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Plano de aula de Patrimônio: Material e Imaterial

História

Original Teachy

'EF05HI10'

Patrimônio: Material e Imaterial

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Patrimônio: Material e Imaterial

Palavras ChavePatrimônio Cultural, Material e Imaterial, Metodologia Digital, História, 5º Ano, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Campanhas de Conscientização, RPG Educacional, Podcast, Trabalho em Equipe, Ferramentas Digitais
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (KineMaster, InShot), Aplicativos de gravação e edição de áudio (Anchor, Audacity), Acesso a banco de imagens na internet, Google Forms, Computadores ou laptops, Microfones (para gravação de podcast), Materiais de apoio digital (tutoriais e guias de uso de aplicativos)
Códigos BNCCEF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente o conceito de patrimônio material e imaterial, além de conseguirem identificar exemplos de cada tipo. Isso prepara o terreno para as atividades práticas de análise e comparação que virão a seguir, facilitando uma discussão mais rica e aprofundada sobre mudanças e permanências dos patrimônios na história da humanidade.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar patrimônios materiais e imateriais.

2. Analisar mudanças e permanências nos patrimônios ao longo do tempo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de investigação e pesquisa digital.
  2. Promover a colaboração entre alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente o conceito de patrimônio material e imaterial, além de conseguirem identificar exemplos de cada tipo. Isso prepara o terreno para as atividades práticas de análise e comparação que virão a seguir, facilitando uma discussão mais rica e aprofundada sobre mudanças e permanências dos patrimônios na história da humanidade.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente o conceito de patrimônio material e imaterial. Explique que patrimônios materiais são aqueles que podemos tocar, como monumentos, edifícios e objetos históricos. Já os patrimônios imateriais são manifestações culturais, tradições e conhecimentos que são passados de geração para geração, como danças, músicas e festas tradicionais. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre patrimônios materiais ou imateriais. Incentive-os a explorar fontes confiáveis e a compartilhar seus achados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são exemplos de patrimônios materiais e imateriais que vocês conhecem?

2. Como podemos preservar tanto patrimônios materiais quanto imateriais?

3. Por que é importante preservar esses tipos de patrimônio?

4. Vocês conhecem algum patrimônio que já desapareceu? O que aconteceu com ele?

5. Como as redes sociais podem ajudar na preservação do patrimônio imaterial?

6. Alguém encontrou uma curiosidade interessante durante a pesquisa? Poderia compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre patrimônios materiais e imateriais em atividades práticas, utilizando ferramentas digitais e colaborando em grupo. Isso não só reforça o aprendizado, como também desenvolve habilidades de comunicação, criatividade e resolução de problemas em um contexto divertido e engajador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caçadores de Patrimônio 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e criação de conteúdos digitais, além de promover o entendimento e valorização de patrimônios culturais.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e atuarão como 'influenciadores digitais' especializados em patrimônio histórico. Cada grupo deve criar uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar um patrimônio material ou imaterial específico. Para isso, eles usarão redes sociais fictícias e aplicativos de edição de vídeo para criar conteúdos como postagens, stories e vídeos curtos, simulando como fariam no Instagram ou TikTok.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um patrimônio material ou imaterial para destacar.

  • Explique que eles terão 60 minutos para criar diversos conteúdos: uma postagem com foto e legenda, um vídeo curto (de até 1 minuto) e uma série de stories de conscientização.

  • Os alunos podem usar aplicativos de edição de vídeo (como KineMaster ou InShot) e banco de imagens na internet para criar seus materiais.

  • Após a criação dos conteúdos, cada grupo deve apresentar suas campanhas para a turma, explicando o porquê da escolha do patrimônio e a mensagem principal da campanha.

Atividade 2 - Jornada do Patrimônio 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular o trabalho em equipe, habilidades de resolução de problemas e o aprendizado lúdico sobre patrimônios culturais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão participar de um jogo de RPG digital onde serão 'guardião do patrimônio'. Cada grupo receberá missões que envolvem desafios relacionados à preservação e divulgação de patrimônios materiais e imateriais. Utilizando ferramentas online, eles deverão resolver enigmas e completar tarefas para avançar no jogo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras do jogo: cada grupo recebe uma série de missões e enigmas relacionados a patrimônios culturais que devem ser resolvidos.

  • Os alunos usarão recursos como Google Forms e páginas da web para resolver os enigmas e registrar suas respostas.

  • Para cada enigma resolvido, o grupo ganha pontos e pode avançar para a próxima missão.

  • No final da atividade, o grupo que somar mais pontos será premiado com um 'Certificado de Guardião do Patrimônio'.

Atividade 3 - Podcast do Patrimônio ️️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e produção de conteúdo digital, além de promover a reflexão sobre a importância dos patrimônios culturais.

- Descrição: Os alunos criarão um podcast sobre patrimônios culturais. Cada grupo ficará responsável por um episódio, onde discutirá sobre um patrimônio material ou imaterial, suas características, importância e desafios para a preservação. Eles poderão usar recursos como entrevistas fictícias, narração de histórias e músicas tradicionais para enriquecer o conteúdo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá um patrimônio cultural para ser o tema do seu episódio de podcast.

  • Os alunos terão 60 minutos para escrever o roteiro, gravar e editar o episódio do podcast.

  • Os grupos podem usar aplicativos de gravação e edição de áudio (como Anchor ou Audacity) para criar seus programas.

  • Após a criação dos podcasts, os grupos compartilharão seus episódios com a turma e discutirão os pontos principais abordados.

Retorno

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilharão o que aprenderam ao realizar as atividades 'Caçadores de Patrimônio', 'Jornada do Patrimônio' e 'Podcast do Patrimônio'. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Peça para que cada grupo apresente uma breve síntese de sua atividade, destacando os principais pontos.
  2. Incentive-os a falar sobre os desafios encontrados durante a criação dos conteúdos e como os superaram.
  3. Pergunte sobre as ferramentas digitais utilizadas e se descobriram novas funcionalidades ou aplicativos interessantes.
  4. Promova uma troca de ideias sobre como essas habilidades digitais podem ser aplicadas em outras áreas do conhecimento ou situações do dia a dia.

Reflexões

1. Como foi trabalhar em grupo para criar os conteúdos digitais sobre patrimônios culturais? 2. Quais foram as principais diferenças entre os patrimônios materiais e imateriais que vocês encontraram? 3. Como as redes sociais e as ferramentas digitais podem ajudar na preservação e divulgação dos patrimônios culturais?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Comece destacando os pontos fortes de cada colega durante a atividade.
  2. Apresente sugestões de melhoria de maneira cuidadosa e específica, evitando generalizações.
  3. Utilizar frases no formato 'Eu gostei de como você... e acho que você poderia tentar...' para manter o feedback positivo e orientado para o crescimento.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa tem a finalidade de consolidar o aprendizado e refletir sobre a importância dos patrimônios culturais, conectando-o com a realidade digital e dinâmica do mundo atual. Além disso, resume e valoriza o esforço dos alunos, reforçando a relevância das habilidades adquiridas para o futuro.

Resumo

Parabéns, Guardiões do Patrimônio!  Hoje, viajamos pelo fascinante mundo dos patrimônios materiais e imateriais! Exploramos monumentos incríveis e tradições culturais únicas. Cada grupo virou influenciador digital e criou campanhas incríveis, jogou RPGs desafiadores e até produziu podcasts super legais! Tudo isso nos ajudou a entender como esses patrimônios mudam e permanecem ao longo do tempo. ️

No Mundo

No Mundo Atual: Vivemos em uma era digital onde as redes sociais e ferramentas online são poderosas. Elas nos permitem não só aprender sobre patrimônios, mas também ajudar a preservá-los e divulgá-los. Assim como fizemos nas atividades, muitos influenciadores e organizações usam essas plataformas para promover a cultura e conscientizar sobre a preservação do nosso legado cultural.

Na Prática

️ Aplicações: Conhecer e preservar nossos patrimônios é essencial para manter viva nossa história e cultura. Isso nos permite entender nossas raízes e valorizar a diversidade cultural. As habilidades digitais que praticamos podem ser aplicadas em diversas áreas, desde a criação de conteúdos educativos até campanhas sociais, mostrando que o digital e o cultural andam lado a lado.

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