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Plano de aula de Tipos de Rocha

Ciências

Original Teachy

'EF06CI12'

Tipos de Rocha

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tipos de Rocha

Palavras ChaveTipos de Rochas, Rochas Ígneas, Rochas Metamórficas, Rochas Sedimentares, Metodologia de Sala de Aula Invertida, Atividades Práticas, Expedição Geológica, Desafio das Rochas, Laboratório de Rochas, Análise de Textura e Composição, Testes Físicos e Químicos, Discussão em Grupo, Aplicações Reais, Experimentação, Pensamento Crítico, Trabalho em Equipe, Educação Científica, Interatividade
Materiais NecessáriosAmostras de rochas (ígneas, metamórficas, sedimentares), Lâminas de observação, Lupas, Cadernos de campo, Cartões com fotos de rochas e descrições, Cronômetro, Kits de teste (vinagre para teste de ácido, balança, etc.), Equipamentos de segurança, Projetor ou quadro para apresentações
Códigos BNCCEF06CI12: Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer a direção e os focos principais da aula. Ao definir claramente o que se espera que os alunos aprendam, cria-se um caminho didático que facilita a compreensão e a absorção do conteúdo. Esta seção serve para alinhar as expectativas dos alunos com os objetivos da aula, garantindo que todos estejam preparados para as atividades práticas e teóricas que serão realizadas. Ao final desta aula, os alunos não só serão capazes de diferenciar os tipos de rochas, mas também utilizarão esse conhecimento em discussões e aplicações práticas, aumentando assim sua competência científica.

Objetivos principais:

1. Diferenciar claramente os três principais tipos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares, com base em suas características e processos de formação.

2. Analisar exemplos de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares para identificar suas diferenças e semelhanças visuais e texturais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelas características únicas de cada tipo de rocha.
  2. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica ao comparar diferentes tipos de rochas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e revigorar seu conhecimento prévio através de situações-problema, preparando-os para a aplicação prática do conteúdo. A contextualização busca conectar o conteúdo com o mundo real, mostrando a relevância e a aplicabilidade do estudo das rochas em diversas áreas profissionais e cotidianas, aumentando assim o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está ajudando um arqueólogo a identificar pedras encontradas em uma escavação. Como você usaria seu conhecimento sobre rochas ígneas, metamórficas e sedimentares para classificá-las?

2. Considere que você é um cientista ajudando a construir uma nova estrada. Quais tipos de rochas você procuraria e por quê? Pense nas características de durabilidade e resistência das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.

Contextualização

As rochas não são apenas pedras sob nossos pés - elas contam a história da Terra. Saber diferenciá-las é crucial para várias profissões, como geólogos, arqueólogos e engenheiros. Por exemplo, as rochas ígneas são frequentemente encontradas em construções devido à sua resistência. Curiosidades como o fato de o granito, uma rocha ígnea, ser usado na construção de monumentos históricos, como a Estátua da Liberdade, podem tornar o aprendizado mais relevante e interessante.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento teórico adquirido na prática, através de atividades interativas e colaborativas. Cada atividade proposta visa reforçar a capacidade dos alunos de identificar e diferenciar os tipos de rochas através de observação direta, experimentação e análise crítica. Esta abordagem prática ajuda a consolidar o aprendizado e a desenvolver habilidades de pensamento científico e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Expedição Geológica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e identificar diferentes tipos de rochas, aplicando conhecimentos sobre suas características e processos de formação.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo é designado como uma equipe de geólogos em uma expedição para coletar e analisar rochas em diferentes ambientes simulados na sala de aula. Cada 'ambiente' (estação de trabalho) representa um local com predominância de um tipo específico de rocha (ígneas, metamórficas ou sedimentares).

- Instruções:

  • Organize a sala com três estações diferentes, cada uma representando um tipo de rocha.

  • Distribua amostras de rochas e lâminas de observação em cada estação.

  • Cada grupo deve passar por todas as estações, coletar dados e amostras usando ferramentas fornecidas (lupa, caderno de campo).

  • Os alunos devem registrar observações sobre textura, cor e composição.

  • Após a visita a todas as estações, cada grupo deve apresentar suas descobertas, indicando qual tipo de rocha foi encontrado e por quê, usando as evidências coletadas.

Atividade 2 - Desafio das Rochas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre as características distintas das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares de forma dinâmica e interativa.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos são desafiados a usar seu conhecimento sobre rochas para resolver um quebra-cabeça. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com imagens de rochas e descrições misturadas (ígneas, metamórficas, sedimentares) e deve classificá-los corretamente o mais rápido possível.

- Instruções:

  • Prepare cartões com fotos de rochas e descrições separadas.

  • Distribua os cartões entre os grupos.

  • Defina um cronômetro para a atividade.

  • Os alunos devem combinar as imagens com as descrições corretas.

  • Cada grupo apresenta seu resultado e explica as escolhas feitas para a classe.

Atividade 3 - Laboratório de Rochas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar métodos científicos para identificar e diferenciar as rochas, promovendo uma compreensão prática dos conceitos estudados.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um laboratório geológico onde os alunos realizam testes físicos e químicos em amostras de rochas para determinar suas categorias. Cada grupo recebe um 'kit de geólogo' com ferramentas e instruções para testar coisas como dureza, reação ao ácido e outras propriedades.

- Instruções:

  • Prepare kits de teste para cada grupo contendo vinagre (para teste de ácido), lupa, balança e outros instrumentos necessários.

  • Explique os procedimentos de segurança para manuseio dos materiais.

  • Os alunos realizam testes em amostras de rochas fornecidas e anotam os resultados.

  • Cada grupo deve deduzir o tipo de rocha com base nos resultados dos testes.

  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas e confirmar os tipos de rochas testadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o conhecimento adquirido através das atividades práticas e para promover a articulação verbal dos conceitos aprendidos. A discussão em grupo permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, compartilhem insights e esclareçam dúvidas, facilitando uma compreensão mais profunda e integrada dos tipos de rochas e suas características. Além disso, fortalece habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, conduza uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de explorar e testar diferentes tipos de rochas, vamos compartilhar o que descobrimos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas principais conclusões e o que mais lhes chamou a atenção durante as atividades.' Encoraje os alunos a discutir não apenas os resultados, mas também o processo de aprendizagem e quaisquer questões intrigantes que surgiram.

Perguntas Chave

1. Quais características ajudaram vocês a identificar cada tipo de rocha?

2. Houve algum resultado que surpreendeu o grupo durante os experimentos?

3. Como essas informações sobre os tipos de rochas podem ser úteis no dia a dia ou em outras disciplinas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para solidificar o conhecimento adquirido, conectando todas as atividades e discussões da aula em um entendimento coeso. Esta recapitulação ajuda os alunos a sintetizar as informações e a entender a relevância prática dos conceitos estudados. Além disso, ao enfocar as aplicações reais, motivamos os alunos a valorizar e a utilizar o conhecimento em suas vidas e estudos futuros.

Resumo

Para concluir, resumimos os principais pontos abordados sobre os tipos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares, destacando suas características distintas, como composição, formação e utilidade. Revisitamos como cada atividade prática ajudou a solidificar o entendimento desses conceitos, permitindo aos alunos ver e tocar o que antes era apenas teórico.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi uma ponte entre teoria e prática, permitindo aos alunos aplicar diretamente o conhecimento prévio em situações práticas e experimentais. Essa metodologia não apenas facilita a aprendizagem mais profunda, mas também prepara os alunos para pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos em contextos reais e hipotéticos.

Fechamento

Por fim, destacamos a importância das rochas no nosso dia a dia. Desde a construção de edifícios até a compreensão de fenômenos geológicos, o estudo das rochas é fundamental. Este conhecimento não apenas enriquece a curiosidade científica, mas também prepara nossos alunos para uma variedade de carreiras e situações do mundo real onde esses conceitos são aplicáveis.

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