Plano de Aula | Metodologia Ativa | Noção de Estado
Palavras Chave | Estado, organização política, formas de governo, revoluções, atividades práticas, desenvolvimento de habilidades, análise crítica, decisões políticas, impacto social, dinâmicas de poder, aprendizado interativo, estrutura de governo, mapa político, soberania |
Materiais Necessários | Descrições de recursos e desafios para a atividade 'Construtores de Estados', Materiais para desenho e construção de mapas, Pesquisas sobre diferentes formas de governo e revoluções, Informações sobre Estados reais e fictícios para a atividade 'Mapa dos Estados Soberanos', Acesso a bibliotecas ou computadores para pesquisa |
Códigos BNCC | EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer o foco da aula e orientar os alunos sobre o que é esperado que aprendam. Neste caso, o objetivo principal é garantir que os alunos compreendam o conceito de Estado e sua relevância na organização social, além de identificar suas funções e estruturas. Através de exemplos, esta etapa ajuda a contextualizar o tema e a preparar os estudantes para as atividades práticas que seguirão, onde poderão aplicar e discutir o conhecimento adquirido.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever os mecanismos de organização do poder político, destacando a importância do Estado na estruturação da sociedade.
2. Fomentar a compreensão sobre as diferentes formas de ordenação social, utilizando exemplos históricos e contemporâneos.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar diferentes sistemas políticos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos com o tópico da aula, utilizando situações problema que estimulam a aplicação do conhecimento prévio sobre o Estado e suas implicações práticas. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos reais e curiosidades, busca-se despertar o interesse dos alunos, mostrando a relevância do estudo do Estado na compreensão do mundo ao seu redor.
Situações Problema
1. Imagine que vocês são membros de uma nova sociedade que precisa decidir como organizar seu governo. Quais seriam as primeiras medidas que vocês tomariam e como isso influenciaria a vida de todos?
2. Pensem na história de um país que, ao longo do tempo, passou por diferentes formas de governo. Discutam como essas mudanças afetaram a vida das pessoas e a estabilidade do país.
Contextualização
O conceito de Estado não é apenas uma ideia abstrata, mas algo que molda diretamente nossa vida diária e influencia profundamente a história. Por exemplo, a Revolução Americana, que transformou 13 colônias em um Estado independente, e a Revolução Francesa, que mudou a estrutura de poder na França e inspirou movimentos revolucionários ao redor do mundo. Além disso, curiosidades como a existência de microestados, como o Vaticano, que apesar de seu pequeno território, é reconhecido como um Estado soberano, ilustram a diversidade e a complexidade do conceito de Estado.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para colocar os alunos em situações onde eles precisam aplicar e aprofundar o conhecimento prévio sobre a formação e estrutura dos Estados. As atividades propostas são projetadas para serem interativas e lúdicas, permitindo que os alunos explorem o conceito de Estado de maneiras práticas e envolventes. Esta abordagem visa fortalecer a compreensão dos alunos sobre como as decisões políticas e sociais afetam as comunidades e nações.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Construtores de Estados
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender na prática como as decisões sobre a estrutura de um Estado podem influenciar a vida de seus cidadãos.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um povo que precisa estabelecer um novo Estado em uma ilha recém-descoberta. Eles deverão decidir sobre a estrutura de governo, leis básicas, e como os recursos serão geridos. Cada grupo receberá uma lista de recursos disponíveis na ilha e desafios como desastres naturais, que deverão ser enfrentados com as leis e governança que eles criaram.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua a cada grupo uma descrição dos recursos disponíveis na ilha e dos desafios apresentados.
-
Cada grupo deve discutir e decidir a forma de governo e leis que achar mais adequadas.
-
Os grupos devem criar uma apresentação rápida para o resto da classe, explicando suas escolhas e como as leis e governo ajudarão a resolver os desafios.
-
Ao final, promova uma discussão em classe sobre as diferentes soluções propostas pelos grupos e os impactos de suas escolhas.
Atividade 2 - Dramatizando Revoluções
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender as dinâmicas das revoluções e como elas moldam os Estados modernos.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, escolherão um período histórico que envolve uma mudança significativa na forma de governo de um país e dramatizarão os eventos. Eles deverão pesquisar o contexto histórico, as causas e as consequências da revolução escolhida, e preparar uma pequena encenação, destacando os principais líderes e eventos.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um período de história e uma revolução para pesquisar.
-
Os grupos devem pesquisar o contexto histórico, as causas e as consequências da revolução.
-
Cada grupo prepara uma pequena encenação que será apresentada para a classe.
-
Após as apresentações, faça uma discussão em classe sobre as diferentes revoluções e seus impactos.
-
Incentive os alunos a refletir sobre como essas mudanças na estrutura de poder afetaram a vida das pessoas naquele tempo e o que poderia ser diferente se as revoluções não tivessem acontecido.
Atividade 3 - Mapa dos Estados Soberanos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e compreender a geografia política e a diversidade dos Estados ao redor do mundo.
- Descrição: Os alunos irão usar a criatividade para desenhar e construir um mapa que represente diferentes Estados soberanos, usando como base os conhecimentos de geografia e história que possuem. Cada grupo será responsável por pesquisar e desenhar fronteiras, capitais, e principais recursos de um Estado real ou fictício.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um Estado (real ou fictício) para pesquisar.
-
Os alunos devem pesquisar sobre o Estado, incluindo sua localização, principais cidades, recursos naturais, e história.
-
Usando materiais como papel, canetas, e lápis de cor, os grupos devem desenhar um mapa representativo do Estado.
-
Cada grupo apresenta seu mapa para a classe, explicando as escolhas feitas durante a pesquisa e a construção do mapa.
-
Ao final, discuta em classe as diferenças e semelhanças entre os Estados representados e como essas características influenciam as relações internacionais.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado através da reflexão e da partilha de experiências. Discutir em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, justifiquem suas escolhas e ouçam diferentes perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos conceitos de Estado e governo. Além disso, esta fase ajuda a desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar as principais decisões tomadas durante a atividade 'Construtores de Estados' e como essas escolhas influenciariam a vida dos cidadãos na situação proposta. Encoraje os alunos a discutir não apenas as soluções encontradas, mas também os desafios que enfrentaram. Use esta oportunidade para que os grupos aprendam uns com os outros e reflitam sobre a diversidade de opiniões e abordagens.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao decidir a forma de governo e as leis para o novo Estado?
2. Como as leis e o governo criados pelo seu grupo poderiam resolver os desafios enfrentados na ilha?
3. Houve alguma ideia de outro grupo que vocês acharam particularmente interessante ou eficaz? Por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, vinculando os conceitos teóricos com as práticas exploradas durante a aula e destacando a importância do tema estudado. Esta seção ajuda os alunos a refletir sobre o que aprenderam e a entender como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em contextos reais e diversos, preparando-os para futuras discussões e estudos sobre o assunto.
Resumo
Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reforçando a noção de Estado, suas funções e estruturas. Deve-se recapitular as diferentes formas de governo exploradas, como a monarquia, a democracia e o totalitarismo, e como essas estruturas impactam a vida cotidiana e a história. É importante que os alunos possam visualizar as conexões entre teoria e prática por meio das atividades realizadas.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, os alunos aplicaram o conhecimento teórico sobre o Estado em cenários práticos, como na atividade 'Construtores de Estados', onde tiveram que decidir a estrutura de um novo governo e leis para uma ilha. Isso não apenas solidificou a compreensão teórica, mas também mostrou como as decisões políticas afetam diretamente a organização social e a resolução de problemas práticos.
Fechamento
Por fim, é essencial que os alunos compreendam a relevância do estudo do Estado em suas vidas e na sociedade. Entender como o Estado funciona e as diferentes formas de governo não é apenas um exercício acadêmico, mas uma ferramenta crucial para participar ativamente na sociedade, seja no nível local, nacional ou global, e para formar cidadãos críticos e informados.