Entrar

Plano de aula de Linguística e Semiótica

Português

Original Teachy

'EF03LP16'

Linguística e Semiótica

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Linguística e Semiótica

Palavras ChaveLinguística, Semiótica, Signos, Símbolos, Linguagem Verbal, Linguagem Não Verbal, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Interpretação, Emoções, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCadernos ou dispositivos digitais para registro, Material de escrita (canetas, lápis), Cartazes ou quadros brancos, Placas de trânsito ou símbolos visuais para exemplos, Espaço para exploração (escola, pátio, corredores), Recursos visuais (imagens, emojis)
Códigos BNCCEF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").; EF04LP13: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).; EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).; EF03LP17: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).; EF35LP16: Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.; EF04LP18: Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.; EF05LP20: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.; EF05LP21: Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.; EF03LP26: Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.; EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.; EF04LP23: Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.; EF04LP24: Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.; EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.; EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.; EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.; EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.; EF05LP28: Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema de linguística e semiótica, destacando a importância dessas áreas no entendimento e interpretação de diferentes formas de comunicação. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver habilidades socioemocionais ao integrar o método RULER, permitindo que os alunos reconheçam, compreendam, nomeiem, expressem e regulem suas emoções relacionadas ao tema abordado.

Objetivos Principais

1. Compreender a importância da linguística e da semiótica na interpretação das palavras, signos, significados e símbolos.

2. Desenvolver habilidades para reconhecer e interpretar linguagem verbal e não verbal.

3. Identificar e nomear corretamente diferentes emoções associadas à interpretação de sinais e símbolos.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Foco e Concentração

A atividade de Respiração Profunda é uma técnica simples, porém eficaz, que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Ao praticar a respiração profunda, os alunos aprendem a se conectar com o momento presente, reduzindo a ansiedade e aumentando a clareza mental. Essa prática não só prepara os alunos emocionalmente para a aula, mas também facilita a absorção do conteúdo a ser abordado.

1. Solicite aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre os joelhos.

2. Peça que fechem os olhos e se concentrem em sua respiração natural, observando o fluxo de ar entrando e saindo do corpo.

3. Instrua os alunos a inspirarem profundamente pelo nariz, contando lentamente até quatro.

4. Peça que segurem a respiração por um momento, contando até quatro.

5. Oriente-os a expirarem lentamente pela boca, contando até quatro novamente.

6. Repita o ciclo de respiração por cinco minutos, incentivando os alunos a se concentrarem apenas na respiração e a deixarem de lado quaisquer pensamentos distrativos.

7. Conclua a atividade pedindo que os alunos abram os olhos lentamente e façam alguns alongamentos leves, preparando-se para a aula.

Contextualização do Conteúdo

Vamos começar a aula entendendo a importância dos signos e símbolos na nossa vida diária. Imagine que você está andando pela rua e vê um sinal de 'pare'. Esse simples símbolo tem um significado claro e imediato: você deve parar. Agora, pense em como diferentes emojis no seu celular expressam emoções e ajudam a comunicar sentimentos que, às vezes, são difíceis de descrever apenas com palavras. A semiótica e a linguística nos ajudam a entender melhor essas representações e a comunicação não verbal. Desenvolver a habilidade de interpretar esses sinais e símbolos não só melhora nossa comunicação, mas também nos ajuda a reconhecer e regular nossas emoções, facilitando interações sociais mais saudáveis e conscientes.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Linguística: A linguística é a ciência que estuda a linguagem humana, abrangendo aspectos como a fonética, a morfologia, a sintaxe, a semântica e a pragmática. Ela nos ajuda a entender como as palavras são formadas, como se combinam em frases e como transmitem significados. Por exemplo, a palavra 'casa' é formada por sons específicos que, juntos, representam um lugar onde as pessoas moram.

2. Semiótica: A semiótica é o estudo dos signos e dos símbolos e de como eles são usados para comunicar informações. Um signo pode ser qualquer coisa que represente outra coisa, como uma palavra, um gesto, um som ou uma imagem. Por exemplo, uma placa de trânsito com um desenho de bicicleta indica que há uma ciclovia.

3. Signos e Símbolos: Signos são elementos que representam algo além de si mesmos. Eles podem ser divididos em ícones, índices e símbolos. Um ícone é uma representação direta do objeto (como uma foto), um índice tem uma relação causal ou física (como fumaça indicando fogo) e um símbolo é arbitrário e depende de convenções sociais (como as letras do alfabeto).

4. Linguagem Verbal e Não Verbal: A linguagem verbal é composta por palavras faladas ou escritas. Já a linguagem não verbal inclui gestos, expressões faciais, posturas corporais e símbolos visuais, como sinais de trânsito e emojis. Por exemplo, um sorriso pode indicar felicidade, enquanto um sinal de 'pare' na rua indica a necessidade de interromper o movimento.

5. Interpretação de Signos e Símbolos: A interpretação dos signos e símbolos depende do contexto e das experiências prévias de cada pessoa. Por isso, é importante desenvolver a habilidade de ler e interpretar esses elementos corretamente. Por exemplo, um coração vermelho geralmente simboliza amor ou afeto, enquanto uma caveira pode indicar perigo ou veneno.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Explorando Signos e Símbolos na Escola

Os alunos irão explorar a escola em busca de diferentes signos e símbolos, tanto verbais quanto não verbais. Eles irão registrar suas descobertas e, em seguida, compartilhar e discutir suas interpretações com a turma.

1. Divida a classe em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Peça que cada grupo explore a escola (corredores, pátio, salas de aula) em busca de exemplos de signos e símbolos.

3. Solicite que registrem suas descobertas em um caderno ou dispositivo digital, anotando o tipo de signo/símbolo encontrado e seu possível significado.

4. De volta à sala de aula, cada grupo deve preparar uma apresentação curta (2-3 minutos) para compartilhar suas descobertas com a turma.

5. Incentive os alunos a discutirem as diferentes interpretações dos signos e símbolos e como essas interpretações podem variar.

6. Guie a discussão focando nas emoções que os signos e símbolos podem evocar e como isso afeta nossa compreensão e comunicação.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, promova uma discussão em grupo usando o método RULER para guiar o feedback socioemocional.

Reconhecer: Peça aos alunos que compartilhem como se sentiram ao encontrar e interpretar diferentes signos e símbolos. Quais emoções surgiram?

Compreender: Discuta as causas dessas emoções. Por que certos signos e símbolos evocam determinadas emoções? Como o contexto e as experiências pessoais influenciam essa interpretação?

Nomear: Incentive os alunos a nomearem as emoções que sentiram. Isso pode ajudar a aumentar o vocabulário emocional deles.

Expressar: Pergunte como eles expressaram essas emoções durante a atividade. Foi fácil ou difícil? Por quê?

Regular: Aborde como eles podem regular suas emoções ao encontrar signos e símbolos no futuro. Quais estratégias podem usar para lidar com emoções negativas e promover emoções positivas em situações semelhantes?

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções ao interpretar diferentes signos e símbolos. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e emoções, identificando momentos de dificuldade e as estratégias que usaram para superar esses desafios.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a autoavaliarem suas emoções e comportamentos durante a aula. Isso os ajuda a reconhecer e nomear suas emoções, compreender as causas dessas emoções e refletir sobre como as expressaram e regularam. A atividade promove a consciência emocional e a identificação de estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, aplicadas ao contexto da interpretação de signos e símbolos.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Conduza uma breve sessão onde os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique a importância de estabelecer metas claras e alcançáveis, tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto pessoal. Incentive-os a pensar em como podem aplicar o que aprenderam sobre linguística e semiótica no seu dia a dia, bem como em futuras aulas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Reconhecer e interpretar signos e símbolos em contextos diários.

2. Aplicar conceitos de linguística e semiótica em outras disciplinas escolares.

3. Desenvolver maior autoconsciência e regulação emocional ao lidar com novos desafios.

4. Melhorar a comunicação verbal e não verbal nas interações sociais.

5. Estabelecer uma rotina de autoavaliação emocional após atividades desafiadoras. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de interpretação de signos e símbolos e a aplicar estratégias de regulação emocional em outras áreas de suas vidas. Isso promove uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, alinhando-se com os princípios da metodologia socioemocional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies