Entrar

Plano de aula de Patrimônio Cultural

Artes

Original Teachy

'EF15AR25'

Patrimônio Cultural

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Patrimônio Cultural

Palavras ChavePatrimônio Cultural, Diversidade Cultural, Preservação, Atividades Práticas, Mercado de Trabalho, Trabalho em Equipe, Comunicação, História, Tradições, Profissões Culturais, Turismo Cultural, Economia Criativa
Materiais NecessáriosVídeo sobre patrimônios culturais brasileiros, Computadores ou tablets para pesquisa, Materiais de papelaria (papel, canetas, cartolinas), Acesso à internet, Projetor ou TV para exibição de vídeo, Material para criação de maquetes ou cartazes (cola, tesoura, etc.)
Códigos BNCCEF15AR25: Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa introduzir os alunos ao conceito de patrimônio cultural, destacando a importância de conhecer e valorizar tanto o patrimônio cultural brasileiro quanto o de outras culturas. A finalidade é desenvolver habilidades práticas que permitam aos alunos aplicar esses conhecimentos em contextos reais, facilitando a conexão com o mercado de trabalho e promovendo a valorização da diversidade cultural.

Objetivos principais:

1. Conhecer o patrimônio cultural brasileiro.

2. Conhecer e valorizar o patrimônio cultural de culturas diversas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  2. Promover a capacidade de trabalhar em equipe e a comunicação eficaz.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa do plano de aula visa introduzir os alunos ao conceito de patrimônio cultural, destacando a importância de conhecer e valorizar tanto o patrimônio cultural brasileiro quanto o de outras culturas. A finalidade é desenvolver habilidades práticas que permitam aos alunos aplicar esses conhecimentos em contextos reais, facilitando a conexão com o mercado de trabalho e promovendo a valorização da diversidade cultural.

Contextualização

Contextualização: O patrimônio cultural é um conjunto de bens, materiais e imateriais, que representam a identidade de uma sociedade e são transmitidos de geração em geração. No Brasil, temos uma rica diversidade cultural que inclui festas, danças, artesanato, culinária e muito mais. Conhecer e valorizar o patrimônio cultural é essencial para manter viva a história e as tradições de diferentes comunidades. Além disso, a preservação do patrimônio cultural promove o respeito e a compreensão entre diferentes culturas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: O patrimônio cultural não se limita apenas a monumentos históricos e tradições, ele também inclui práticas contemporâneas e expressões artísticas que refletem a identidade de um povo. No mercado de trabalho, profissionais como antropólogos, historiadores, guias turísticos e gestores culturais trabalham diretamente com a preservação e promoção do patrimônio cultural. Além disso, áreas como o turismo cultural e a economia criativa têm se expandido, gerando oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico sustentável.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (3-5 minutos) que mostre diferentes exemplos de patrimônios culturais brasileiros, como o Frevo de Pernambuco, o Samba de Roda da Bahia e a Festa do Divino Espírito Santo no Centro-Oeste. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora para os alunos: 'Qual patrimônio cultural você acha mais interessante e por quê?' Permita que os alunos compartilhem suas opiniões rapidamente com a turma.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o patrimônio cultural, incentivando a reflexão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Através de atividades interativas e desafiadoras, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, além de compreenderem a relevância da preservação cultural e sua conexão com o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de patrimônio cultural
  2. Exemplos de patrimônio cultural material e imaterial no Brasil
  3. Importância da preservação do patrimônio cultural
  4. Profissões e mercados relacionados ao patrimônio cultural

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. Questione sobre como a perda de uma tradição ou monumento pode afetar a identidade de uma comunidade. Incentive a discussão sobre o papel de cada indivíduo na preservação desses patrimônios e como isso contribui para a diversidade cultural e a inclusão social.

Mini Desafio

Projeto de Preservação Cultural

Os alunos serão divididos em grupos para criar um projeto prático de preservação de um patrimônio cultural local. Este projeto pode ser a criação de uma campanha de conscientização, um plano de restauração ou uma apresentação sobre a importância do patrimônio escolhido.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher um patrimônio cultural (material ou imaterial) para trabalhar. Pode ser um monumento, uma festa tradicional, uma dança, etc.
  3. Oriente os grupos a pesquisarem sobre o patrimônio escolhido, coletando informações sobre sua história, importância e estado atual.
  4. Os grupos devem criar um projeto prático. Sugira que façam um esboço ou protótipo do que estão propondo, como uma maquete, cartazes, folhetos ou uma apresentação digital.
  5. Após a elaboração dos projetos, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando a escolha do patrimônio, as informações coletadas e como o projeto contribui para a preservação cultural.

Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, além de promover a valorização do patrimônio cultural e a conscientização sobre sua preservação.

Duração: (35 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva dois exemplos de patrimônio cultural material e dois de patrimônio cultural imaterial.
  2. Explique por que é importante preservar o patrimônio cultural.
  3. Liste três profissões que trabalham diretamente com o patrimônio cultural e descreva brevemente o papel de cada uma.
  4. Escolha um patrimônio cultural de sua comunidade e escreva um parágrafo sobre sua importância e como ele é preservado.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promovendo uma reflexão crítica sobre a importância do patrimônio cultural e suas aplicações práticas. A finalidade é garantir que os alunos compreendam a relevância do tema para o dia a dia e para o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre o que aprenderam ao longo da aula. Incentive-os a refletirem sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e como cada um pode contribuir para isso em sua comunidade. Questione os alunos sobre os desafios que encontraram durante o mini desafio e como resolveram esses problemas. Pergunte quais profissões descobertas na aula eles acham mais interessantes e por quê.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados na aula, destacando o conceito de patrimônio cultural, a diferença entre patrimônio material e imaterial, e a importância da preservação cultural. Relembre os exemplos práticos vistos no vídeo inicial e os projetos elaborados pelos grupos durante o mini desafio.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações no mundo real. Enfatize a relevância do patrimônio cultural no dia a dia e como ele está relacionado a diversas profissões e áreas do mercado de trabalho. Ressalte a importância de valorizar e preservar o patrimônio cultural como forma de manter viva a história e as tradições de diferentes comunidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies