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Plano de aula de Estudo da Terra

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Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

'EF06CI13'

Estudo da Terra

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Estudo da Terra

Palavras ChaveTerra, continentes, oceanos, formato esférico, geolocalização, trabalho em equipe, argumentação, modelagem, expedição geográfica, deriva continental, discussão em grupo, aplicação prática, contextualização, exploração geográfica
Materiais Necessáriosmapa-múndi gigante, mapas antigos e modernos, massa de modelar, palitos de dente, lâmpada pequena, conjunto de peças para montagem de continentes, material sobre fósseis e geologia
Códigos BNCCEF06CI13: Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.; EF06CI14: Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que será aprendido e discutido. Ao detalhar os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus estudos anteriores e participação em sala, enquanto o professor pode planejar atividades específicas que maximizem a compreensão e aplicação dos conceitos. Esta seção serve como um guia para o desenvolvimento de competências geográficas e científicas essenciais para entender a Terra como um sistema complexo e dinâmico.

Objetivos principais:

1. Explorar a divisão da Terra em continentes e oceanos, com ênfase na localização e nomeação específica de cada um.

2. Analisar e compreender as razões científicas que determinam a forma esférica da Terra.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução visa engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos. Além disso, ao contextualizar a importância dos tópicos de estudo com exemplos reais e curiosidades, os alunos podem visualizar a relevância dos temas e como eles se aplicam no mundo real, aumentando assim o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Situações Problema

1. Imagine que você é um explorador em uma missão para nomear e mapear terras inexploradas. Como você decidiria quais são os continentes e oceanos e quais seriam seus critérios?

2. Pense em uma situação onde você precisa explicar para alguém por que a Terra é redonda, mas essa pessoa nunca teve contato com essa informação. Que argumentos você utilizaria para convencê-la?

Contextualização

A Terra, como a conhecemos, é um sistema de continentes e oceanos que, juntos, formam uma estrutura complexa que influencia diretamente nosso clima, recursos naturais e até mesmo a história da humanidade. Curiosidades como a primeira medição precisa do diâmetro terrestre por Eratóstenes, na Grécia Antiga, ou a teoria da deriva continental proposta por Alfred Wegener, mostram como o estudo da Terra é uma jornada contínua de descobertas e entendimento. Além disso, compreender por que a Terra é esférica é crucial para entender fenômenos como estações do ano e fusos horários, que afetam diretamente nossas vidas diárias.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos estudados sobre a divisão dos continentes, oceanos e a forma esférica da Terra. Utilizando atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos podem consolidar seu conhecimento ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e argumentação. Cada atividade proposta visa explorar aspectos específicos do tema de forma aprofundada, garantindo uma compreensão abrangente e duradoura dos conceitos geográficos e científicos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Expedição Geográfica: O Enigma dos Continentes Perdidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de geolocalização, argumentação e trabalho em equipe ao recriar e justificar a formação dos continentes.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes e receberão um mapa-múndi gigante em que alguns continentes estão parcialmente apagados. Cada grupo terá a tarefa de recriar esses continentes, baseando-se em características geográficas e históricas previamente estudadas. Eles precisarão justificar suas escolhas argumentando por que cada peça do continente se encaixa no local escolhido.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo o mapa-múndi incompleto e um conjunto de peças que representam partes dos continentes.

  • Peça que os grupos recriem os continentes, justificando suas escolhas com base em dados geográficos e históricos.

  • Cada grupo deverá apresentar sua versão completa dos continentes e as razões por trás de suas decisões.

  • Realize uma discussão em classe para comparar as diferentes versões e conclusões dos grupos.

Atividade 2 - A Terra na Cozinha: Modelando a Forma do Planeta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e demonstrar por que a Terra tem uma forma esférica, através de um modelo interativo.

- Descrição: Usando materiais como massa de modelar, palitos de dente e uma pequena lâmpada, os alunos irão construir um modelo que represente a Terra e o Sol. Eles deverão posicionar a Terra de forma que a incidência de luz da lâmpada simule corretamente como os dias e as noites acontecem, evidenciando o formato esférico da Terra.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua os materiais necessários: massa de modelar, palitos de dente e uma pequena lâmpada.

  • Instrua os alunos a moldar a massa de modelar em uma esfera para representar a Terra e posicionar corretamente em relação à lâmpada para que simule os dias e as noites.

  • Peça que observem e discutam como a luz do Sol incide de forma diferente em diferentes partes do globo.

  • Conduza uma discussão para que os alunos expliquem como a forma esférica da Terra é essencial para os fenômenos observados.

Atividade 3 - Detetives da Terra: Investigando a Deriva dos Continentes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Investigar e explicar a teoria da deriva continental, desenvolvendo habilidades de análise crítica e argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão mapas antigos e modernos para detectar evidências da teoria da deriva continental. Eles deverão identificar padrões de continuidade geográfica e geológica entre os continentes, analisar fósseis e formações geológicas para determinar se os continentes já estiveram conectados.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça mapas antigos e modernos, assim como material sobre fósseis e geologia.

  • Peça que os grupos analisem os mapas e o material para identificar possíveis conexões entre os continentes.

  • Os alunos devem preparar uma apresentação que explica suas descobertas e como elas suportam a teoria da deriva continental.

  • Conclua com uma discussão em classe para comparar as conclusões dos grupos e reforçar o entendimento da teoria da deriva continental.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam e articulem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos geográficos e científicos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o entendimento dos alunos sobre o tópico.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo grande, com todos os alunos, para que compartilhem as descobertas e os processos de suas atividades. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e experimentar com os mapas e modelos, vamos reunir nossas descobertas. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar o que mais os surpreendeu e o que aprenderam sobre a divisão da Terra e o formato esférico. Vamos começar com o grupo que explorou os continentes perdidos.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar reconstruir os continentes?

2. Como a forma esférica da Terra influencia os fenômenos naturais que vemos?

3. Há alguma nova perspectiva que vocês ganharam sobre a deriva continental?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para solidificar o conhecimento adquirido pelos alunos, garantindo que eles possam sintetizar as informações chave e entender a aplicabilidade prática dos conceitos discutidos. Além disso, serve para reforçar a conexão entre teoria e prática, facilitando a retenção do conteúdo e preparando os estudantes para situar o conhecimento em contextos mais amplos e cotidianos. Esta etapa também ajuda a reforçar a motivação dos alunos ao demonstrar a importância e a utilidade dos temas abordados.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando a divisão da Terra em continentes e oceanos e a explicação do formato esférico da Terra. É importante recapitular as atividades práticas realizadas, como a reconstrução dos continentes e a modelagem da Terra, que ajudaram a visualizar e entender melhor esses conceitos geográficos e científicos.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, através de atividades que simularam situações reais de exploração geográfica e explicação do formato da Terra. Esta abordagem permitiu uma aplicação direta do conhecimento teórico em contextos práticos e visuais, reforçando a compreensão dos conteúdos.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a relevância do estudo da Terra e sua forma esférica no cotidiano. Compreender esses conceitos ajuda a explicar fenômenos naturais, como as estações do ano e os fusos horários, influenciando diretamente a nossa vida diária e o planejamento de atividades, além de ser fundamental para futuros estudos em geografia e ciências naturais.


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