteúdos mais complexos. ✒️

Na Prática

Aplicações: A importância de escrever corretamente vai além das aulas de português. No dia a dia, seja mandando mensagens, fazendo uploads de posts ou até mesmo escrevendo e-mails, a grafia correta das palavras ajuda a comunicar de maneira clara e eficiente. Além disso, evita situações embaraçosas causadas por erros ortográficos em plataformas digitais. ✨

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies