Entrar

Plano de aula de Frações: Comparação

Matemática

Original Teachy

''EF05MA05''

Frações: Comparação

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Frações: Comparação

Palavras ChaveFrações, Comparação de frações, Denominador comum, Ordenação de frações, Atividade prática, Pizza fracionada, Habilidades matemáticas, Aplicações cotidianas, Mercado de trabalho
Materiais NecessáriosMaterial reciclável (papelão, papel colorido), Cola, Tesoura, Cartões de frações, Planilhas de exercícios, Vídeo curto sobre aplicação de frações
Códigos BNCCEF05MA05: Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam os fundamentos necessários para comparar e ordenar frações. Desenvolver essas habilidades é crucial não só para o entendimento matemático, mas também para aplicações práticas no cotidiano e no mercado de trabalho, onde a análise e interpretação de dados é frequentemente necessária.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a comparar frações distintas, colocando-as no mesmo denominador.

2. Capacitar os alunos a ordenar frações da maior para a menor e vice-versa.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar os alunos com a leitura e interpretação de frações.
  2. Desenvolver habilidades de resolução de problemas através do uso de frações em situações práticas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam os fundamentos necessários para comparar e ordenar frações. Desenvolver essas habilidades é crucial não só para o entendimento matemático, mas também para aplicações práticas no cotidiano e no mercado de trabalho, onde a análise e interpretação de dados é frequentemente necessária.

Contextualização

Frações estão presentes em nosso dia a dia de muitas maneiras. Desde dividir uma pizza em partes iguais, calcular descontos em uma compra, até entender proporções em receitas culinárias. Compreender como comparar frações pode ajudar a tomar decisões mais informadas e precisas nessas situações cotidianas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que profissionais como chefs de cozinha, engenheiros e analistas financeiros usam frações diariamente? Chefs precisam ajustar receitas para diferentes quantidades, engenheiros calculam proporções para construir estruturas seguras, e analistas financeiros comparam frações de ações para tomar decisões de investimento. Essas habilidades são essenciais para garantir precisão e eficiência no trabalho.

Atividade Inicial

Inicie a aula com uma pergunta provocadora: 'Quem já precisou dividir algo com amigos e quis saber se a divisão foi justa?' Em seguida, apresente um vídeo curto de 2 minutos que mostra diferentes situações práticas onde comparar frações é útil, como dividir uma pizza ou calcular descontos em uma loja.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 55 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e colaborativa para que possam aplicar os conceitos aprendidos sobre frações de uma forma concreta e significativa. Ao final desta etapa, os alunos deverão ser capazes de comparar frações distintas e ordená-las de maneira correta, habilidades essenciais tanto para o cotidiano quanto para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de frações equivalentes
  2. Método para encontrar o mesmo denominador
  3. Comparação de frações com denominadores diferentes
  4. Ordenação de frações da menor para a maior e vice-versa

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como frações são utilizadas em diversas profissões e na vida cotidiana. Questione como a habilidade de comparar frações pode facilitar a tomada de decisões informadas, seja na hora de dividir alimentos, ajustar receitas ou até mesmo em contextos mais complexos como em finanças e engenharia.

Mini Desafio

Construindo uma Pizza Fracionada

Os alunos irão construir modelos de pizzas utilizando materiais recicláveis para aprender a comparar e ordenar frações de maneira prática.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de quatro.
  2. Distribua materiais recicláveis, como papelão, papel colorido, cola e tesoura.
  3. Cada grupo deve construir uma pizza de papelão e dividi-la em frações diferentes (metades, terços, quartos, etc.).
  4. Peça que cada grupo crie cartões com frações que representam as partes da pizza (1/2, 1/3, 1/4, etc.).
  5. Os grupos devem trocar os cartões entre si e comparar as frações usando as pizzas criadas. Eles devem colocar as frações em ordem crescente e decrescente, garantindo que todas as frações sejam colocadas no mesmo denominador para facilitar a comparação.
  6. Oriente os alunos a discutirem entre si qual fração é maior ou menor, justificando suas respostas.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de comparar e ordenar frações através de uma atividade prática e colaborativa.

Duração: (35 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Distribua planilhas com diferentes conjuntos de frações para os alunos compararem e ordenarem.
  2. Peça que os alunos resolvam problemas que envolvem encontrar o mesmo denominador para frações distintas.
  3. Inclua questões que solicitem aos alunos a ordenação de frações de forma crescente e decrescente.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a relevância prática do conteúdo abordado. Além disso, busca-se promover uma reflexão sobre a aplicação do conhecimento adquirido em situações reais, incentivando a discussão colaborativa e o pensamento crítico.

Discussão

Promova uma discussão reflexiva com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Incentive-os a compartilhar suas experiências na atividade prática e como se sentiram ao comparar e ordenar frações. Pergunte como essa habilidade pode ser útil em suas vidas diárias e em possíveis carreiras futuras. Questione se alguém já viu a aplicação de frações em casa ou em outras situações fora da escola e como a compreensão desse conceito pode facilitar a resolução de problemas reais.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados durante a aula, como o conceito de frações equivalentes, o método para encontrar o mesmo denominador, e a comparação e ordenação de frações. Destaque a importância de colocar frações no mesmo denominador para facilitar a comparação e enfatize as habilidades práticas desenvolvidas durante a atividade de construção da pizza fracionada.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática e às aplicações cotidianas e profissionais. Ressalte que a habilidade de comparar e ordenar frações não é apenas uma competência matemática, mas uma ferramenta essencial para decisões informadas no dia a dia, como ajustar receitas, calcular descontos e analisar dados financeiros. Conclua reforçando a importância de continuar praticando essas habilidades para se tornarem cada vez mais proficientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies