Plano de Aula | Metodologia Teachy | Antigo Egito: Introdução
Palavras Chave | Egito Antigo, Rio Nilo, História, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Gamificação, Vlogs, Tecnologia Educacional, História Antiga, Engajamento Estudantil, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Computadores ou tablets com acesso à internet, Ferramentas de criação de perfis (ex: Canva, Google Slides), Plataforma de criação de jogos (ex: Scratch), Aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, Kinemaster), Materiais para anotar roteiros e ideias, Projetor ou tela para apresentações, Alto-falantes para exibição de vídeos |
Códigos BNCC | EF06HI05: Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.; EF06HI13: Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.; EF06HI16: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.; EF06HI19: Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer as bases para o entendimento do Egito Antigo, destacando sua relevância histórica e o papel vital do rio Nilo no desenvolvimento da sociedade egípcia. Esta etapa visa orientar os alunos sobre os principais objetivos de aprendizado, preparando-os para as atividades práticas que se seguirão, estimulando uma compreensão contextualizada e aprofundada do tema.
Objetivos principais:
1. Entender a importância do Egito Antigo para as sociedades da antiguidade.
2. Compreender como a sociedade egípcia se desenvolveu ao longo do rio Nilo.
Objetivos secundários:
- Introduzir as principais características culturais, sociais e econômicas do Egito Antigo.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar a curiosidade dos alunos e promover um engajamento inicial com o tema. Através do uso de tecnologia, os alunos são incentivados a explorar informações relevantes e compartilhar com os colegas, criando um ambiente de aprendizado colaborativo. As perguntas chave estimulam a discussão e ajudam a revisar o que foi estudado anteriormente, preparando o terreno para as atividades práticas que seguirão.
Aquecendo
Para iniciar a aula sobre o Antigo Egito, explique brevemente aos alunos a importância dessa civilização na história da humanidade, destacando como ela se desenvolveu ao longo do rio Nilo, criando uma cultura rica e duradoura. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o Antigo Egito e compartilhem com a turma. Isso pode incluir curiosidades sobre os faraós, pirâmides, técnicas de mumificação ou o papel do rio Nilo na agricultura.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais contribuições do Egito Antigo para a civilização moderna?
2. Como o rio Nilo influenciou o desenvolvimento da sociedade egípcia?
3. Quais eram as principais características sociais e econômicas do Antigo Egito?
4. Como a religião influenciava a vida diária dos egípcios antigos?
5. O que torna as pirâmides do Egito um marco tão significativo na engenharia e arquitetura?
Desenvolvimento
Duração: 60 a 70 minutos (atividade) + 10 minutos (explicação)
Esta etapa do plano de aula visa solidificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o Egito Antigo através de atividades práticas e criativas que utilizam tecnologias digitais. Além de promover o aprendizado ativo, as atividades incentivam o trabalho em equipe, a pesquisa colaborativa e a aplicação prática do conhecimento histórico em contextos modernos e tecnológicos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Digitais do Egito Antigo
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Utilizar a linguagem e o formato das redes sociais para incentivar uma compreensão profunda e contextualizada da vida e cultura no Antigo Egito.
- Descrição: Os alunos devem criar um perfil em uma rede social fictícia para um personagem do Antigo Egito, como um faraó, um escriba ou um agricultor. Eles devem usar os perfis para compartilhar postagens, histórias e interagir com outros 'personagens' para narrar a vida no Egito Antigo.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolhe um personagem do Antigo Egito, como Ramsés II, Cleópatra, um agricultor do Nilo, etc.
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Usando ferramentas como Canva ou Google Slides, criem perfis fictícios para esses personagens, incluindo foto (ilustração ou imagem editada), biografia e interesses.
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Produzam pelo menos 5 postagens que poderiam ser feitas pelo personagem, relacionadas à vida cotidiana, eventos históricos ou curiosidades sobre o Egito Antigo.
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Interajam com outros perfis de grupos diferentes, comentando e fazendo perguntas sobre as postagens.
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Todos os grupos devem apresentar seus perfis e postagens ao final da atividade.
Atividade 2 - Gamificação: A Jornada do Rio Nilo
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Incorporar elementos de gamificação para reforçar o entendimento sobre a importância do Rio Nilo no desenvolvimento da sociedade egípcia.
- Descrição: Os alunos devem criar um jogo simples usando uma ferramenta online (como Scratch) que simule a importância do Rio Nilo para a sociedade egípcia. O jogo deve ilustrar aspectos como a agricultura, transporte e desenvolvimento econômico ao longo do Rio Nilo.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Explique os principais elementos que o jogo deve conter: cultivo às margens do Nilo, transporte de mercadorias e desenvolvimento de cidades.
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Utilize a plataforma Scratch para criar o jogo. Os alunos podem acessar tutoriais no próprio site do Scratch para ajuda.
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Cada grupo deve esboçar a ideia do jogo e definir as mecânicas básicas: como o personagem se move, quais são os objetivos e como ganhar pontos.
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Desenvolvam o jogo, testando e ajustando ao longo do processo.
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Apresentem os jogos ao final, permitindo que outros grupos joguem e façam comentários.
Atividade 3 - Storytelling com Vlogs: Exploradores do Egito Antigo
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Fomentar habilidades de comunicação e criatividade ao explorar a história egípcia através do formato moderno de vlogs.
- Descrição: Os alunos devem criar um vlog fictício onde assumem o papel de exploradores do tempo que visitam diferentes regiões do Egito Antigo, documentando suas descobertas para o público moderno. O vlog deve incluir relatos sobre a arquitetura, religião e vida cotidiana.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolhe uma área ou aspecto do Egito Antigo para explorar (pirâmides, templos, vida cotidiana, etc.).
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Escrevam o roteiro para o vlog, incluindo diálogos e pontos interessantes sobre o local/tema escolhido.
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Gravem os vídeos usando celulares, adicionando efeitos e edições com aplicativos como iMovie ou Kinemaster.
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Editem o vídeo para incluir legendas, efeitos sonoros e outras adições que tornem o vlog mais atraente.
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Apresentem os vlogs para a turma, destacando as descobertas e aprendizados sobre o Egito Antigo.
Retorno
Duração: 20 a 25 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do conhecimento adquirido durante a aula através de uma discussão em grupo e feedback construtivo. Esta etapa proporciona aos alunos a oportunidade de compartilhar suas descobertas, avaliar seu entendimento e receber insights valiosos de seus pares, o que enriquece a experiência de aprendizagem e fortalece as competências colaborativas e comunicativas.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos reunidos em círculo ou em uma disposição que favoreça a interação visual. Comece pedindo a cada grupo que compartilhe brevemente o que aprenderam e suas principais conclusões durante as atividades. Pode-se sugerir que cada grupo apresente um membro para falar em nome do grupo, garantindo que todos tenham a oportunidade de se expressar. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:
- 'Gostaríamos de ouvir o que cada grupo descobriu e como realizaram suas atividades. Quem gostaria de começar?'
- 'Quais foram as maiores surpresas ou curiosidades que vocês encontraram sobre o Egito Antigo durante as atividades?'
- 'Como vocês acham que a tecnologia moderna pode nos ajudar a entender melhor civilizações antigas como o Egito?'
Reflexões
1. De que maneira as atividades ajudaram a compreender a importância do Rio Nilo para a sociedade egípcia? 2. Como o uso das redes sociais fictícias e a gamificação contribuíram para o seu entendimento da cultura e da vida cotidiana no Egito Antigo? 3. Quais foram os desafios que vocês enfrentaram ao tentar representar a vida no Egito Antigo através das ferramentas digitais? Como os superaram?
Feedback 360°
Explique o conceito de feedback 360° e sua importância para a aprendizagem colaborativa. Peça aos alunos que, em seus grupos, realizem uma rodada de feedback construtivo, onde cada aluno recebe comentários de seus colegas sobre sua participação e contribuição durante as atividades. Oriente os alunos a serem respeitosos e a focarem em aspectos positivos e áreas para melhoria. Utilize frases como: 'Eu gostei quando você...', 'Seria interessante se você pudesse...' e 'Você fez um ótimo trabalho em...'. E encoraje-os a serem específicos e sinceros.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade: Esta etapa visa consolidar os aprendizados, conectando o conhecimento adquirido de forma prática e divertida com o mundo moderno. O objetivo é garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão sólida e aplicável do tema. 邏
Resumo
Resumo: Imagine uma viagem virtual onde os alunos se tornaram influenciadores do Antigo Egito, criaram jogos sobre o Rio Nilo e exploraram a civilização através de vlogs. Cada atividade trouxe uma camada rica de conhecimento sobre a vida, cultura e relevância do Egito Antigo.
No Mundo
No Mundo: A aula mostrou como o Egito Antigo, apesar de milênios de distância, ainda impacta a nossa vida moderna. Ferramentas digitais como redes sociais e jogos foram usadas para entender a importância das civilizações antigas, promovendo uma conexão entre o passado e o presente através da tecnologia. ️
Na Prática
Aplicações: Entender o Egito Antigo ajuda a apreciar o desenvolvimento das sociedades humanas e a importância dos recursos naturais, como o Rio Nilo. Isso promove uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais, econômicas e ambientais, relevantes para nosso dia a dia. ️