Entrar

Plano de aula de Verbos: Simple Present

Inglês

Original Teachy

'EF06LI19'

Verbos: Simple Present

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Simple Present

Palavras ChaveSimple Present, Verbos, Rotinas, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão, Habilidades Sociais, Consciência Social, Mindfulness, RULER, Reflexão, Metas Pessoais, Metas Acadêmicas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Folhas de papel, Canetas, Material de leitura sobre Simple Present, Computador ou projetor (opcional), Cópias de exercícios de Simple Present, Relógio ou cronômetro
Códigos BNCCEF06LI19: Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao uso do Simple Present em inglês, focando tanto na habilidade de fala quanto na escrita. Ao alinhar o conteúdo com as competências socioemocionais, os alunos não apenas aprendem a estrutura gramatical, mas também desenvolvem habilidades como autoconhecimento e autocontrole, ao reconhecer e nomear suas próprias emoções durante o aprendizado, e habilidades sociais e de consciência social, ao trabalhar em grupo e compreender as emoções dos colegas.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de falar sobre rotinas e hábitos utilizando o Simple Present de maneira clara e concisa.

2. Ensinar a escrita adequada dos verbos no Simple Present, com ênfase na conjugação correta para diferentes sujeitos.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Acalmando a Mente para Aprender

Mindfulness: Atenção Plena

1. Peça para os alunos se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente no chão e as mãos repousando no colo.

2. Solicite que fechem os olhos ou fixem o olhar em um ponto à frente.

3. Guie os alunos a respirarem profundamente: inspirem pelo nariz durante 4 segundos, segurem o ar por 4 segundos, e expirem pela boca durante 4 segundos. Repita essa sequência por três vezes.

4. Peça para que os alunos prestem atenção em suas respirações e no movimento do ar entrando e saindo dos pulmões.

5. Sugira que observem qualquer pensamento que surja em suas mentes, sem tentar mudá-los ou julgá-los, apenas notando e retornando a atenção à respiração.

6. Após cerca de 5 minutos, peça que lentamente tragam a atenção de volta à sala, mexendo os dedos das mãos e dos pés, e abram os olhos quando se sentirem prontos.

Contextualização do Conteúdo

Hoje, vamos aprender sobre o uso do Simple Present em inglês, um tempo verbal fundamental para falar sobre rotinas e hábitos. Imagine como é importante poder descrever o que fazemos no nosso cotidiano e como isso nos ajuda a nos conectar com outras pessoas, compartilhando experiências e compreendendo melhor as rotinas dos outros. No contexto socioemocional, reconhecer e nomear nossas emoções ao falar sobre nossas rotinas nos ajuda a desenvolver autoconhecimento e habilidades sociais.

Além disso, ao aprendermos a expressar nossas rotinas e hábitos de maneira clara e concisa, também estamos praticando o autocontrole e a tomada de decisão responsável. Ao trabalharmos em grupo, compreenderemos as emoções dos colegas e desenvolveremos a consciência social, essencial para uma convivência harmoniosa e colaborativa.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição do Simple Present: O Simple Present é um tempo verbal utilizado para expressar ações habituais, verdades universais e estados permanentes. É um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa.

2. Formação do Simple Present: Para a maioria dos verbos, a forma base do verbo é usada para todos os sujeitos, exceto na terceira pessoa do singular (he, she, it), onde adiciona-se um 's' ou 'es' ao verbo.

3. Regras de Conjugação:

4. Para a maioria dos verbos, adicionar 's' na terceira pessoa do singular: (he walks, she eats, it rains).

5. Para verbos terminados em 's', 'ss', 'sh', 'ch', 'x' ou 'o', adicionar 'es': (he watches, she goes, it fixes).

6. Para verbos terminados em consoante + 'y', mudar 'y' para 'i' e adicionar 'es': (he studies, she tries).

7. Uso do Simple Present:

8. Ações habituais: I eat breakfast at 7 AM. (Eu tomo café da manhã às 7 da manhã.)

9. Verdades universais: The sun rises in the east. (O sol nasce no leste.)

10. Estados permanentes: She lives in New York. (Ela mora em Nova York.)

11. Exemplos Práticos em Sentenças:

12. He goes to school every day. (Ele vai para a escola todos os dias.)

13. They play soccer on Sundays. (Eles jogam futebol aos domingos.)

14. The earth revolves around the sun. (A Terra gira em torno do sol.)

15. Perguntas e Negativas no Simple Present:

16. Para formar perguntas, usar 'do' ou 'does' antes do sujeito: (Do you like pizza? Does she work here?)

17. Para formar negativas, usar 'do not' ou 'does not' antes do verbo: (I do not like pizza. She does not work here.)

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Rotinas Diárias em Simple Present

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em pares para criar frases utilizando o Simple Present para descrever suas rotinas diárias. Após a criação das frases, os alunos irão compartilhar com a turma, e todos discutirão suas rotinas, reconhecendo e nomeando as emoções associadas a cada atividade descrita.

1. Divida os alunos em pares.

2. Solicite que cada par crie uma lista de cinco frases usando o Simple Present para descrever suas rotinas diárias. (e.g., She wakes up at 7 AM. He studies English in the afternoon.)

3. Após a criação das frases, cada par deve compartilhar suas frases com a turma.

4. Durante a apresentação, incentive os alunos a reconhecerem e nomearem as emoções associadas a cada atividade descrita (e.g., 'I feel happy when I play soccer.')

5. Após todas as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes rotinas e as emoções associadas.

Discussão e Feedback em Grupo

Durante a discussão em grupo, utilize o método RULER para guiar a conversa. Reconheça as emoções dos alunos ao falar sobre suas rotinas, perguntando como se sentem ao realizar cada atividade. Compreenda as causas dessas emoções, discutindo por que certas atividades geram sentimentos específicos. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a expandirem seu vocabulário emocional.

Expresse as emoções de forma apropriada, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências de maneira respeitosa e aberta. Regule as emoções eficientemente, discutindo estratégias para lidar com sentimentos negativos e potencializar sentimentos positivos. Essa troca proporcionará um espaço seguro para os alunos explorarem e entenderem melhor suas próprias emoções e as dos colegas.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Atividade: Proponha uma reflexão, escrita ou em formato de discussão, sobre os desafios enfrentados na aula e como os alunos geriram suas emoções. Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo abordando as seguintes questões: Quais foram os maiores desafios ao usar o Simple Present? Como você se sentiu ao trabalhar com seu parceiro? Quais estratégias você usou para lidar com emoções negativas durante a atividade? Em seguida, promova uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas reflexões e ouvir as experiências dos colegas.

Objetivo: Objetivo: Esta subseção visa encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Refletir sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas durante a aula promove o autoconhecimento e o autocontrole, além de fortalecer a capacidade de tomar decisões responsáveis e desenvolver habilidades sociais e de consciência social ao compartilhar e discutir experiências com os colegas.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Atividade: Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao uso do Simple Present. Instrua-os a escrever uma meta pessoal (por exemplo, 'Quero praticar a conjugação de verbos no Simple Present todos os dias por 10 minutos') e uma meta acadêmica (por exemplo, 'Quero conseguir descrever minha rotina diária em inglês corretamente até o final do mês'). Encoraje os alunos a manterem essas metas em um lugar visível para que possam continuamente se lembrar e trabalhar nelas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar a conjugação de verbos no Simple Present diariamente.

2. Conseguir descrever a rotina diária em inglês corretamente.

3. Identificar e usar corretamente as regras de conjugação do Simple Present.

4. Melhorar a habilidade de escuta e compreensão ao ouvir os colegas descrevendo suas rotinas.

5. Desenvolver a capacidade de nomear e expressar emoções de forma apropriada. Objetivo: Objetivo: Esta subseção tem como objetivo fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas claras e alcançáveis ajuda os alunos a focarem em seus objetivos e a monitorarem seu progresso, promovendo um senso de responsabilidade e motivação. Além disso, a prática contínua do conteúdo aprendido e a reflexão sobre o desenvolvimento emocional incentivam uma aprendizagem integral e sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies