Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Organização de Sistemas

Ciências

Original Teachy

'EF06CI06'

Corpo Humano: Organização de Sistemas

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Corpo Humano: Organização de Sistemas

Palavras ChaveCorpo Humano, Sistemas do Corpo, Sistema Circulatório, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Sistema Nervoso, Sistema Muscular, Sistema Esquelético, Interdependência, Atividades Práticas, Modelo de Corpo Humano, Reflexão, Mercado de Trabalho, Ciências, 6º Ano, Educação Fundamental, Habilidades Práticas
Materiais NecessáriosVídeo curto (3 minutos) sobre sistemas do corpo humano, Projetor ou TV, Computador ou tablet, Cartolina, Cola, Tesoura, Canetinhas, Massa de modelar, Materiais de artesanato, Cópias de diagramas dos sistemas do corpo humano, Folhas de papel para redação, Canetas ou lápis, Quiz impresso ou digital
Códigos BNCCEF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para compreender a complexidade e a interdependência dos sistemas do corpo humano. Ao descrever os objetivos, os alunos serão orientados a desenvolver habilidades práticas e a fazer conexões com o mercado de trabalho, reconhecendo a relevância desse conhecimento em áreas como saúde, biologia e ciência aplicada.

Objetivos principais:

1. Compreender que os sistemas do corpo humano são um conjunto de órgãos que trabalham de forma integrada.

2. Identificar a estrutura e função dos principais sistemas do corpo humano.

3. Relacionar os sistemas do corpo humano com suas respectivas funções e importância para o funcionamento do organismo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e descrição científica.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse pelo funcionamento do corpo humano.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para compreender a complexidade e a interdependência dos sistemas do corpo humano. Ao descrever os objetivos, os alunos serão orientados a desenvolver habilidades práticas e a fazer conexões com o mercado de trabalho, reconhecendo a relevância desse conhecimento em áreas como saúde, biologia e ciência aplicada.

Contextualização

O corpo humano é uma máquina complexa composta por diferentes sistemas que trabalham juntos para manter a vida. Cada sistema desempenha uma função específica, como a digestão dos alimentos, a circulação do sangue e a respiração. Ao compreender como esses sistemas interagem, podemos valorizar mais nossa saúde e entender melhor como cuidar do nosso corpo. Imagine como seria o dia a dia de um médico ou de um biólogo sem esse conhecimento fundamental!

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que o corpo humano tem mais de 600 músculos e que o maior órgão do corpo é a pele? Profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, utilizam diariamente o conhecimento sobre os sistemas do corpo humano para diagnosticar e tratar doenças. Em áreas como a biotecnologia e a engenharia biomédica, esse entendimento é essencial para a criação de próteses e o desenvolvimento de novos tratamentos. Além disso, personal trainers e nutricionistas aplicam esse conhecimento para otimizar a saúde e o desempenho físico de seus clientes.

Atividade Inicial

Para iniciar a aula, exiba um vídeo curto de 3 minutos que mostra uma animação dos principais sistemas do corpo humano em ação. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Vocês conseguem imaginar o que aconteceria se um dos sistemas do nosso corpo parasse de funcionar?' Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da interdependência entre os sistemas.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre os sistemas do corpo humano de maneira prática e colaborativa. Por meio da atividade de montagem do modelo e dos exercícios de fixação, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda e integrada dos sistemas e suas interações, além de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Tópicos a Abordar

  1. Sistema Circulatório
  2. Sistema Respiratório
  3. Sistema Digestório
  4. Sistema Nervoso
  5. Sistema Muscular
  6. Sistema Esquelético

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os diferentes sistemas do corpo humano trabalham juntos para realizar funções complexas. Provoque a reflexão com perguntas como: 'Como o sistema respiratório e o sistema circulatório trabalham juntos para fornecer oxigênio às células?' e 'O que aconteceria se um desses sistemas não funcionasse corretamente?' Incentive os alunos a pensarem sobre a importância da interdependência dos sistemas para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Mini Desafio

Montagem de um Modelo de Corpo Humano

Os alunos irão montar um modelo simplificado do corpo humano utilizando materiais de artesanato para representar os principais sistemas do corpo.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
  2. Distribua materiais como cartolina, cola, tesoura, canetinhas e massa de modelar.
  3. Cada grupo deve escolher um sistema do corpo humano para representar (circulatório, respiratório, digestório, nervoso, muscular ou esquelético).
  4. Oriente os grupos a pesquisarem brevemente sobre o sistema escolhido e a desenharem ou montarem um modelo que represente os principais órgãos e suas conexões.
  5. Após a montagem, cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma, explicando as funções dos órgãos e como eles se conectam com outros sistemas.

Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e representação visual dos sistemas do corpo humano, além de promover a compreensão da interdependência entre os sistemas.

Duração: (30 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que escrevam um parágrafo explicando como dois sistemas do corpo humano interagem para realizar uma função específica (por exemplo, como o sistema circulatório e o sistema respiratório trabalham juntos para oxigenar o sangue).
  2. Solicite que os alunos desenhem um diagrama simples de um dos sistemas estudados, identificando os principais órgãos e suas funções.
  3. Realize um quiz rápido com perguntas de múltipla escolha sobre as funções e órgãos dos sistemas do corpo humano abordados na aula.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que foi estudado e como isso se aplica ao mundo real. Ao recapitular os conteúdos e promover uma discussão, os alunos têm a oportunidade de internalizar o conhecimento adquirido, apreciar a importância da interdependência entre os sistemas do corpo humano e reconhecer a aplicabilidade desse conhecimento em diversas áreas profissionais.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre o que aprenderam na aula. Pergunte como eles veem a interdependência dos sistemas do corpo humano em situações cotidianas, como o exercício físico ou a digestão de alimentos. Incentive os alunos a compartilharem exemplos de como o conhecimento dos sistemas do corpo humano pode ser aplicado em diferentes profissões, como medicina, fisioterapia, nutrição e educação física. Peça-lhes para refletirem sobre os desafios enfrentados durante a atividade de montagem do modelo e como superaram esses obstáculos. Facilite uma troca de ideias sobre a importância da colaboração e da pesquisa na compreensão científica.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a função e a estrutura dos sistemas do corpo humano (circulatório, respiratório, digestório, nervoso, muscular e esquelético). Reforce a ideia de que os sistemas do corpo humano trabalham de forma integrada para manter a homeostase e o funcionamento adequado do organismo. Recapitule as atividades práticas realizadas, como a montagem do modelo de corpo humano, e relembre os pontos discutidos durante a reflexão e os mini desafios.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, mostrando a importância do conhecimento sobre os sistemas do corpo humano não apenas para o entendimento teórico, mas também para sua aplicação em contextos reais e profissionais. Enfatize a relevância desse aprendizado para o dia a dia, destacando como ele pode ser útil em diversas carreiras e na manutenção da saúde pessoal. Agradeça a participação ativa dos alunos e os incentive a continuar explorando o tema em suas vidas cotidianas e futuras jornadas acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies