Entrar

Plano de aula de Estruturação e Produção de Texto

Inglês

Original Teachy

'EF06LI13'

Estruturação e Produção de Texto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Estruturação e Produção de Texto

Palavras Chaveestruturação de texto, escrita criativa, inglês, introdução, desenvolvimento e conclusão, redes sociais, blog, vídeo de influenciador, multimídia, feedback 360°, aprendizagem digital, colaboração, Engajamento, Comunicação objetiva
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativo do Instagram, Aplicativos de gravação e edição de vídeo, Computadores ou tablets, Projetor, Acesso a uma plataforma de blog, Materiais de anotação (papel, caneta ou aplicativos de notas)
Códigos BNCCEF06LI13: Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.; EF06LI14: Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.; EF06LI15: Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer claramente os objetivos de aprendizagem relacionados à estruturação e produção de textos em inglês. Isso ajudará a orientar as atividades práticas subsequentes, garantindo que todos os alunos entendam o que se espera deles e possam focar nos componentes essenciais da escrita objetiva e criativa.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura básica de um texto em inglês, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Desenvolver habilidades de escrita criativa e objetiva em inglês, utilizando vocabulário e expressões apropriadas para o nível.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a leitura crítica de textos em inglês para identificar boas práticas na estrutura de escrita.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos de forma interativa, preparando-os para a prática das atividades subsequentes. Ao buscar informações e discutir sobre a importância da estruturação do texto, eles começam a se conectar com o tema de maneira significativa, facilitando a compreensão e aplicação dos conceitos durante a aula.

Aquecendo

A estruturação e produção de texto é uma competência essencial para a comunicação eficaz. Entender como organizar as ideias de forma coerente e clara pode fazer toda a diferença na transmissão de uma mensagem. Instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância da estruturação de textos em inglês, incentivando um primeiro contato com o tema de forma interativa.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês entenderam sobre a importância de estruturar um texto em inglês?

2. Quais são os principais componentes de um texto bem estruturado?

3. Vocês encontraram algum fato interessante sobre a estruturação de textos? Compartilhem com a turma!

4. Como vocês acham que uma boa estrutura de texto pode ajudar na comunicação em redes sociais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é colocar em prática os conhecimentos previamente adquiridos sobre estruturação e produção de textos em inglês. Através de atividades interativas e contextualizadas com a realidade digital dos alunos, busca-se engajar os estudantes de forma significativa, incentivando a aplicação criativa e objetiva dos conceitos na produção de conteúdo relevante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita objetiva e criativa em inglês e aplicar conhecimentos sobre estrutura de texto em um formato digital popular entre os jovens.

- Descrição: Os alunos devem criar uma sequência de histórias para o Instagram que narre um evento fictício utilizando uma estrutura textual clara e objetiva em inglês. Eles devem incluir uma introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como elementos visuais e interativos disponíveis na plataforma.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua história no Instagram (ex.: uma aventura, um evento escolar, uma campanha de conscientização).

  • Os alunos devem planejar a sequência de histórias, definindo claramente a introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando seus celulares, cada grupo deve criar as histórias no Instagram, aproveitando recursos como imagens, vídeos, stickers e enquetes.

  • Ao final, cada grupo deve compartilhar sua sequência de histórias com a turma, utilizando um projetor ou compartilhando o link da história.

Atividade 2 - Desafio do Influenciador 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a escrita estruturada e criativa em inglês através da simulação de um cenário de influenciador digital, incentivando o uso de ferramentas tecnológicas modernas.

- Descrição: Os alunos devem criar um roteiro para um vídeo de um influenciador digital fictício. O vídeo deve abordar um tema relevante para eles e seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Eles devem ainda gravar e editar o vídeo de forma simples, utilizando aplicativos no celular.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um personagem de influenciador digital e escolher um tema relevante (ex.: dicas de estudo, esportes, sustentabilidade).

  • Os alunos devem escrever um roteiro em inglês, estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando seus celulares, os grupos devem gravar e editar o vídeo, incorporando elementos de texto e efeitos visuais conforme desejado.

  • Os vídeos devem ser apresentados para a turma no final, com uma breve explicação sobre a escolha do tema e a estrutura utilizada.

Atividade 3 - Jornalista Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a habilidade de escrita estruturada e objetiva em inglês, enquanto se explora o contexto de jornalismo digital e uso de recursos multimídia.

- Descrição: Os alunos devem simular ser jornalistas digitais e criar um artigo de blog sobre um evento atual ou fictício. O artigo deve ser escrito em inglês e seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Eles devem ainda utilizar imagens e formatação de texto para enriquecer o conteúdo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um evento atual ou fictício para escrever um artigo de blog.

  • Os alunos devem planejar e escrever o artigo em inglês, assegurando uma estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando computadores ou celulares, os grupos devem formatar o artigo, adicionando imagens e elementos visuais para tornar o conteúdo mais atraente.

  • Os artigos devem ser publicados em um blog da turma ou compartilhados em uma plataforma digital, e cada grupo deve apresentar seu artigo para a turma.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e fortalecer as habilidades de feedback construtivo entre os alunos. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos reconheçam suas conquistas, identifiquem áreas de melhoria e aprendam uns com os outros, reforçando a aplicação dos conceitos de estruturação de texto em contextos reais e digitais.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, peça aos alunos para se reunirem em um círculo. Explique que cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante as atividades. Siga o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça a um representante de cada grupo para apresentar brevemente a atividade que realizaram (Histórias no Instagram, Desafio do Influenciador ou Jornalista Digital).
  2. Processo de Criação: Pergunte sobre como cada grupo planejou e executou a atividade. Quais foram os desafios e descobertas?
  3. Estrutura do Texto: Discuta como eles aplicaram os conceitos de introdução, desenvolvimento e conclusão em seus textos. Quais estratégias foram eficazes?
  4. Feedback Geral: Incentive os alunos a compartilhar feedback construtivo e a destacar pontos fortes e áreas de melhoria dos trabalhos apresentados.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao estruturar seus textos em inglês? Como os superaram? 2. Como a utilização de ferramentas digitais (Instagram, vídeo, blog) influenciou a forma como vocês estruturaram e apresentaram suas ideias? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância de uma boa estrutura de texto para a clareza e eficácia da comunicação?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360°. Cada membro do grupo deve dar feedbacks construtivos aos seus colegas. Oriente os alunos a serem específicos e respeitosos, focando em aspectos como clareza, criatividade e aplicação da estrutura do texto. Utilize o seguinte roteiro para guiar o feedback:

  1. Pontos Fortes: Cada aluno deve destacar um ou dois pontos fortes de seus colegas.
  2. Áreas de Melhoria: Cada aluno deve sugerir melhorias específicas, baseadas nas experiências durante a atividade.
  3. Reflexão Pessoal: Cada aluno deve refletir sobre seu próprio desempenho e como pode melhorar.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

️ A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e reforçar os conceitos trabalhados, conectando-os à vida cotidiana dos alunos e destacando suas aplicações práticas. Ao concluir a aula de forma divertida, espera-se consolidar o aprendizado de maneira significativa e memorável.

Resumo

Sumário Divertido em Forma de GIFs e Emojis :

Introdução: ✨ Um bom texto precisa de um começo que capture a atenção. Desenvolvimento:  É onde todas as ideias e argumentos são elaborados. Conclusão:  O final deve amarrar todas as pontas e deixar uma impressão duradoura. Dica Bônus: Usar ferramentas digitais como Instagram stories, vídeos de influenciador e blogs torna a prática super engajante e moderna! ️

No Mundo

 No mundo atual, onde a comunicação digital é predominante, saber estruturar e produzir textos em inglês é essencial. Desde postar histórias no Instagram até escrever artigos de blog e criar vídeos de influenciadores, a habilidade de organizar ideias de forma clara e objetiva é vital para se destacar e ser compreendido. 

Na Prática

樂 Habilidade de escrever bem em inglês ajuda nos estudos, nas redes sociais, no trabalho e até mesmo na criação de conteúdo digital. Estruturar bem seus textos faz toda a diferença na clareza e impacto das suas mensagens. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies