Entrar

Plano de aula de Estruturação e Produção de Texto

Inglês

Original Teachy

'EF06LI13'

Estruturação e Produção de Texto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Estruturação e Produção de Texto

Palavras Chaveestruturação de texto, escrita criativa, inglês, introdução, desenvolvimento e conclusão, redes sociais, blog, vídeo de influenciador, multimídia, feedback 360°, aprendizagem digital, colaboração, Engajamento, Comunicação objetiva
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativo do Instagram, Aplicativos de gravação e edição de vídeo, Computadores ou tablets, Projetor, Acesso a uma plataforma de blog, Materiais de anotação (papel, caneta ou aplicativos de notas)
Códigos BNCCEF06LI13: Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.; EF06LI14: Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.; EF06LI15: Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer claramente os objetivos de aprendizagem relacionados à estruturação e produção de textos em inglês. Isso ajudará a orientar as atividades práticas subsequentes, garantindo que todos os alunos entendam o que se espera deles e possam focar nos componentes essenciais da escrita objetiva e criativa.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura básica de um texto em inglês, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Desenvolver habilidades de escrita criativa e objetiva em inglês, utilizando vocabulário e expressões apropriadas para o nível.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a leitura crítica de textos em inglês para identificar boas práticas na estrutura de escrita.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos de forma interativa, preparando-os para a prática das atividades subsequentes. Ao buscar informações e discutir sobre a importância da estruturação do texto, eles começam a se conectar com o tema de maneira significativa, facilitando a compreensão e aplicação dos conceitos durante a aula.

Aquecendo

A estruturação e produção de texto é uma competência essencial para a comunicação eficaz. Entender como organizar as ideias de forma coerente e clara pode fazer toda a diferença na transmissão de uma mensagem. Instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância da estruturação de textos em inglês, incentivando um primeiro contato com o tema de forma interativa.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês entenderam sobre a importância de estruturar um texto em inglês?

2. Quais são os principais componentes de um texto bem estruturado?

3. Vocês encontraram algum fato interessante sobre a estruturação de textos? Compartilhem com a turma!

4. Como vocês acham que uma boa estrutura de texto pode ajudar na comunicação em redes sociais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é colocar em prática os conhecimentos previamente adquiridos sobre estruturação e produção de textos em inglês. Através de atividades interativas e contextualizadas com a realidade digital dos alunos, busca-se engajar os estudantes de forma significativa, incentivando a aplicação criativa e objetiva dos conceitos na produção de conteúdo relevante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita objetiva e criativa em inglês e aplicar conhecimentos sobre estrutura de texto em um formato digital popular entre os jovens.

- Descrição: Os alunos devem criar uma sequência de histórias para o Instagram que narre um evento fictício utilizando uma estrutura textual clara e objetiva em inglês. Eles devem incluir uma introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como elementos visuais e interativos disponíveis na plataforma.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua história no Instagram (ex.: uma aventura, um evento escolar, uma campanha de conscientização).

  • Os alunos devem planejar a sequência de histórias, definindo claramente a introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando seus celulares, cada grupo deve criar as histórias no Instagram, aproveitando recursos como imagens, vídeos, stickers e enquetes.

  • Ao final, cada grupo deve compartilhar sua sequência de histórias com a turma, utilizando um projetor ou compartilhando o link da história.

Atividade 2 - Desafio do Influenciador 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a escrita estruturada e criativa em inglês através da simulação de um cenário de influenciador digital, incentivando o uso de ferramentas tecnológicas modernas.

- Descrição: Os alunos devem criar um roteiro para um vídeo de um influenciador digital fictício. O vídeo deve abordar um tema relevante para eles e seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Eles devem ainda gravar e editar o vídeo de forma simples, utilizando aplicativos no celular.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um personagem de influenciador digital e escolher um tema relevante (ex.: dicas de estudo, esportes, sustentabilidade).

  • Os alunos devem escrever um roteiro em inglês, estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando seus celulares, os grupos devem gravar e editar o vídeo, incorporando elementos de texto e efeitos visuais conforme desejado.

  • Os vídeos devem ser apresentados para a turma no final, com uma breve explicação sobre a escolha do tema e a estrutura utilizada.

Atividade 3 - Jornalista Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a habilidade de escrita estruturada e objetiva em inglês, enquanto se explora o contexto de jornalismo digital e uso de recursos multimídia.

- Descrição: Os alunos devem simular ser jornalistas digitais e criar um artigo de blog sobre um evento atual ou fictício. O artigo deve ser escrito em inglês e seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Eles devem ainda utilizar imagens e formatação de texto para enriquecer o conteúdo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um evento atual ou fictício para escrever um artigo de blog.

  • Os alunos devem planejar e escrever o artigo em inglês, assegurando uma estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilizando computadores ou celulares, os grupos devem formatar o artigo, adicionando imagens e elementos visuais para tornar o conteúdo mais atraente.

  • Os artigos devem ser publicados em um blog da turma ou compartilhados em uma plataforma digital, e cada grupo deve apresentar seu artigo para a turma.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e fortalecer as habilidades de feedback construtivo entre os alunos. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos reconheçam suas conquistas, identifiquem áreas de melhoria e aprendam uns com os outros, reforçando a aplicação dos conceitos de estruturação de texto em contextos reais e digitais.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, peça aos alunos para se reunirem em um círculo. Explique que cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante as atividades. Siga o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça a um representante de cada grupo para apresentar brevemente a atividade que realizaram (Histórias no Instagram, Desafio do Influenciador ou Jornalista Digital).
  2. Processo de Criação: Pergunte sobre como cada grupo planejou e executou a atividade. Quais foram os desafios e descobertas?
  3. Estrutura do Texto: Discuta como eles aplicaram os conceitos de introdução, desenvolvimento e conclusão em seus textos. Quais estratégias foram eficazes?
  4. Feedback Geral: Incentive os alunos a compartilhar feedback construtivo e a destacar pontos fortes e áreas de melhoria dos trabalhos apresentados.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao estruturar seus textos em inglês? Como os superaram? 2. Como a utilização de ferramentas digitais (Instagram, vídeo, blog) influenciou a forma como vocês estruturaram e apresentaram suas ideias? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância de uma boa estrutura de texto para a clareza e eficácia da comunicação?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360°. Cada membro do grupo deve dar feedbacks construtivos aos seus colegas. Oriente os alunos a serem específicos e respeitosos, focando em aspectos como clareza, criatividade e aplicação da estrutura do texto. Utilize o seguinte roteiro para guiar o feedback:

  1. Pontos Fortes: Cada aluno deve destacar um ou dois pontos fortes de seus colegas.
  2. Áreas de Melhoria: Cada aluno deve sugerir melhorias específicas, baseadas nas experiências durante a atividade.
  3. Reflexão Pessoal: Cada aluno deve refletir sobre seu próprio desempenho e como pode melhorar.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

️ A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e reforçar os conceitos trabalhados, conectando-os à vida cotidiana dos alunos e destacando suas aplicações práticas. Ao concluir a aula de forma divertida, espera-se consolidar o aprendizado de maneira significativa e memorável.

Resumo

Sumário Divertido em Forma de GIFs e Emojis :

Introdução: ✨ Um bom texto precisa de um começo que capture a atenção. Desenvolvimento:  É onde todas as ideias e argumentos são elaborados. Conclusão:  O final deve amarrar todas as pontas e deixar uma impressão duradoura. Dica Bônus: Usar ferramentas digitais como Instagram stories, vídeos de influenciador e blogs torna a prática super engajante e moderna! ️

No Mundo

 No mundo atual, onde a comunicação digital é predominante, saber estruturar e produzir textos em inglês é essencial. Desde postar histórias no Instagram até escrever artigos de blog e criar vídeos de influenciadores, a habilidade de organizar ideias de forma clara e objetiva é vital para se destacar e ser compreendido. 

Na Prática

樂 Habilidade de escrever bem em inglês ajuda nos estudos, nas redes sociais, no trabalho e até mesmo na criação de conteúdo digital. Estruturar bem seus textos faz toda a diferença na clareza e impacto das suas mensagens. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies