Entrar

Plano de aula de Relevo: Características

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Relevo: Características

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de relevo e sua importância na formação do espaço geográfico.

    • Os alunos devem ser capazes de definir o que é relevo e explicar sua relevância para a configuração do ambiente em que vivem.
    • Deve-se enfatizar que o relevo influencia diretamente em aspectos como clima, vegetação, hidrografia e ocupação humana.
  2. Identificar os diferentes tipos de relevo e suas características principais.

    • Os alunos devem ser capazes de distinguir entre relevo planalto, relevo planície e relevo montanha, e descrever as principais características de cada um.
    • É importante que os alunos entendam que esses tipos de relevo podem coexistir em uma mesma região geográfica, formando um mosaico de formas e altitudes.
  3. Relacionar os tipos de relevo com a ocorrência de fenômenos naturais e a distribuição dos recursos naturais.

    • Os alunos devem ser capazes de compreender como a configuração do relevo influencia na ocorrência de fenômenos naturais, como a formação de rios, lagos, planaltos, montanhas, entre outros.
    • Além disso, os alunos devem ser capazes de relacionar o tipo de relevo com a distribuição dos recursos naturais, como a presença de minérios em regiões montanhosas, a fertilidade do solo em planícies, etc.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a capacidade de observação e análise do ambiente geográfico.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pelos fenômenos naturais e a dinâmica do planeta.
  • Promover a compreensão de que o homem é parte do ambiente e que suas ações podem ser influenciadas e influenciar o relevo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de geografia física já estudados, como clima, vegetação, hidrografia e solos. Esses conceitos são fundamentais para a compreensão do tópico de relevo, que será abordado na aula.
    • Além disso, é importante revisar brevemente os conceitos de latitude e longitude, pois eles estão diretamente relacionados à distribuição dos tipos de relevo no planeta.
  2. Situações-problema:

    • O professor pode propor duas situações para despertar o interesse dos alunos no tópico. A primeira situação pode ser a seguinte: "Por que algumas regiões são mais planas que outras? O que determina a presença de montanhas e vales?" A segunda situação pode ser: "Por que algumas regiões são mais propensas a ter terremotos ou inundações do que outras? Como o relevo pode influenciar nesses fenômenos?"
  3. Contextualização:

    • O professor pode contextualizar a importância do estudo do relevo ao citar exemplos reais, como a influência do relevo na formação de diferentes tipos de vegetação (por exemplo, florestas na planície amazônica e campos no planalto central), na distribuição e disponibilidade de água (por exemplo, rios que correm de montanhas para o mar, lagos em regiões de planície, etc.), e na formação de recursos naturais (por exemplo, a presença de petróleo em regiões de grande profundidade, a ocorrência de minérios em montanhas, etc.).
    • Além disso, o professor pode mencionar a importância do relevo na definição de áreas para a ocupação humana, como a preferência por construir cidades em áreas de planície ou a dificuldade de ocupação em áreas montanhosas.
  4. Introdução ao tópico:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode começar a aula com duas curiosidades: a primeira é que o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, tem mais de 8.848 metros de altura, enquanto a fossa mais profunda, a Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, tem mais de 10.994 metros de profundidade. A segunda curiosidade é que a maior montanha do sistema solar, o Monte Olimpo, está em Marte e tem quase 22 quilômetros de altura, mais do que o dobro da altura do Monte Everest.
    • Em seguida, o professor pode explicar que todas essas variações de altitudes fazem parte do que chamamos de relevo, e que o estudo do relevo é fundamental para entendermos como nosso planeta e outros corpos celestes se formaram e se transformam ao longo do tempo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Modelando o relevo" (10 - 15 minutos):

    • Materiais necessários: Massa de modelar, papel cartão, canetinhas coloridas, régua, tesoura.
    • Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel cartão, um pedaço de massa de modelar e as canetinhas coloridas.
    • Explique que a massa de modelar representa a superfície do planeta e que eles deverão criar um modelo de relevo, incluindo montanhas, planaltos e planícies, utilizando a massa de modelar.
    • Cada grupo deverá desenhar no papel cartão um esboço do modelo que pretendem criar, indicando a localização das montanhas, planaltos e planícies.
    • Em seguida, os alunos deverão moldar a massa de modelar de acordo com o esboço, formando o relevo planejado.
    • Após a Conclusão do modelo, os alunos deverão colorir as diferentes partes do relevo de acordo com o tipo (montanhas de uma cor, planaltos de outra cor, e assim por diante).
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o seu modelo para a turma, explicando as características do relevo representado.
  2. Atividade "Relevo e fenômenos naturais" (10 - 15 minutos):

    • Materiais necessários: Mapas físicos de diferentes regiões do mundo, marcadores coloridos, folhas de papel A4, lápis de cor.
    • Entregue a cada grupo um mapa físico de uma região diferente do mundo e os materiais necessários para a atividade.
    • Peça aos alunos que observem o mapa e identifiquem os diferentes tipos de relevo presentes (montanhas, planaltos, planícies, etc.).
    • Em seguida, os alunos deverão marcar no mapa a localização de diferentes fenômenos naturais que podem ser influenciados pelo relevo, como a ocorrência de terremotos, a presença de rios e lagos, a formação de desertos, entre outros.
    • Os alunos deverão pesquisar sobre a região do mapa que receberam, anotando os fenômenos naturais presentes e as possíveis influências do relevo sobre eles.
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar as descobertas para a turma, explicando como o relevo da região influencia na ocorrência dos fenômenos naturais identificados.
  3. Discussão em grupo (5 - 10 minutos):

    • Após as apresentações, promova uma discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflexões sobre as atividades realizadas.
    • Incentive os alunos a fazerem conexões entre as atividades e os conceitos teóricos discutidos na Introdução da aula.
    • Esclareça quaisquer dúvidas que possam surgir e reforce os conceitos-chave relacionados ao relevo e à sua influência nos fenômenos naturais e na distribuição dos recursos naturais.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Discussão em grupo (2 - 3 minutos):

    • Peça a cada grupo que compartilhe brevemente suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor identificar possíveis lacunas na compreensão dos alunos.
    • Encoraje os alunos a fazerem perguntas e a comentarem sobre as apresentações dos outros grupos, promovendo assim uma discussão rica e esclarecedora.
  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então retomar os conceitos teóricos abordados na aula, fazendo a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como vocês acreditam que o modelo de relevo que criaram com a massa de modelar se relaciona com os tipos de relevo que estudamos?".
    • Ou ainda: "Quais foram os principais fenômenos naturais que vocês identificaram na região do mapa que receberam? Como o relevo dessa região influencia nesses fenômenos?".
  3. Reflexão Individual (1 - 2 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre a resposta para perguntas como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Essa reflexão é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e identifiquem quaisquer dúvidas ou lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula resumindo os pontos principais discutidos e enfatizando a importância do relevo na formação do espaço geográfico e na ocorrência de fenômenos naturais.
    • Além disso, o professor deve reforçar que as dúvidas e questionamentos dos alunos são sempre bem-vindos e que a reflexão sobre o que foi aprendido é uma parte essencial do processo de aprendizagem.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (1 - 2 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os conceitos centrais abordados na aula: o que é relevo, os principais tipos de relevo (planalto, planície e montanha), e como o relevo influencia na ocorrência de fenômenos naturais e na distribuição dos recursos naturais.
    • É importante que o professor enfatize que o relevo é uma das características mais marcantes do espaço geográfico, moldando a paisagem e influenciando diretamente na vida dos seres vivos, incluindo os seres humanos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então fazer a ligação entre a teoria apresentada, as atividades práticas realizadas e as aplicações no mundo real.
    • Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade de modelagem do relevo permitiu aos alunos visualizarem de forma concreta a variação de altitudes e a distribuição dos diferentes tipos de relevo.
    • Além disso, o professor pode ressaltar como a atividade de mapeamento dos fenômenos naturais permitiu aos alunos entenderem de forma prática como o relevo influencia na ocorrência desses fenômenos.
    • Por fim, o professor pode mencionar algumas aplicações práticas do estudo do relevo, como a previsão de riscos naturais (por exemplo, a ocorrência de deslizamentos de terra em áreas de declive acentuado) e a definição de estratégias de uso e ocupação do solo (por exemplo, a criação de áreas de preservação permanente em regiões de encostas íngremes para evitar a erosão do solo e a ocorrência de enchentes).
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 minuto):

    • Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tópico, o professor pode sugerir alguns materiais complementares, como documentários sobre a formação do relevo (por exemplo, "A História da Terra" da BBC), jogos educativos sobre relevo (por exemplo, "Geography Drive USA" da National Geographic), e sites e livros de referência sobre geografia física.
  4. Importância do Tópico para o Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do estudo do relevo para o dia a dia dos alunos.
    • O professor pode destacar como o relevo influencia em aspectos que eles vivenciam no cotidiano, como a formação de rios e lagos (que fornecem a água que bebemos), a ocorrência de fenômenos naturais (como terremotos e deslizamentos de terra), e a distribuição de recursos naturais (como minérios, que são usados na fabricação de diversos produtos que usamos).
    • Além disso, o professor pode enfatizar que o estudo do relevo ajuda a compreender melhor a dinâmica do planeta e a importância de preservar e conservar o meio ambiente, para garantir a qualidade de vida das futuras gerações.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies